Organizar Eventos

Dicas de templates para eventos: como escolher o ideal

Escrito por: Karina Melo

A primeira coisa que você precisa saber, antes de mergulhar nesse texto é que os templates para eventos são responsáveis por transmitir identidade, mostrar para o participante o que está por vir e para qual público o evento foi direcionado. Utilizá-los vai facilitar a execução de diversos processos como a criação do site ou de um e-mail marketing para a divulgação do evento. 

O melhor dos templates é que você pode escolher um modelo que se alinhe com a proposta do seu evento e personalizá-lo como quiser! Isso é super importante para passar credibilidade e fixá-lo na mente do participante. 

Existem diversos tipos de templates que podem ser aplicados nos eventos. Alguns deles são de newsletter, capa do facebook e o próprio design do site – aqui nós vamos falar sobre ele. Se você ainda não entendeu, não tem problema. Esse texto vai ajudar a esclarecer o assunto. Confere o que a gente preparou e boa leitura! 

O que são templates para eventos?

Template é, basicamente, um modelo, uma estrutura pré-definida – que facilita a criação e o desenvolvimento personalizado de material para o seu evento. É como se você deletasse a sugestão e colocasse no lugar algo da sua preferência, facilitando a montagem de conteúdos on-line e/ou compartilháveis.

Se você produz conteúdo para web já deve ter utilizado algum aplicativo – como o Canva – para criar um card e postar no Instagram, story ou em outra rede social, por exemplo. Outra ferramenta muito comum que disponibiliza templates prontos para uso são as apresentações de slides – o próprio Excel oferece alguns modelos editáveis para você escolher. Agora ficou mais fácil de entender? Esperamos que sim!

Por que são importantes?

A principal função dos templates para eventos é ser um agente facilitador. Não tem como negar que eles nos ajudam a produzir um trabalho profissional – sem a necessidade de contratar um especialista ou ter experiência técnica em designer, por exemplo. Assim fica mais fácil promover o evento, sem tantos gastos, estresse, cobrança em relação aos prazos ou problemas com fornecedores. 

É claro que para criar um modelo chamativo e alcançar os objetivos definidos é necessário escolher um template adequado, ter criatividade e ficar atento a alguns pontos básicos de montagem – vamos falar mais sobre isso no próximo tópico, dá uma olhada!

Como escolher o template ideal?

Lembra que a gente falou, lá no início, que o foco desse texto são os templates para site? Então, para selecionar os melhores você precisa ficar atento a alguns detalhes que vão fazer toda a diferença na experiência do usuário. Afinal, ele precisa navegar com tranquilidade, ser nutrido de informações e finalizar a navegação satisfeito.

Para que isso aconteça, escolha bem. Templates para eventos que funcionam possuem:

  • Título: é a identificação do evento, por isso precisa estar bem no topo da página e ser de fácil visualização – prefira uma fonte neutra, evite poluição visual, a linguagem precisa ser clara.
  • Informações: é através desse campo que as pessoas vão conseguir identificar o local, data e hora do evento. Esse é um campo que precisa estar em evidência, de preferência logo abaixo do título.
  • Detalhes: um bom template não pode deixar de oferecer um espaço para fazer a identificação do evento. Aqui você deve descrever quem é/são os idealizadores do projeto, para que público foi pensado e qual é o objetivo – pode ser para estimular o aprendizado, pensamento crítico, promover debates, networking profissional etc.
  • Botões: se você quer facilitar e tornar a jornada do participante mais agradável, essa funcionalidade é fundamental. Tenha em mente que a principal função do site é promover a venda de inscrições e para fazer isso é necessário direcionar o participante a um botão. 

Outro exemplo é a tecla de contato – é muito mais cômodo para o usuário clicar, se cadastrar e solicitar atendimento automaticamente, não acha? Além disso, para que o seu site esteja bem ranqueado nas pesquisas do Google ele precisa estimular as pessoas a executarem ações enquanto navegam, ou seja, os cliques são fundamentais! 

  • Mapa: alguns detalhes fazem toda a diferença nos sites de eventos. O mapa com certeza entra nessa lista, afinal, quanto mais informado o público estiver, mais confiante e confortável ele estará para se inscrever. Fora que é um belo atrativo visual!

Fique atento a todos esses detalhes, que acabamos de listar, na hora de fazer a sua escolha. Essas dicas vão te ajudar a selecionar o melhor tipo de template para o seu evento!  

Onde encontrar os melhores? 

Existem diversos sites que oferecem vários templates para eventos – pagos e gratuitos. Basta colocar no buscador de sua preferência qual tipo você está procurando e ficar atento, já que nem sempre os modelos são totalmente editáveis, então, antes de fechar qualquer negócio teste, se informe e tire as suas dúvidas! Nós elegemos abaixo 2 opções de plataformas que oferecem templates para você.

  • Templates do WordPress

A primeira é utilizar as ferramentas do WordPress para criar o seu template personalizado. Na plataforma eles oferecem diversas opções de design – gratuitas e pagas – para você escolher e personalizar. Mas, fique atento, nem todas elas são totalmente editáveis. Então, dê preferência para a autonomia de colocar a mão na massa e criar tudo do seu jeito! Falando nisso, a próxima opção dessa mini lista tem tudo isso. Vem ver!

  • Templates da Doity

Uma forma de escolher da maneira certo é utilizar uma plataforma de eventos. A Doity oferece templates totalmente editáveis e super simples de ajustar – do seu jeito, lembra? O melhor de tudo isso é que você vai ter a oportunidade de se aliar a um gerenciador. Nós escrevemos esse texto para te contar como uma plataforma pode ajudar a resolver os problemas do seu evento. Vale a pena conferir!

Todo organizador sabe o quanto pode ser cansativo comandar diversas atividades no evento. Para melhorar a gestão desse trabalho é possível dividir tarefas e contar com a tecnologia. Não podemos negar que os templates também ajudam bastante nesse processo – economizam tempo e reduzem gastos com mão de obra.

Agora que você já descobriu o que são templates para eventos, porque eles são importantes, como selecionar os melhores e onde encontrar esse material tão prático. Que tal começar a explorar esse universo? A gente produziu esses modelos de certificado editáveis, pensando em facilitar o seu trabalho, também, no pós-evento. Baixe agora, é gratuito!

Modelos de certificados para eventos

Neste kit você encontrará modelos prontos para serem personalizados e utilizados no seu evento.

Baixar modelos
Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos