Criar e organizar eventos acadêmicos exige dedicação e o cumprimento das diversas etapas, como idealização, planejamento, execução, etc. Um dos primeiros passos, inclusive, é decidir qual tipo de evento será o seu. Não seguir essas etapas corretamente pode gerar um resultado inesperado, mas se você souber exatamente o que está fazendo, suas chances de sucesso são altas.

Um evento bem estruturado e organizado transparece uma confiança para seu público e ainda serve de modelo para os próximos. Para que ele crie forma, tenha conteúdo e consiga marcar na vida do participante, primeiro você tem que decidir qual será o tipo do seu evento, correto?

Você deve saber que existem vários tipos de eventos e cada um com a sua importância e necessidade. Saber escolher o tipo certo é primordial para a preparação e execução do mesmo. Para ajudar você nessa tarefa, elencamos os 12 principais tipos de eventos acadêmicos e suas particularidades. Conheça agora!

Simpósios

Você já deve ter ido a um lugar onde acontecia uma reunião com especialistas e um moderador que conduzia o evento, certo? Pois bem, esse é o simpósio. Nele são apresentados e discutidos temas específicos, com a finalidade de gerar maior entendimento da temática ou gerar opiniões. O público tem a liberdade de fazer perguntas e expor seu ponto de vista, compartilhando ideias e gerando questionamentos.

A proposta também é possibilitar que pessoas que não conhecem o assunto e possam participar do evento como ouvintes. Hoje em dia, a concepção de simpósio está muito relacionada com palestras acadêmicas e geralmente é utilizada na área científica.

Seminários

O seminário é um evento regido por um orador e é dividido em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Essas fases são importantes para seguir a linha de raciocínio e construção narrativa do evento.

Além disso, ocorre uma troca de informações e experiências e funciona como um debate, mas sem o intuito de chegar a conclusões definitivas.

Os seminários têm o objetivo de fomentar a discussão de determinados temas, desenvolver novas capacidades e incentivar o aprendizado de coisas novas e diferentes com a instrução de profissionais especializados.

Congresso

Sabe um evento que é conduzido como um grande encontro que dura poucos dias ou até mesmo uma semana, onde o assunto é apresentada de diversas maneiras? Então, o congresso é um evento que pode ser definido como uma reunião promovida por associações e entidades de uma classe durante um determinado período. Dentro do congresso, podemos encontrar mesas-redondas, palestras, sessões de apresentações de trabalhos e até minicursos.

Os congressos podem ter portes regionais, nacionais e internacionais, dependendo do seu público. Normalmente, um congresso é norteado por uma temática geral, que conduz todo o evento e incentiva o participante a discutir sobre temas em comum.

Conferência

Conferência é um tipo de evento mais formal, que reúne especialistas importantes para debater uma temática. O debate é orientado por um presidente de mesa, que é responsável por conduzir o evento.

Entre as suas formalidades está a necessidade de um orador, o presidente de mesa, que coordena as apresentações e debates, serve como moderador que seleciona as perguntas para serem feitas aos especialistas. Geralmente as perguntas são formuladas por escrito e entregues pelos participantes à produção.

Curso

Todo mundo já deve ter feito algum curso, certo? Então, o curso é aquele tipo de evento que leva o participante a aprender novas áreas, capacitando-o por meio de aulas com profissionais qualificados.

O curso pode ser aplicado como teórico, prático ou teórico-prático. A sua definição irá ser estabelecida através de sua tema e de seus organizadores. Os cursos também podem ter curta ou longa duração.

Fórum

Fórum é aquele evento que você pode e deve expor a sua opinião. Além de ser permitida, a participação da plateia é essencial nesse evento. No fórum, a maior quantidade de opiniões e a exposição de diversos tipos desses pontos de vistas servem de incentivo para o posicionamento da plateia.

Desse modo a opinião serve como um dominó, que vai desencadeando cada vez mais opiniões, mais ideias, mais teorias, cada vez mais posicionamento. O fórum é moderado por um profissional que tenha domínio sobre o tema e que comece a debater as opiniões.

Palestra

Como o curso, todo mundo já deve ter ido à uma palestra, e deve lembrar daquele palestrante específico que fez com que você enxergasse sua realidade de uma maneira diferente ou inspirou você com a história compartilhada.

Então, o andamento da palestra é conduzido por um profissional de certa área que irá apresentar seu trabalho, pensamento, carreira ou até sobre como a sua vida foi construída. Isso vai depender da temática do seu evento e do próprio palestrante. A palestra normalmente tem uma liberdade para o público fazer perguntas no final da apresentação.

Workshop

Workshop é uma espécie uma oficina mais desenvolta e extrovertida, o workshop, que geralmente é utilizado em congressos, é uma maneira de aprendizagem através da construção prática e costuma ser regido por um profissional especializado

O workshop pode ser aplicado dentro de outros eventos, como por exemplo um workshop de “Como planejar o TCC” dentro de um evento universitário, e também como um evento autônomo.

Encontro

Um encontro acadêmico ocorre quando pessoas que participam da mesma categoria de área de atuação se encontram para discutir temas relevantes em suas áreas. Essa discussão pode vir de uma necessidade da classe ou uma nova temática a ser debatida. O encontro tem o intuito de debater pautas atuais, corriqueiras e até polêmicas, quem sabe até podendo encontrar alguma solução que seja aprovada para os respectivos problemas.

Mesa-redonda

As mesas-redondas geralmente acontecem dentro de outros eventos, como parte de sua programação. Nelas acontecem debates entre especialistas que discutem um assunto em comum.

Ela é conduzida por um moderador que faz as apresentações dos especialistas, dá uma introdução ao assunto e medeia as perguntas. O público tem direito a fazer seus questionamentos e expor as suas opiniões.

Painel

Diferente de outras reuniões, os painéis são encontros entre especialistas que debatem entre si uma temática. O público não tem o direito de formular perguntas ou expor opiniões.

Sendo assim, o painel transfigura uma reunião somente entre os especialistas e com espectadores. Semelhante à mesa-redonda, o painel é regido por um mediador.

Jornada

As jornadas são encontros entres grupos profissionais que podem discutir e definir caminhos para norteá-los diante de suas profissões. Nas jornadas, os grupos levam temas a serem discutidas e que sejam interesse de todos, para que possam encontrar uma solução como resultado. As jornadas podem durar algumas horas ou até dias.

Entendeu todos os tipos de eventos que citamos? Esperamos ter ajudado a esclarecer os tipos de eventos e também ter auxiliado você a fazer a melhor escolha.

Agora que você conhece os diferentes tipos de eventos acadêmicos, que tal baixar a nossa planilha para começar a organizar o seu?

planilha para planejamento de eventos acadêmicos

Posts Relacionados

Comentários ()