Marketing e Vendas

Top 5: como usar o marketing de conteúdo para eventos

Escrito por: Fernanda Lins

Um evento começa a acontecer muito antes de acontecer de verdade. Parece confuso?! A gente explica: as etapas do pré-evento são tão importantes quanto o dia. Aliás, um grande dia só será possível com planejamento! Por isso, as estratégias de divulgação do seu evento são fundamentais para o sucesso dele. Que tal descobrir como ir além nas técnicas e usar o marketing de conteúdo para eventos?

Mas antes de tudo… Já ouviu falar em marketing de conteúdo? Olha, essa é maneira de engajar os clientes e futuros clientes – no seu caso, participantes e futuros participantes – por meio da criação de conteúdo relevante, materiais que interessem e gerem valor pra sua rede de clientes e potenciais interessados no seu negócio, serviço, produto… ou evento! 

Está ficando mais claro?! Pra entender os detalhes, segredos e usar da melhor forma o marketing de conteúdo para eventos, confira o top 5 de dicas que selecionamos para você e comece esse evento com tudo!   

Marketing de conteúdo para eventos: como usá-lo?

Esse conjunto de técnicas pode fazer muito pelo seu evento, acredite! Você vai oferecer conteúdo e vai alicerçar sua rede de interessados em algo que é super importante pra ele. É uma construção. Isso é muito mais que promessas – tantas vezes impossíveis de serem cumpridas – e está longe de ser propaganda enganosa. 

As pessoas hoje têm muito mais liberdade para decidir o que, como e quando consumir conteúdo, então, como diz o ditado, você tem a faca e o queijo na mão para produzir, exatamente, o que seu público quer e gerar conhecimento, interesse e relevância

Agora, vamos ao que interessa: com vocês, nosso top 5 do marketing de conteúdo para eventos!

     1) Explore os diferentes tipos de conteúdo

Não existe fórmula pronta sobre que tipo de conteúdo deve ser produzido. As plataformas e formatos serão definidos de acordo com o seu público-alvo. O que consomem? Onde consomem? Com que frequência consomem? A primeira dica: mesmo que as redes sociais sejam a primeira coisa que vem à cabeça, é fundamental saber que as pessoas também podem estar interessadas em outro tipo de conteúdo.

Vale tudo! Vídeos, podcasts, newsletter, textos para blog, entrevista com algum convidado especial, infográficos, quiz, fotos. Explore os diversos formatos, mas sem esquecer da coisa mais importante: para quem você está produzindo. Conhecer essas pessoas é essencial. E, ah, dá uma olhada nesse texto e entenda como as técnicas de SEO vão te ajudar a deixar seu evento bombando na internet.    

      2)  Monitore e analise suas estratégias

Não adianta criar um monte de estratégia e não ficar de olho se ela está funcionando bem ou não. É simples: se você investe, seja tempo ou dinheiro, em alguma técnica de marketing de conteúdo para eventos precisa monitorar para saber se tem funcionado, sobretudo, porque isso vai dizer muito sobre como será o dia do evento – e a gente sabe que todo organizador quer casa cheia!  

Você precisa fazer uma análise sobre como o público recebe seus conteúdos: muitas interações? Compartilhamentos? As pessoas têm aberto os e-mails? Lido os conteúdos do blog? Feito contato? A partir disso é que você terá um termômetro para seguir em frente, ou ajustar seu plano de marketing, afinal o objetivo é vender inscrições – pra saber mais dicas sobre isso, baixe o e-book abaixo, é grátis.

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    3) Faça uma rede de contatos

É impressionante como se relacionar bem é importante pra tudo! Até no marketing de conteúdo para eventos fazer contatos vai te ajudar muito. Mais que o networking tradicional, você precisa correr atrás de parceiros que possam colaborar com a sua divulgação. Isso mesmo: a internet está cada dia mais colaborativa, então, é muito importante fechar parcerias para compartilhar seu conteúdo ou até produzir materiais em conjunto

Tente publicar seus textos em blogs que tenham uma audiência similar a sua, perfis em redes sociais que possam compartilhar seu conteúdo, ou produzir algo que seja do interesse de ambos. De maneira resumida: trocar likes e links! E se ainda não entendeu a importância disso, na prática, é só pensar que o futuro participante ou o participante do seu evento tem uma rede de interesses e poder achar sobre seu evento em vários lugares! 

    4) Construa e conte a história do seu evento

Dá o play antes de seguir a leitura: 

“O que une as pessoas? Exércitos? Ouro? Bandeiras? Histórias. Não há nada no mundo mais poderoso
que uma boa história. Nada pode impedi-la”

Se você assistiu à série Game Of Thrones vai lembrar desse trecho do discurso do Tyrion Lannister que ilustra super bem a ideia de contar boas histórias. Elas são perfeitas para envolver as pessoas e no seu evento não seria diferente!  Por isso, comente sobre os bastidores, fale dos seus convidados, compartilhe os objetivos, detalhes sobre o local, a programação, o clima de ansiedade, construa a melhor história para fazer o melhor evento!

     5) Não deixe de seu público esquecer do seu evento

E se você acha que o trabalho encerra quando o seu evento termina, está enganado! Além de atividades como a emissão de certificados, feedbacks, ou relatórios financeiros, ainda é momento de investir no participante, ele continua sendo seu foco principal. A ideia é que a imagem permaneça para as próximas edições e até mesmo para um novo evento que você possa realizar. 

A gente sempre reforça a importância de trabalhar no pós-evento para garantir a retenção do seu cliente, afinal, o participante só vai voltar ou falar bem se ele gostar. Continue nutrindo ele de conteúdo, envie uma pesquisa de satisfação, use fotos – o site do seu evento é ótimo para colocar informações, por exemplo -, compartilhe as experiências positivas e aprenda com as negativas. Esse é o caminho do sucesso! 

E agora, pronto para colocar as técnicas de marketing de conteúdo para eventos em prática?! Depois desse top 5 você já tem tudo para arrasar. Mas como a gente sabe que ajuda é sempre bem-vinda, baixe o e-book e comece a sua estratégia com um parceiro que nunca falha: o e-mail! 

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Fernanda Lins

Gestora de marketing e de conteúdo. Uma jornalista que já quis ser escritora. Apaixonada por palavras, praia e futebol

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