Organizar Eventos

Descubra tudo o que um profissional de eventos pode fazer!

Escrito por: Aline Braz

Por trás de todo evento há sempre uma equipe dedicada e que corre bastante para dar conta de todas as demandas. Por trás de toda equipe há sempre um profissional de eventos que começa a trabalhar muito antes de todo mundo e que continuará trabalhando depois que o evento terminar.

Ele é essencial para o bom andamento de todas as tarefas da organização, pois trabalha diretamente com o planejamento estratégico do evento, o acompanhamento das ações e a coordenação de toda a equipe, parceiros e fornecedores.

E para dar conta de todas essas demandas, o profissional de eventos precisa quase que “se virar nos 30” e desempenhar funções distintas para atender às expectativas. E é sobre isso que vamos falar nesse texto. Preparado?

O que o profissional de eventos faz?

São tantos os papéis que ele acaba assumindo, que chega a ser complicado definir, com precisão, o que ele faz, pois corremos o risco de esquecer algumas das suas muitas atribuições. 

Mas de maneira geral podemos dizer que sua missão como profissional de eventos é conduzir toda a organização do evento, desde a fase estratégica, o desenvolvimento do planejamento, logística e, claro, a execução de cada tarefa. Ele é o responsável por ditar o ritmo de atuação da equipe – ou seja, a responsabilidade é enorme! 

Percebeu que proatividade é a palavra que mais se encaixa na definição desse profissional, que precisa estar sempre aprendendo e se reinventando? Mas ele não trabalha sozinho, há uma entidade encarregada de orientar e coordenar empresas organizadoras e prestadoras de serviços para eventos e os seus profissionais, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). Vale a pena conhecer melhor todo esse universo da realização de eventos, e assim descobrir todas as suas possibilidades de atuação.

E diante de tanta responsabilidade e demandas é importante buscar meios para ajudar na organização. Por isso, fizemos a planilha logo abaixo, pensada para atender suas necessidades!

Organize seu evento desde o planejamento à execução

Uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento e garantir que ele seja um sucesso!

Baixe aqui

Quais funções um profissional de eventos pode desempenhar?

Toda a versatilidade de um profissional de eventos fica evidente quando paramos para nomear as mais diversas funções que ele consegue desempenhar. Para facilitar o entendimento, listamos abaixo algumas das mais utilizadas: 

  • O profissional de eventos como organizador

Como organizador, o profissional de eventos assume a responsabilidade por toda a organização e suas etapas. Gerir a equipe, distribuir tarefas, entrar em contato com fornecedores, marcar reuniões, fazer vistoria no local do evento, definir identidade visual, organizar e monitorar o orçamento são algumas dessas responsabilidades. 

  • O profissional de eventos como coordenador

Enquanto coordenador, o profissional de eventos desempenha funções similares ao organizador, sendo que ele atua com mais frequência no dia a dia da equipe e das ações práticas do evento.

  • O profissional de eventos como produtor

Seguindo a mesma linha de trabalho dos outros dois perfis, o produtor trabalha nos bastidores dos evento, pensando e definindo toda a programação, elaboração do plano de marketing e divulgação, negociando com os fornecedores para os mais diferentes tipos de serviços. 

  • O profissional de eventos como analista

Atuando como analista, o profissional de eventos se coloca numa posição um pouco mais estratégica, dividindo, na maioria das vezes, a coordenação com outra pessoa, que atua na parte prática das ações. Essa tarefa exige uma maior dedicação, pois o analista vai mensurar resultados, planejar e gerenciar todo o projeto do evento, ver qual a necessidade de apoio e correr atrás disso.

  • O profissional de eventos como assessor

Como assessor, o profissional de eventos tem uma atuação mais efetiva no acompanhamento dos serviços e contratação dos fornecedores. Seu principal objetivo é cuidar para que nada falte durante os dias do evento e assim, tanto o andamento da organização, quanto a experiência do participante sejam excelentes!

#CuriosidadesDoity

Você sabia que tem o dia do profissional de eventos no Brasil?

Desde o ano de 2014 que 30 de abril passou a ser, oficialmente, o dia do profissional de eventos aqui no Brasil. A data escolhida é uma homenagem a Caio de Alcântara Machado – o dia do seu aniversário -, um publicitário de formação, que organizou diversos eventos ao longo de sua vida, considerado pioneiro desse mercado no país e que também fundou a maior empresa de organização de feiras da América Latina. 

Deu para perceber que o profissional de eventos é aquele que sempre se reinventa e faz de tudo um pouco para melhorar a experiência dos participantes, não é? E para saber como fazer eventos ainda mais incríveis é só baixar esse e-book gratuito sobre Design de Experiência em eventos. Você vai se surpreender!

Transforme seu evento numa experiência inesquecível!

Descubra aqui as vantagens e como utilizar o Design de Experiência para Eventos

Baixe aqui

Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos