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Propaganda de eventos acadêmicos: como fazer de forma eficiente

Escrito por: DoityTeam

Fazer propaganda de eventos acadêmicos não é uma tarefa fácil. De fato, nem sempre os organizadores encontram a conexão ideal com o público e acabam deixando o tema restrito. Para reverter esse quadro negativo, você precisa investir em planejamento. Só assim será possível aumentar o número de participantes significativamente.

O grande segredo está, justamente, em conhecer bem o público-alvo e identificar suas preferências. Dentro desse contexto, construir uma comunicação efetiva em diferentes meios traz uma série de benefícios com foco no objetivo do projeto.

Quer saber mais? Vamos mostrar como investir em propaganda eficiente no universo acadêmico. Acompanhe.

Entenda a audiência do evento

Para alcançar um grande número de participantes, o primeiro passo é estudar sobre o perfil da audiência. Pode até parecer uma tarefa fácil à primeira vista, porém, caso seu processo de divulgação não esteja conectado com os locais certos, a taxa de conversão será baixíssima. Por isso, faça pesquisas relacionadas à temática do evento e crie um perfil dos possíveis interessados.

Ao lidar com um nicho específico, fica muito mais simples focar em uma estratégia de divulgação eficiente. O principal objetivo deve ser ganhar credibilidade durante os preparativos, sem deixar de lado o caráter de novidade do cronograma debatido. Essa medida é fundamental para se destacar no universo acadêmico e ganhar a confiança do público.

Defina os principais objetivos

Um evento de sucesso precisa ter seus objetivos bem definidos. Isso porque o trabalho do organizador se baseia em um planejamento detalhado e precisa ser tratado com bastante disciplina. Siga todo o procedimento sempre com o ideal do projeto em mente. Assim, as decisões relacionadas à divulgação são tomadas de maneira inteligente e, ao mesmo tempo, estratégica.

Conheça o tema que será abordado para mostrar ao público-alvo os principais diferenciais. Por exemplo, se o intuito for agregar valor ao currículo acadêmico, o mais indicado é voltar toda a programação aos benefícios de discutir sobre temas relevantes que fazem muita diferença no futuro profissional. Dessa forma, você vai acertar em cheio nas necessidades dos participantes.

Crie uma página online

Se seu evento não está na internet, certamente, você terá grandes dificuldades de alcançar o público. Pense bem, como você fica sabendo da agenda universitária ultimamente? Com toda a certeza, esse processo está inserido nas mídias digitais que apresentam a possibilidade de conquistar um público muito além do traçado inicialmente.

Ao contar com uma plataforma de vendas e inscrições, o site do evento pode ficar pronto em minutos de maneira intuitiva. Basta escolher o layout, preencher as informações e começar a divulgação a partir de um material online completamente personalizado. Em função disso, o resultado da interação com o público se converte no aumento da procura por vagas.

Utilize ferramentas adequadas

Para otimizar o processo de inscrições, a divulgação deve acontecer em ferramentas adequadas. Saiba que toda ajuda é bem-vinda quando se trata de fazer um bom trabalho no segmento acadêmico. Por isso, procure pelas opções que mais se encaixam com a temática abordada e as preferências do público.

Ao garantir atualizações constantes por meio das transmissões online, e-mail marketing ou no site, a interatividade abre uma porta que serve como ponto de partida para várias decisões. Com esse tipo de suporte, você consegue conhecer melhor os potenciais participantes e direcionar o conteúdo do evento de acordo com o retorno recebido.

Invista em anúncios online

Em muitas situações, é necessário anunciar online para garantir o sucesso do projeto. Dentro do planejamento de mídia, deve existir uma proposta voltada ao aumento do alcance de público em páginas relacionadas, já que esse recurso costuma melhorar a experiência dos inscritos.

Com isso, as oportunidades de conversão são maiores e permitem que a organização mensure os pontos fortes da ação. A principal dica, aqui, envolve se planejar bem antes de fazer uma contratação desse nível. Não que os valores sejam exorbitantes, mas todo o orçamento de trabalho precisa ficar alinhado para não faltar investimento em setores essenciais.

Poste nas redes sociais

Com uma agenda de postagens bem alinhada, as redes sociais se tornam excelentes parceiras. Seja no Facebook, Instagram ou Twitter, a oportunidade de sentir o ânimo de sua audiência de forma direta serve como um verdadeiro termômetro.

Por esse motivo, mantenha a frequência das postagens e sempre invista em interações ao vivo. O recurso de fazer transmissões online se mostra fundamental na hora de despertar a curiosidade dos seguidores. Outra questão indispensável é a criação de uma hashtag oficial do evento.

Isso ajuda, especialmente, a concentrar todo o material publicado na área de buscas e incentiva a participação do público. Inclusive, quando as postagens são interessantes, aumenta as chances de compartilhamento na página pessoal dos seguidores.

Use a divulgação offline

Mesmo com as mídias digitais em alta, a divulgação offline ainda tem bastante apelo. Como o seu público-alvo está centralizado em centros acadêmicos, você pode aproveitar essa facilidade para potencializar o número de inscritos. Esteja presente em locais de grande movimento e saiba utilizar a linguagem adequada. Produzir material impresso segmentado também se mostra indispensável.

Invista em cartazes que fiquem expostos no campus, já que nesse local passam potenciais interessados no tema. Sem contar que também existe espaço para folders em outros eventos semelhantes, em que a abordagem acaba sendo natural. Caso a instituição tenha jornais ou revistas internas, procurar parcerias nesse setor auxilia o desempenho nas inscrições e ainda torna seu nome uma referência na área.

Divulgue prévias da programação

O público precisa de conteúdo para se sentir instigado. Não importa qual seja a temática abordada, o que causa impacto verdadeiramente é o poder de criar expectativa. Desse modo, grave vídeos mostrando os preparativos, como a montagem do espaço, depoimentos dos palestrantes e possíveis brindes oferecidos.

Pode até parecer uma medida simples, mas ao usar as técnicas certas para se conectar com os participantes, o retorno positivo chega rapidamente. O mais importante é abrir uma espécie de chat online durante a transmissão, que será responsável por mensurar o envolvimento dos seguidores.

Pronto! Agora você já sabe como fazer propaganda de eventos de forma eficiente. Lembre-se de que ganhar a confiança do público é o fator determinante no momento de converter o interesse em inscrições. Ao criar um relacionamento baseado em credibilidade, fica muito mais fácil colocar o planejamento em prática e garantir engajamento.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a Doity e conheça um conjunto de ferramentas essenciais para criar o seu evento.

DoityTeam

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Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

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