Organizar Eventos

As vantagens de usar modelos de certificado de participação

Escrito por: Karina Melo

Todo organizador sabe como é importante oferecer certificado nos eventos. Já parou pra pensar como ter em mãos modelos de certificado de participação facilitaria esse processo? Modelos editáveis podem ser aliados na hora de executar essa etapa.

Além de evitar erros frequentes como a falta de informações necessárias para tornar o certificado válido (mais abaixo, falo melhor disso!), a economia de tempo é outra vantagem: além de diminuir o trabalho e o tamanho da equipe, por exemplo, você não precisará de designer para criar e diagramar os modelos de certificado de participação.

Os certificados agregam valor ao evento, trazem credibilidade e estimulam o participante a se inscrever – afinal, quem não gosta de receber hora complementar para cumprir a carga horária da faculdade e finalizar o curso?

Para garantir que tudo ocorra bem, você precisa checar se o modelo do seu certificado contém a estrutura certa e se o processo de entrega está bem definido – online ou impresso?

Nesse texto nós vamos te explicar por que os certificados devem ser uma das prioridades do evento, o que colocar no seu, quais as vantagens de enviá-los por e-mail e, no final, preparamos uma surpresa para facilitar esse processo inteiro!

Certificados são essenciais nos eventos

É sempre bom ter a certeza de que depois de dedicar tempo e energia em um evento você pode comprovar a sua participação e ser beneficiado. Quando o participante tem essa certeza é estimulado a comparecer.

Os certificados são reconhecidos como documentos acadêmicos e ajudam os estudantes a eliminar as pendências de horas na conclusão do curso, além de provar a participação em diversas atividades como palestras e seminários.

Enriquecer o currículo com variadas certificações é outra vantagem que agrega valor profissional e valoriza os credenciados, palestrantes, equipe e até os próprios organizadores.

O que não pode faltar no seu certificado?

Para montar um certificado de forma correta é necessário ficar atento a alguns pontos essenciais. São eles:

Nome 

É um dos pontos principais, sem ele não seria possível distribuir os certificados e nem validá-los. Não esqueça de garantir que os nomes estão completos e sem erros de digitação.

Nome do evento, local e data

Não importa se o evento foi realizado online ou presencialmente, os certificados precisam mostrar onde ele aconteceu, em que data e citar de qual se trata – se houver mais de uma edição, identifique.

Tipo de atividade

O certificado deve mencionar em qual atividade o participante compareceu – workshop, mini-curso etc. Caso queira emitir para um palestrante, apresentador ou até organizador, deixe claro cada função.

Carga Horária

É através dessa informação que futuramente o documento vai servir para comprovar horas extracurriculares.

#DicaDoity – É possível deixar o seu certificado ainda mais personalizado se você realizar o controle da entrada e saída no dia do evento – assim é possível contabilizar a carga horária de todos os envolvidos individualmente.

Assinatura

Sem a assinatura o certificado não tem validade, se transforma em um papel comum, sem autoridade. Se preferir, você também pode optar por marcar o documento com o carimbo do organizador responsável.  

Logos

Inclua no certificado a logo do seu evento, dos parceiros e patrocinadores.  

Código de validação

O código é mais um indicador que mostra que o seu evento é profissional. Ele é um registro numérico gerado pela organização ou plataforma responsável pelo gerenciamento.

Sem esses indicadores é mais difícil validar os certificados e garantir credibilidade ao evento. Ah! Lembre-se de conferir todas as informações para garantir que não aconteça nenhum erro de digitação ou troca de dados.

Por que utilizar certificados online?

Já parou pra pensar na quantidade de tempo e material gasto para emitir certificados nos eventos? Se você é organizador, com certeza, já teve a experiência de reunir a equipe para montar cada um, providenciar a impressão e entrega.

Para resolver essa correria você pode utilizar a tecnologia e se beneficiar com a versão online da emissão dos certificados. Dá uma olhada nessa lista de vantagens!

Redução de custos

Você não precisa mais se preocupar em acrescentar no seu checklist de orçamento gastos com papel timbrado de qualidade e impressão. Essa é uma atitude sustentável e repleta de economia!

Praticidade na entrega

Enviar os certificados via e-mail, além de tornar a entrega bem mais rápida, tem a vantagem de eliminar as filas que se formam ao final do evento ou até evitar estresse com o envio pelos Correios;

Certificado sempre à mão

O participante é beneficiado pela entrega online, já que é muito mais difícil perder um documento digital. Além disso, ele pode imprimi-lo a qualquer momento, mais de uma vez, se necessário.

#DicaDoity – Existem plataformas de eventos que centralizam todas as informações dos participante e envolvidos. Através delas é possível personalizar e enviar os certificados para o e-mail de cada participante, com apenas alguns cliques. Experimente!

São mudanças como essa que transformam o processo manual, cheio de gasto de tempo e energia em uma etapa simples e livre de preocupações.

As vantagens de usar modelos de certificado de participação

Utilizar modelos prontos é mais uma forma de ganhar tempo e aproveitar a tecnologia a seu favor, principalmente quando são emitidos vários tipos de certificados – para participantes, palestrantes, apresentadores, organizadores.

Para quem prefere montar um modelo próprio com a cara do seu evento pode usá-los como inspiração! Existe uma variedade disponível para download na internet, mas cuidado, nem todos têm templates totalmente editáveis e de uso intuitivo.

Modelos de certificado de participação: baixe agora

Lembra da surpresa que falamos lá na introdução? Então, a boa notícia é que preparamos dez templates exclusivos para você escolher de acordo com a identidade visual do seu evento.

Os modelos são de diversas áreas do conhecimento como, saúde e Direito. Além disso, cada um foi montados de acordo com as exigências de validação e o melhor, são totalmente editáveis.

Tudo isso para te ajudar a não perder tempo buscando modelos na internet, montando e editando todo o material, além de te ajudar a economizar dinheiro com a contratação de profissionais para realizar todo o trabalho.

Para fazer download basta clicar no link abaixo! Espero que esse material tenha sido útil para você. Aproveite bastante os modelos de certificado de participação e sucesso no seu evento!

Kit gratuito de modelos de certificados para eventos

Neste kit você encontrará modelos prontos para serem personalizados e utilizados no seu evento.

Baixe aqui
Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos