Organizar Eventos

Networking profissional: Como fazer e ter sucesso na carreira?

Escrito por: Aline Braz

Networking profissional é um desses termos estrangeiros super utilizados quando o assunto é carreira e mercado de trabalho. Ele se refere à construção de relacionamentos essenciais para aumentar as chances de sucesso de qualquer área de trabalho. Mas antes de começar a investir nessa estratégia, é importante conhecer bem a sua origem, o contexto em que se encaixa e quais os reais benefícios dessa prática no dia a dia.

Nesse texto vamos explicar tudo sobre networking, desde sua influência no desenvolvimento da vida profissional, as melhores dicas de como aperfeiçoá-lo, ou até mesmo começar do zero.

Aqui você vai aprender:

Vamos lá?

O que é networking profissional?

Desde muito pequenos somos estimulados a construir uma rede de contatos. Quem aí não lembra dos primeiros amiguinhos conquistados no jardim de infância? Aquela interação e troca foram essenciais para o nosso crescimento no ambiente escolar e enquanto indivíduos também. 

Na vida profissional não é diferente! É indispensável estar cercado de pessoas que tenham objetivos similares, maior experiência e boas ideias. É essa prática que chamamos de networking, a construção e cultivo de boas relações profissionais para troca de experiências, informações e, com isso, melhoria e avanço da carreira. 

O  networking profissional e a influência na carreira acadêmica e profissional

Depois do que comentamos acima, pode parecer que apenas algumas profissões precisam estimular essa prática, e não é verdade. Cercar-se de pessoas que inspiradoras e criativas pode somar para sua carreira, independentemente da área em que trabalhe.

Mesmo que você ainda seja universitário ou se já está há mais de 20 anos no mercado de trabalho, seu foco deve ser sempre melhorar. Para que essa seja uma constante, sua rede de contatos, construída ao longo do tempo, será crucial. 

Carreira acadêmica

Os dias na universidade são oportunidades incríveis para desbravar novos caminhos e estar acompanhado das pessoas certas é essencial. Por isso, mantenha contato com alunos que já estão envolvidos em projetos e que têm mais experiência, como também com professores. Isso pode te proporcionar oportunidades de especializações, parcerias de trabalho, intercâmbio e muitas outras opções! 

Carreira profissional

Ao ingressar no mercado de trabalho você vai sentir a necessidade de bons contatos. E. claro, que os eventos são uma das melhores opções para estimular essa prática. Então não hesite em participar de eventos corporativos, rodadas de negócios, eventos sociais e saídas casuais. Essa é a melhor maneira de se manter por dentro do que anda acontecendo na sua área e de se preparar para todas as possibilidades!

Como melhorar o seu networking profissional

Networking profissional é troca. Não é só você quem sai ganhando nessa história! Por isso, para construir bons relacionamentos e, assim, uma rede sólida de contatos é preciso investir primeiro em você para poder ter o que oferecer nessa permuta. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar:

Seja alguém que é lembrado 

Ser lembrado por alguém é algo que resulta de uma boa impressão. Para despertar essa reação é preciso deixar à mostra suas melhores características. Então, não se limite! Seja participativo e não dispense nenhuma oportunidade de contribuir e se manifestar, mas, claro, só quando tiver algo relevante para falar, caso contrário pode soar forçado, o que não é nada bom! 

Dê o seu melhor

Dê o seu melhor, sempre! Falo isso, porque você pode não estar desempenhando a função dos seus sonhos, mas isso não é desculpa para não ter um bom desempenho. Então, independentemente do que você fizer, deixe a marca de algo bem feito.

Fortaleça sua imagem

Seja alguém visível e acessível. Hoje as redes sociais são importantíssimas para promover essa visibilidade, pois funcionam como uma vitrine virtual. Então, aproveite essa oportunidade e invista na sua imagem. A melhor opção é produzindo conteúdos relevantes e que interessem à sua rede de contatos. Não perca tempo, compartilhe suas ideias!

Mostre quem você é

Você é o diferencial que as pessoas podem estar procurando. Por isso, acredite em você! Seja autêntico, verdadeiro, não forje uma imagem irreal de você. Essa é a principal característica que te fará ser lembrado, ao invés de outra pessoa que também pode ser muito boa na área. 

Networking profissional em eventos

Além de tudo que já falamos acima, participar de eventos também é uma das estratégias mais eficientes para quem deseja expandir sua rede de contatos. As chances de encontrar pessoas com objetivos em comum aumentam, e muito! E para otimizar ainda mais essa oportunidade, o segredo é buscar por eventos específicos, se preparar e não vacilar. 

Esteja atento a todas as possibilidades de conversa e interação. Pode ser que num encontro casual, no happy hour ou num simples café possa surgir uma excelente proposta de trabalho, uma ideia de parceria e a garantia de um contato excelente. Eventos são ótimos por isso, cada espaço é propício para um bom networking.

Ah, falamos mais sobre isso nesse post. Lá tem várias dicas que vão te ajudar ainda mais! E para receber mais conteúdos como esses é só assinar a nossa newsletter logo abaixo! 

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos!



Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos