Organizar Eventos

Recepcionista para eventos é a sua carreira ideal? Descubra!

Escrito por: Karina Melo

Diariamente, diversos eventos acontecem no Brasil e no mundo. São coordenados por acadêmicos, profissionais de diversas áreas e organizadores especializados. Mas não seria possível realizar nada disso sem uma boa equipe. Entre todos os escalados para que tudo funcione, está o recepcionista para eventos. Ele é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da recepção e por causar uma boa primeira impressão para os participantes.

Muita gente acha que para ser um recepcionista para eventos basta ter boa aparência. Isso não é verdade, um profissional de sucesso precisa de outras habilidades e qualidades que estão além da estética, como: se comunicar bem, tem simpatia, proatividade e principalmente saber lidar com o gerenciamento de crises – elas podem acontecer no meio do evento e você precisa contorná-las com tranquilidade.

Se você tem algum desses atributos, deve estar curiosos para saber o que a gente preparou nesse texto. Então, chegou a hora de comprovar se recepcionista para eventos é a sua carreira ideal. Vamos lá? Aproveite a leitura!

Importância do recepcionista para eventos

Como já falamos anteriormente, o recepcionista é o responsável pela primeira impressão que o participante vai ter do seu evento. Se ele for mal recebido, vai iniciar a sua experiência de um jeito desagradável e, como você já sabe, além disso influenciar na forma que ele encara as atividades do evento, é bem provável que comente com as pessoas do seu convívio – e compartilhe nas redes sociais – a sua insatisfação. Não queremos que isso aconteça, certo?

Função desse profissional

De modo geral, esse profissional tem a função de receber, auxiliar e tirar as dúvidas dos envolvidos no evento em relação a tudo o que vai acontecer – horários das palestras, salas reservadas para as atividades, encaminhar os convidados e expositores para a comissão organizadora etc.

Além disso, um recepcionista para eventos precisa estar sempre atento e disposto a assumir responsabilidades e resolver imprevistos – um bom exemplo de problemas que podem acontecer – quando o trabalho é feito de maneira manual – são os crachás etiquetados com o nome do participante escrito errado.

#DicaDoity – Nesse texto a gente te conta como você pode criar crachás do jeito certo e assim agilizar o credenciamento do seu evento, sem complicação. Dá uma olhada!  

Mas, você pode estar se perguntando, isso não é papel da equipe do credenciamento? Então, dependendo do porte do evento o recepcionista também pode ficar responsável por essa etapa – com o devido treinamento, claro.

#DicaDoity – Alguns eventos investem na contratação de recepcionistas para atrair o participante aos stands. Nesses casos o profissional fica responsável por fazer a panfletagem no local, coletar os dados dos visitantes, contar tudo sobre o produto ou serviço oferecido e tirar todas as dúvidas que surgirem. Se você é comunicativo e tem habilidades de persuasão pode se encaixar bem nesse perfil!

Trajetória de carreira

Se tornar um recepcionista para eventos não necessita de uma formação profissional específica, se você tem as habilidades necessárias para ocupar o cargo – vamos falar mais sobre isso em outro tópico – é possível estar nesse universo independentemente da sua profissão.

Geralmente quem ocupa o cargo tem uma formação acadêmica voltada para administração, atendimento e vendas. Mas, é sempre bom lembrar que para se destacar dos concorrentes não basta ter afinidade com a área, é preciso investir em aprendizado.

No mercado existe uma grande variedade de cursos profissionalizantes para formar e aprimorar os profissionais. Muitos são gratuitos e on-line, isso já facilita bastante a dinâmica de absorver conhecimento – você pode estudar em qualquer lugar, a qualquer hora.

A experiência adquirida trabalhando com esse universo é imensurável. Você conhece pessoas diferentes, está constantemente sendo desafiado, aprende a trabalhar em equipe e desenvolve habilidades. Vale a pena apostar!

Características do profissional

Chegou a hora de comprovar se realmente você deveria investir na sua carreira de recepcionista para eventos. Vou listar algumas características que são super importantes para esse profissional desenvolver a sua função com qualidade, eficiência e de brinde se destacar da concorrência. Dá uma olhada!

  • Pontualidade: Ser pontual está ligado à credibilidade. Chegar na hora é um dos primeiros critérios a serem avaliados pelo gestor, afinal ninguém sabe exatamente o horário que o participante vai chegar no evento. A sua função será recebê-lo e direcioná-lo, não dá para se atrasar! 
  • Postura: É importante ter uma boa postura profissional. Mantê-la é ainda mais essencial. Por isso, evite conversas paralelas, trate as pessoas com respeito e educação. Outra dica para manter a postura é ficar atento às recomendações do seu superior e tudo o que foi combinado com a equipe – usar o uniforme acordado é um bom exemplo.
  • Comunicação: Um recepcionista precisa se comunicar e transmitir informações é o seu principal papel. Além disso, interagir com a equipe, gerenciar atividades, solucionar problemas e convencer o participante a visitar o box – no caso dos stands que falamos anteriormente – são atividades que estão inclusas na sua função e envolvem a comunicação. Ela é fundamental!
  • Foco: Manter a concentração na sua função vai te ajudar a concluir todas as atividades sem perder tempo e causar problemas. O foco é importante porque é muito comum que aconteça algum problemas no decorrer do evento e você – no papel de primeira impressão – precisa manter a postura.

A carreira de recepcionista para eventos é super interessante para quem tem habilidades de comunicação, organização e bastante simpatia. Se você se identificou com a área a nossa dica é: se dedique bastante, não perca o foco e busque entrar no casting de uma boa agência de assessoria. Assim vai ficar bem mais fácil de conseguir ótimos trabalhos e evoluir a sua carreira!

Mas, se tudo isso que te falamos nesse post não fez o seu coração bater mais forte, não tem problema, a gente preparou esse texto falando sobre outra profissão também ligada ao universo dos eventos. Confere!

Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos