Vida Acadêmica

Semana acadêmica: entenda o que é e como planejar esse evento

Escrito por: Estéfane Padilha

Os estudantes universitários podem muitas vezes assumir funções diversas em uma instituição, como estar à frente de um centro acadêmico ou realizar eventos para uma turma ou um curso inteiro. A interação com colegas de outros períodos pode trazer benefícios e trocas de experiências para entender melhor o universo da faculdade e também com foco para o futuro. E uma das melhores maneiras é a partir de uma semana acadêmica.

Este tipo de evento científico é feito por alunos para os demais colegas, com um fator especial pela a oferta de atividades variadas, atraindo os vários perfis de estudantes, além de professores e especialistas do mercado de trabalho, durante quatro ou cinco dias, geralmente. E quando se fala em nesse assunto, o bônus de um certificado com horas extra no currículo é sempre um atrativo.

Se você é proativo e gosta de aprender, por que não realizar uma semana academica na sua universidade? A equipe não precisa ser muito grande, mas engajada. E para ajudar ainda mais, garantimos que com nossas dicas, ninguém estará sozinho no planejamento. Mãos à obra!

Preparando a semana acadêmica

Assim como em outras organizações, o planejamento aqui começa com a definição do tema principal que será abordado durante os dias de atividades. A divisão de tarefas designada a cada membro da comissão também é essencial. Lembrando que todos se ajudam e não precisam seguir estritamente uma única função.  

Definir o local é especialmente importante e nós explicamos o porquê. Geralmente, este evento é realizado no começo do semestre, no campus universitário mesmo. É uma maneira de dar as boas vindas aos calouros a fim de que eles já se familiarizem com o ambiente em que estarão por alguns anos.

Mas pense que todos os outros cursos podem ter tido a mesma ideia e um auditório central estará disponível para quem chegar primeiro! Por isso é preciso planejar e agir com antecedência. O lado positivo é que há salas de aula e laboratórios que podem abrigar a todos em caso de um plano B.

Não esqueça de checar se todos os equipamentos técnicos estão disponíveis! É preciso se certificar se há microfones, caixas de sons, retroprojetores e outras ferramentas necessárias, e que em alguns casos podem estar com defeito na instituição de ensino.

Convidar profissionais não deve ser um problema tão grande, pois no ambiente acadêmico os professores devem ajudar a organização de bom grado. Além deles, muitos que estão no mercado de trabalho passaram pelas faculdades e sabem bem como a semana acadêmica faz parte dos anos de graduação. Mas claro que é preciso assegurar com antecedência que as agendas de todos estejam em harmonia.

Outra coisa mais simples quando se está na universidade é a divulgação. O público-alvo está espalhado em salas vizinhas. Uma visita já atinge exatamente quem você quer engajar. E, claro, as redes sociais hoje são grandes aliadas na hora de espalhar as notícias.

Uma etapa importante: a submissão de trabalhos

Alunos veteranos, que já passaram por este e outros tipos de evento, podem ter muito a compartilhar, como também aqueles que ainda estão no início ou na metade do curso, mas já muito envolvidos em projetos e pesquisas. Portanto, todos saem ganhando quando o espaço é aberto para que eles submetam seus projetos e os apresentem. Mas é preciso uma organização prévia para que tudo ocorra com sucesso!

Primeiro, é importante entender que nem todo tipo de trabalho será interessante para a semana acadêmica em questão. O tema deve ser relevante e a linguagem bem estruturada e clara, por exemplo. Por isso, é preciso contar com uma comissão julgadora para avaliar o que os colegas produziram e escolher os que serão apresentados.

Diante disso, há diferentes critérios e passos que podem ser adotados para organizar essa etapa tão importante em um evento, como a semana acadêmica. Entre eles destacamos os seguintes: 

  • Defina se os estudantes precisam estar inscritos, ou não, no evento para apresentarem suas produções;
  • Estipule a quantidade de co-autores permitidos, o máximo de trabalhos por pessoa e a data limite para a inscrição; 
  • Determine se é necessário enviar todo o material para análise ou apenas um resumo.

Feito isso, é muito provável que alguns trabalhos escolhidos tenham que ser revisados, e, por isso, é muito importante estabelecer um prazo de entrega para os autores. Já aqueles que não precisam de correções são aprovados e o próximo passo para a comissão organizadora é providenciar toda a logística para a apresentação desses trabalhos durante os dias do evento na semana acadêmica.

#DicaDoity: Você pode até achar que é tudo muito metódico e profissional para quem ainda está organizando algo ainda na faculdade, mas uma dica muito valiosa é contar com ferramentas online, como a Doity, para sistematizar e facilitar todo esse processo de submissão!

O que oferecer aos participantes?

Como alguns dias serão dedicados ao evento, é claro que ninguém vai querer participar apenas de um tipo de atividade. Mas uma das vantagens da semana acadêmica é poder variar bastante as atividades oferecidas. Confira algumas das opções para que os estudantes possam vivenciar uma parte teórica e outra prática:

  • Palestras: essa é uma das mais tradicionais formas de informação e interação entre alunos, professores e profissionais, que discutem sobre um assunto específico. É ainda melhor se há a oportunidade de que perguntas sejam elaboradas ao fim deste momento e conversas produtivas sejam proporcionadas.
  • Oficinas: os alunos terão a chance de produzir algum material e pôr em prática o que já aprenderam ao longo dos estudos na universidade e da semana acadêmica. Para os novatos, é a oportunidade de já ter uma prévia do que os aguarda em semestres futuros. Geralmente, os veteranos ministram estes minicursos para os presentes.
  • Painéis: depois das oficinas, é hora de compartilhar os resultados com os demais presentes. Para isso servem os painéis. E já que um dos principais motivos do evento é a interação entre os estudantes, este espaço pode ser aberto para que outros trabalhos sejam apresentados, não apenas os que foram desenvolvidos durante a semana acadêmica.  

Unindo todas as tribos

É muito provável que os participantes se separem e formem grupos para participar das atividades ofertadas. Alguns terão que optar por umas oficinas e outros por outras. Mas se a ideia é a integração dos estudantes, é preciso agir e garantir que todos tenham momentos em conjunto.

Uma das melhores e mais tradicionais ideias é promover um pequeno lanche em algum intervalo. Além dessa opção, uma atração cultural também é uma boa pedida para o encerramento de tudo, como um pequeno show no campus. Muitas turmas em estágios mais avançados aproveitam o momento, inclusive, para vender algum produto, como camisetas do curso, por exemplo, e juntar dinheiro para a formatura.

Obrigação antes da diversão

Calma! Antes da festa, não esqueça de algo importante! Estamos falando de um evento com estudantes, portanto, fica quase subentendido que há interesse nos certificados, tão importantes para a carga horária ao término do curso e futuras pós graduações, como um mestrado. E é claro que a organização precisa estar com isso encaminhado.

Há como emitir os documentos logo ao término da semana acadêmica, mas às vezes é preciso checar se todos cumpriram as atividades e podem ganhar todas as horas oferecidas. Além disso, não é mais preciso fazer isso de forma impressa e muitos enviam tudo online. Só é preciso entender as diferenças e escolher o melhor modelo!

Vantagens para a carreira

Entendeu como fazer eventos é algo sério e requer responsabilidade? Os estudantes que se aventuram neste caminho adquirem uma experiência única de descobertas profissionais e habilidades pessoais, que ainda serão adicionadas ao currículo. E estar em contato com novos ramos da profissão pode ser uma oportunidade, antes não percebida, de seguir no mercado enquanto organizador.

Não há muitos segredos para realizar uma semana acadêmica, mas os benefícios para você e os colegas em experiências serão grandiosos, então boa sorte! E já pensando nas futuras organizações, temos uma planilha completa para planejar eventos acadêmicos. Pode conferir!

Planejamento de Eventos Acadêmicos

Do planejamento à execução: uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento para garantir que ele seja um sucesso!

Acessar planilha
Estéfane Padilha

Estéfane Padilha

Jornalista e colaboradora do Doity Team. Mora em Colônia, na Alemanha, onde estuda, trabalha e é voluntária no FC Köln, clube de futebol da cidade

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos