Vida Acadêmica

Tudo o que você precisa saber sobre seminário

Escrito por: Karina Melo

O seminário é um dos tipos de eventos que foi criado pensando em promover a disseminação do conhecimento. Por ter esse caráter educativo, é mais utilizado com objetivos acadêmicos, mas, não se engane, isso está longe de ser uma regra. Muitas empresas têm apostado nos seminários para apresentar novas ideias e estimular o debate de temas entre os funcionários.

Nesse texto você vai aprender tudo sobre os seminários. Vamos explicar o conceito desse tipo de evento e a relação dele com o universo acadêmico e corporativo. Aqui você também vai encontrar os melhores materiais educativos ligados a esse assunto – vale muito a pena fazer a leitura até o final! 

Nesse texto você vai aprender:

O que é um seminário

A ideia principal é que um evento desse tipo tem a função de estimular a reflexão do público. Cada palestrante expõe o seu ponto de vista em relação a determinado assunto e assim leva o participante a pensar. É basicamente uma conversa entre diversos profissionais falando um pouco sobre a própria opinião frente a um questionamento. Legal, não é?

Seminário e a vida acadêmica

Se você é estudante universitário ou está prestes a iniciar uma graduação, é muito provável que em algum momento da sua jornada em busca do conhecimento você se depare com os seminários. Esse tipo de evento é muito comum no universo acadêmico e costuma ser uma ótima alternativa para quem está à procura de horas extracurriculares. Mas a função desse tipo de evento não para por aí, se quiser saber mais, clique aqui e descubra qual é a importância do seminário na vida acadêmica! 

Por que participar de um seminário 

  • Networking: Participar de seminários oferece a possibilidade de estabelecer conexões. Isso porque você vai estar frente a frente com várias pessoas interessadas na mesma temática que você, ou seja, é perfeito para trocar experiências, ampliar a sua rede de contatos e encontrar um professor renomado – se você tá procurando uma ajuda pro TCC é possível conseguir fazer contato com o seu futuro orientador ou até pedir uma indicação para o mestrado, por exemplo.

Além disso, é uma boa chance de fazer o primeiro contato com profissionais renomados no mercado, que você admira e estão presentes no evento. Aproveite para questionar bastante, esclarecer as suas dúvidas e mostrar interesse pelos assuntos abordados – se expor nessas horas é uma excelente oportunidade de ser lembrado e, quem sabe, impulsionar a sua carreira profissional. 

  • Currículo: Que estudante universitário não gosta de enriquecer o currículo? Aliás, que empresa não prefere contratar um profissional cheio de experiências? Participar de seminários além de ser uma excelente chance de aumentar pontos no currículo acadêmico é uma forma de mostrar interesse, proatividade, aperfeiçoamento profissional, vontade de crescer e se atualizar. Esses são pontos muito valorizados nas seleções de vagas de emprego.
  • Amplia a sua visão: Participar de um seminário é uma oportunidade maravilhosa para ampliar a sua visão de mundo. Pense bem, se a ideia desse evento é fazer os participantes se questionarem sobre diferentes tipos de temáticas, é claro que também é uma forma de conhecer outros tipos de pontos de vista.
  • Palestrantes: estão ali para apresentar as próprias ideias e estimular a construção do pensamento crítico, ou seja, é perfeito para quem tá precisando ir além e aproveitar os insights para aplicar ou construir um projeto na universidade ou até, quem sabe, encontrar o tema perfeito para a sua tese. 

#DicaDoity – Mas, não pense que a ideia aqui é só participar de eventos como um ouvinte. Para acrescentar pontos ao seu currículo e desenvolver habilidades pessoais e profissionais você pode se desafiar a organizar um seminário acadêmico. A gente preparou esse texto super completo para te ajudar a iniciar essa carreira e entender o melhor jeito de gerenciar as atividades. Ou, se preferir, você pode baixar o e-book abaixo e conferir com detalhes as nossas dicas para organizar um evento acadêmico.

Manual completo: como organizar um evento acadêmico

Neste e-book você encontrará quais são os principais tipos de eventos acadêmicos, além de dicas essenciais para planejar, executar e finalizar o seu evento com sucesso

Baixe aqui

Ah, e porque não organizar um evento enquanto está na faculdade? Agora que você já sabe a importância dos seminários para a vida acadêmica, aprenda como organizá-lo com esse vídeo que a Karina fez para o nosso canal no YouTube!

Seminário e a vida corporativa

Se você já passou da fase acadêmica e foi para o próximo nível da sua carreira profissional precisa ter em mente que pensar em parar de aprender não é a melhor opção para crescer. Chegou a hora de ultrapassar os obstáculos e partir para os próximos passos, por isso participar de seminários é fundamental, afinal, o conhecimento é vivo e está em constante mudança. Dá uma olhada nos benefícios de apostar nesse evento.

Por que participar de um seminário

  • Desenvolva habilidades: Um dos maiores benefícios de participar de um seminário no ambiente corporativo, sem dúvidas, é a chance de desenvolver habilidades. Uma das principais é a de comunicação. Isso porque o evento é composto basicamente de apresentação e defesa de pontos de vista, ou seja, você pode observar como os convidados se comportam, reagem e respondem às perguntas, além de ter a chance de se desafiar a expor a sua opinião quando dada a oportunidade – a maioria dos eventos reserva os minutos finais para ouvir o público, com o seminário não é diferente. 

Não dá pra negar que essa é uma das qualidades mais importantes que um profissional deve ter – principalmente em cargos que lidam diretamente com o público. Além disso, conversar com pessoas diferentes é uma oportunidade de crescer profissionalmente, conseguir ampliar a sua rede de contatos, ser visto e lembrado no meio empresarial – olha aí, não é só na universidade que é importante estreitar os laços!

  • Novos projetos: Já parou pra pensar que participar de um seminário pode ser uma porta para o nascimento de um projeto? Isso mesmo, a gente sabe que no ambiente corporativo é sempre importante mostrar proatividade e buscar se diferenciar da concorrência. Quando você tem um contato direto com esse tipo de evento fica mais fácil ter novas ideias para aplicar na empresa que você trabalha, no seu negócio ou até – caso você seja o seu único funcionário – uma luz para aperfeiçoar as suas habilidades.

Mas não para por aí, ainda tem o benefício de conseguir encontrar parceiros e assim colocar em prática as ideias que você um dia deixou no papel ou que surgiram no decorrer do seminário, afinal, eventos têm o poder de mudar o mundo, lembra? Como fazer isso a gente descobre mergulhando nesse universo!

  • Você fica atualizado: Outro benefício de participar de um seminário no ambiente corporativo é que você se mantém informado sobre as novidades do mercado, tendências da sua área de atuação e pode ir em busca de aperfeiçoamento profissional de acordo com o conhecimento adquirido nesse evento.

#DicaDoity – Se a sua ideia é enriquecer o currículo e ainda ganhar uma bagagem de experiência incrível, a nossa dica é: organize um seminário. Coordenar um evento desse porte vai te ajudar a desenvolver habilidades como:

  • Eficiência no planejamento;
  • Trabalho em equipe;
  • Delegação de tarefas;
  • Criação e cumprimento de metas;
  • Rapidez na pesquisa de mercado;
  • Lidar com imprevistos;
  • E muito mais!

Nesse texto você vai encontrar um resumo de como organizar eventos corporativos de uma forma estratégica e muito simples. A Fernanda também te conta quais são os principais tipos de eventos ligados a esse mundo empresarial e ainda te dá dicas de tendências e novidades para você aplicar e começar a sua carreira de organizador com o pé direito. Vale a pena ler!

Já deu pra notar que quando o assunto é seminário não podemos deixar de falar sobre compartilhar conhecimento e visão de mundo. Esse tipo de evento é incrível e pode ser muito bem aproveitado tanto no ambiente acadêmico quanto no corporativo.

Se você gostou do texto e ficou interessado em não só participar de um seminário mas também organizar um, aproveite para baixar a nossa planilha de planejamento de eventos, com ele será possível checar e acompanhar todas as atividades em cada etapa. Clica no banner é gratuito!

Planejamento de Eventos

Do planejamento à execução: uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento e garantir que ele seja um sucesso!

Baixar planilha
Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos