Marketing e Vendas

Press kit: saiba o que é e como utilizá-lo para inovar em eventos!

Escrito por: DoityTeam

Ao organizar um evento, o planejamento de divulgação é um dos passos mais importantes para se obter sucesso. É preciso definir bem o público-alvo, as estratégias de alcance e o orçamento, para que de fato todas as ações surtam efeito.

Existem várias formas de realizar essa divulgação. Nos dias de hoje, o meio mais comum é o digital, tanto pelas redes sociais quanto por e-mail marketing e semelhantes. Além desses, há também o press kit. Mas, você sabe do que se trata e como pode montar um?

Continue lendo e descubra como inovar no seu evento usando esse recurso!

O que é um press kit?

É um kit contendo informações relevantes sobre o evento, geralmente distribuído para a imprensa. Pode ser composto por algum tipo de release, conter fotos, mídias virtuais (como pendrives), folders e brindes.

O press kit é um tipo de ferramenta que auxilia na relação com os profissionais da imprensa, sendo utilizado em eventos, coletivas, feiras ou mesmo como um brinde para gerar maior envolvimento nas pautas. Assim, funciona como um material de apoio que aproxima a mídia da marca, da empresa ou da produção envolvida no evento.

No caso da organização de eventos, é possível utilizar o press kit como uma ferramenta de divulgação voltada não somente para as mídias tradicionais, como jornais e revistas, mas também de maneira atualizada com as práticas virtuais. Hoje em dia, diversos blogs especializados realizam um papel importante de disseminação de informações. São os influenciadores digitais.

Assim, esse material pode ser um vetor de divulgação espontânea, quando entregue para esse tipo de personalidade. Afinal, essas pessoas têm acesso a um público muito grande e fiel, que as acompanha nas redes sociais e blogs, por exemplo. Entretanto, é fundamental ter cuidado com a seleção de influenciadores que receberão o press kit, uma vez que é preciso escolher aqueles que o trabalho se aproxime do seu evento, para não passar uma imagem de marketing muito forçada.

Quando utilizar?

Se antigamente o press kit era utilizado apenas como uma forma de divulgação de marcas, empresas e eventos, conceito evoluiu. Dessa forma, ele pode ser mais do que um simples vetor de divulgação, mas o próprio objeto dessa ação.

Ou seja, nada impede que uma marca se utilize do press kit como um recurso promocional e de marketing, buscando promover o próprio nome com outros elementos de seu mercado.

Desse modo, o próprio conceito de press kit foi, consideravelmente, ampliado. Hoje ele serve tanto para a imprensa quanto para qualquer segmento de público que seja do interesse do evento, como patrocinadores e parceiros, além do público interno de colaboradores.

Além de anteceder o dia D, a distribuição do press kit pode acontecer durante o evento, servindo como uma forma de divulgação de um produto ou serviço específico que esteja sendo lançado nessa oportunidade, por exemplo. São várias as formas de utilizar esse material como ferramenta promocional, e as diversas possibilidades fazem com que ele seja um recurso valiosíssimo na geração de interesse por um evento.

Por que usar o press kit?

Em um momento no qual a maioria dos eventos busca se divulgar em plataformas online e redes sociais, utilizar um press kit físico como estratégia de marketing acabou se tornando um diferencial. Isso porque o contato com materiais impressos, objetos, produtos e outros não são facilmente substituídos por uma apresentação digital, por exemplo.

Dessa maneira, quando um influenciador ou profissional da imprensa recebe um press kit atraente e bem construído, aumentam as chances dele se interessar pelo seu evento, ajudando ainda mais na divulgação. Por isso, utilizar essa ferramenta é uma forma poderosa de investir no marketing do seu evento de maneira pontual e com grande efeito.

Como fazer um bom press kit?

O propósito do seu press kit determina o seu próprio conteúdo, formato e, até mesmo, a maneira como ele será distribuído. Dessa forma, o ideal é que eles sejam específicos o suficiente para atingir seu objetivo, mas ainda assim, generalistas o suficiente para poderem ser distribuídos para diferentes tipos de profissionais de mídia.

Ou seja, o seu press kit deve conter o release, um material impresso que auxilie na apresentação do evento, com todos os dados relevantes sobre o mesmo. Assim, inclua nesse material os palestrantes, as atrações, informações de data e horário, entre outros elementos importantes para a identificação e participação no evento.

Como o press kit evoluiu ao longo dos anos, ele deixou de ser apenas um informativo acompanhado de um produto de brinde, passando a ser uma das principais ferramentas de divulgação de um evento. Por isso, deve ser completo o suficiente para que aqueles que o receberem possam fazer, por si só, a maior parte da divulgação por você.

Assim, é importante incluir alguns elementos essenciais no seu kit, como:

  • carta de introdução: antes de tudo, você precisa apresentar o seu evento. Procure dedicar um esforço maior nesse ponto, incluindo ao menos um cumprimento específico para a pessoa que receber o seu kit;
  • informações sobre o evento: como falado, você deve incluir aqui todos os dados relevantes;
  • materiais audiovisuais: em um pendrive (ou via QR Code, por exemplo), você pode enviar pelo press kit materiais de áudio e vídeo que serão utilizados pelos receptores na divulgação do seu evento;
  • estatísticas do evento: inclua, também, informações acerca do alcance do seu evento, quantidade esperada de participantes, tamanho do local escolhido, entre outros dados atrativos;
  • fotos: um press kit precisa se comunicar, também, por meio de imagens. Dessa forma, seu material precisa conter algum tipo de foto sobre o evento em si ou sobre os palestrantes envolvidos;
  • brindes: como um pequeno agrado, não há nenhum problema em incluir pequenos brindes no press kit. Apenas tenha cuidado nas escolhas, pois o ideal é fugir do óbvio (canetas, canecas, blocos de anotação, entre outros) e encontrar um brinde que represente bem o seu evento e, ao mesmo tempo, tenha impacto para chamar a atenção de quem o receber.

A elaboração e o desenvolvimento de um press kit adequado ao perfil e aos objetivos do seu evento pode ser peça fundamental nas suas estratégias de marketing. Dependendo de uma correta distribuição, é possível que o press kit se torne uma ferramenta poderosa de auto divulgação, auxiliando ainda mais no alcance pretendido.

Curtiu o artigo? Então não deixe também de conferir nosso post sobre materiais para eventos!

DoityTeam

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Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

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