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Descubra como fazer pesquisa de mercado e obter resultados

Escrito por: DoityTeam

Você sabe como fazer pesquisa de mercado? Questionamos isso porque, de acordo com Philip Kotler (considerado o pai do marketing), as “pesquisas de marketing correspondem à elaboração, coleta, análise e edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica enfrentada por uma empresa”.

Sendo assim, no cenário de eventos isso não é diferente: antes de organizar um grande evento para o público, é necessário pensar se há um mercado, qual é o grau de interesse das pessoas e em muitos outros aspectos importantes.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então, não deixe de ler o nosso post completo agora mesmo!

Veja qual é a importância das pesquisas de mercado para eventos

Inicialmente, pode parecer um assunto complicado e burocrático. Contudo, quando você aprende um pouco mais sobre o assunto, percebe que na indústria de eventos, é essencial contar com a ajuda das pesquisas de mercado.

Isso acontece porque muitas pessoas planejam erroneamente atrações que não fazem sentido ou que não são convidativas ao público. Isso causa uma série de prejuízos para a empresa.

Por isso, antes de começar a planejar um evento é fundamental saber como fazer pesquisa de mercado: ela ajuda a conhecer a realidade do seu público e também a se preparar para possíveis turbulências que podem acontecer.

Além disso, ao analisar dados para tomar as decisões corretas, você identifica o melhor:

  • dia, horário e local;
  • público;
  • temática;
  • formato do evento;
  • atrações;
  • alimentação e bebidas;
  • duração;
  • novas ideias;
  • ameaças externas;
  • expectativa do público.

Somente assim você sai da mesmice e cria eventos surpreendentes, inovadores, que façam sentido e ainda proporcionem ao público uma experiência diferente daquelas que ele está acostumado a conhecer. Nem precisamos comentar sobre os benefícios que isso traz para a sua instituição ou empresa, certo?

Analise o motivo de você precisar investir nas pesquisas de mercado

Você ainda está em dúvidas sobre se deve ou não e como fazer pesquisa de mercado? Então, confira agora mesmo quais são os motivos pelos quais você precisa investir nesse recurso:

  • aumentar as inscrições para o seu evento;
  • medir a conscientização sobre o tema do evento;
  • coletar informações que ajudam no planejamento;
  • criar um bom planejamento de marketing;
  • criar campanhas mais envolventes;
  • reduzir o risco de tomar decisões erradas;
  • melhorar a gestão de gastos;
  • avaliar e monitorar a concorrência;
  • verificar se há público e mercado para o seu evento;
  • identificar oportunidades de crescimento;
  • criar insights importantes para tornar o evento único;
  • avaliar as preferências do seu público;
  • estudar melhor os 4 P’s do marketing no seu evento (praça, público, promoção e produto);
  • evitar surpresas desagradáveis;
  • coletar feedbacks importantes.

Quando você avalia a opinião do público em dados concretos fica muito mais fácil criar um plano de marketing mais assertivo e que converta em muitas inscrições qualificadas (pessoas que realmente têm interesse na temática do seu evento, e não fazem a inscrição apenas por fazer).

Além disso, você promove mais engajamento nas mídias sociais: as pessoas compartilham, comentam e avaliam o seu evento de uma maneira positiva, fazendo com que tenha mais visibilidade para a sua empresa.

Saiba como a tecnologia pode ajudar na realização das pesquisas de mercado

Obviamente, você não precisa bater de porta em porta pedindo para as pessoas participarem da sua pesquisa, certo? Tampouco ficar na porta das salas de aula para ver se os acadêmicos têm interesse em participar, por exemplo, de uma amostra de talentos, você concorda?

Isso porque as tecnologias surgem para ajudar a realizar as pesquisas de mercado sem burocracia, reduzindo as chances de erros humanos e permitindo análises cada vez mais precisas.

Para isso, invista em uma plataforma de eventos que ajude no planejamento estratégico das suas questões. Assim, você elabora um questionário rápido, fácil e sem complicações — afinal, se você criar uma pesquisa com 100 perguntas, as chances de retorno serão muito baixas.

Então, encontre um software que permita que você crie as perguntas de forma personalizada, envie por e-mail e ainda possibilite que as pessoas compartilhem nas mídias sociais. Aliás, as redes sociais são excelentes aliadas do seu evento, desde que você saiba utilizá-las com inteligência e de forma estratégica.

Veja como fazer uma pesquisa de mercado sem mistérios

Agora que você entendeu o que é, qual é a sua importância e também sobre como a tecnologia é uma excelente aliada nesse processo, veja como fazer pesquisa de mercado:

  • mapeie a ideia do evento;
  • liste todas as características que você considera importante ter no evento;
  • defina o objetivo do evento;
  • veja quem é o seu público-alvo;
  • determine o prazo da pesquisa;
  • determine a metodologia da pesquisa (lembre-se de definir se ela será quantitativa ou qualitativa);
  • elabore perguntas estratégicas para o seu público;
  • colete os dados das pessoas de interesse;
  • contrate uma plataforma de pesquisa;
  • crie um template personalizado com as perguntas;
  • envie para o e-mail do seu público;
  • compartilhe nas mídias sociais;
  • invista na mídia on-line e off-line para divulgar a pesquisa ao público;
  • ofereça um bônus, sorteio e outros programas de incentivo para que o público tenha interesse em participar;
  • tabule as pesquisas;
  • mensure os resultados;
  • elabore um relatório completo contendo todos os dados da sua pesquisa;
  • tome as decisões mais assertivas baseadas nos dados do seu público;
  • crie um evento surpreendente ao seu público;
  • obtenha todos os resultados que você esperava;
  • comemore o sucesso do seu evento!

Viu? É muito fácil saber como fazer pesquisa de mercado! Ao investir nela, você toma as decisões de público, atração, formato (ou sejam quais forem as suas principais dúvidas com relação ao evento que você está organizando) baseadas em dados. Isso traz resultados mais assertivos, uma vez que o planejamento estratégico é construído com base na tabulação de informações que você obteve nas pesquisas.

Neste post, você conferiu o que é e como fazer pesquisa de mercado para obter resultados. E, aí? Você ficou interessado em realizar uma pesquisa? Caso você tenha achado o nosso post importante, aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você acompanha as nossas publicações e aprende mais sobre esse universo!

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