Organizar Eventos

O que de fato é um Workshop? Descubra aqui

Escrito por: Fernanda Lins

Que a vida profissional é repleta de desafios, todo mundo sabe! O sonho de entrar em uma faculdade, rapidamente, ganha outros degraus: trilhar um caminho de sucesso. Além das aulas, trabalhos, programas de estágio, busca de qualificação para o mercado de trabalho, que tal organizar eventos, como um workshop, para ter a oportunidade de vivenciar tudo na prática?

Um workshop é a oportunidade de aliar a teoria às atividades práticas. Nesse tipo de evento, um grupo de pessoas se reúne para discutir e se aprofundar em algum tema escolhido pelos organizadores. E com a ajuda de mediadores, especialistas e treinamentos, os participantes se capacitam e aproveitam ainda mais tudo que o universo do conhecimento tem a oferecer!

Vamos entender como você pode ser um organizador de eventos profissional e, se estiver organizando eventos na faculdade, de quebra, turbinar seu currículo com essa experiência? Aproveite o texto que a gente preparou para você!

Aqui você vai encontrar temas como:

Workshop: por que organizar um?

Muitas vezes, o ambiente acadêmico é conhecido por estimular pouco a vivência do que se aprende em sala de aula – e quanto mais jovens os alunos mais esse comentário é comum! A universidade é um ambiente de ensino, extensão e pesquisa, porém, cada dia mais, vem se adequando, remodelando as grades curriculares e a relação com o mercado e a vida profissional.

O workshop é um exemplo desse tipo de atividade. Em uma tradução livre do inglês, a palavra significa oficina. O termo já é usado como sinônimo de workshop e está na lista dos eventos acadêmicos, mas para entender melhor a importância dessa modalidade, pensa em uma oficina mesmo, de carros, motos, bicicletas, móveis…

Nestes lugares que citamos, todo mundo coloca a mão na massa e aprende fazendo, não é?! A ideia é exatamente essa! Olha a listinha de vantagens que a gente pensou pra te incentivar a organizar um workshop:

  • Pode ser realizado em curtos períodos de tempo,
  • Pode rolar mais de uma vez no ano
  • Reúne pequenos grupos
  • Estimula a interação
  • Incentiva o networking
  • Discute temas relevantes
  • Aplica a teoria na prática

#DicaDoity – Além de organizar um evento, existem outras formas de se destacar na faculdade. Listamos sete dicas, é só conferir, colocar em prática e o resultado virá!

Etapas para organizar um workshop incrível

Agora que você já sabe o porquê de organizar um workshop – se quiser saber mais, olha esse texto – a gente te explica quais etapas você deve seguir para que seu evento seja, além de um sucesso de público, uma ótima experiência para quem participar. Vamos lá!

Planejamento

É muito importante ter noção de tudo que vai precisar ser feito no seu evento, sistematizar as etapas e anotar tudo. Nessas horas, estar no controle é essencial! A dica é usar uma planilha como essa que tem tudo bem detalhadinho. Ela vai ser super útil para definir objetivo, tema, público-alvo do evento e muito mais.

Equipe

Pense bem na hora de montar sua equipe. Vai convidar os colegas de sala? Vai envolver alguém que conhece do centro acadêmico? Pensa em contratar uma agência de eventos? Não importa a escolha, o foco deve ser gente comprometida, pronta para lidar com imprevistos e que, claro, saiba trabalhar em grupo.

Programação

Pense sempre em uma programação com novidades – isso vale para os temas abordados e profissionais capacitados para serem convidados -,  que se proponha a discutir assuntos atuais e relevantes. Isso pode até parecer clichê, mas funciona: o público, no fim da contas, está sempre em busca de conteúdo. Assim, o investimento de tempo e dinheiro vale a pena!

Inscrições

Que tal investir em um site que terá informações de palestrantes, programação, edições anteriores, será um canal de comunicação com o futuro participante e por lá você ainda vende as inscrições? É seguro e rápido para quem compra e quem vende. Vê mais sobre isso nesse texto da Aline, e baixa o e-book abaixo para melhorar suas vendas!

Quer saber como lotar seu evento?

Confira nossas dicas e estratégias para vender mais e fazer do seu evento um sucesso!

Baixe aqui

Divulgação

Muitas vezes, o sucesso do seu evento está ligado à forma como você vai divulgá-lo. Então, pense em maneiras estratégicas de tornar seu workshop conhecido. Elabore um plano de marketing – aqui tem sete dicas para fazer um -, invista nas redes sociais e até em técnicas como o marketing de guerrilha.

#DicaDoity – Mesmo que seu evento seja de pequeno porte, é muito importante ter algum investimento, por menor que seja, para impulsionar (patrocinar) alguns conteúdos na internet. A Alanda dá o passo a passo nesse material. Confere!

Parceria

Nem sempre é possível criar um evento com grana própria, principalmente, no período da faculdade, em que o orçamento está apertado, não é mesmo? Invista em parcerias! Procure parceiros que possam se alinhar à proposta do seu evento e te oferecer do apoio financeiro ao logístico, permutas com brindes para sorteios ou coffee-break, por exemplo. Ajudas são sempre bem-vindas!

Credenciamento

Depois de trabalhar tanto para organizar o seu workshop você jamais vai querer que no dia do evento os participantes se chateiem com coisas como a demora para credenciar e filas enormes que geram atraso para as palestras. Evite tudo isso e fique bem na fita! A nossa dica se resume a uma palavra: automatize. E isso não é sonho, existem plataformas que são uma mão na roda, dá uma olhada!

Certificados

Além do conhecimento, quem participa de eventos acadêmicos e científicos também busca carga horária complementar. Então, oferecer certificados de participação vai deixar seu evento muito mais interessante e com mais credibilidade. Ah, se acha que emiti-los dá trabalho, a gente tem uns modelos editáveis e você ainda consegue enviá-los com poucos cliques se seguir a dica da plataforma que falamos aí em cima – só vejo vantagens, viu?!  

Pesquisa

Se você gostar mesmo dessa ideia de realizar workshops, além de outros eventos acadêmicos, vai precisar saber o que os seus participantes estão achando de tudo: do pré ao pós-evento. Então, envia uma pesquisa de satisfação, esteja aberto a ouvir as sugestões e críticas. É assim que se constroem ótimos eventos e grande experiências.   

E aí, ainda tem dúvidas se o seu futuro evento vai ser tudo de bom pra você e pra quem participa? Acho que não! De uma coisa a gente tem certeza: colocar em prática o que se aprende é muito mais que a principal característica de um workshop, é a melhor maneira de mudar o mundo a sua volta. E como é sempre hora de começar, clica no banner abaixo, baixa o manual e manda ver!  

Planilha de Planejamento de Eventos Acadêmicos

Organize-se e realize os melhores e mais completos eventos científicos!

Baixe aqui

Fernanda Lins

Analista de marketing e gestora de conteúdo. Uma jornalista que já quis ser escritora. Apaixonada por palavras, praia e futebol

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos