Nada melhor que divulgar seu evento onde se pode encontrar um excelente número de futuros participantes, não é mesmo? Usar o Instagram para eventos é uma ótima alternativa para fazer tudo dar certo!

Criado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e o norte-americano Kevin Systrom, o Instagram se tornou, sem dúvidas, uma das redes sociais que mais cresce no mundo.

Os dados do Content Trends, comprovam como o Instagram, hoje, é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros no ciberespaço, destacando seu crescimento consecutivo nos últimos três anos.

Isso porque o Instagram oferece diferentes alternativas e ferramentas para auxiliar seus usuários, além da vantagem de não gastar nada com isso – caso não opte por patrocinar seus posts (falaremos disso mais adiante), é claro.

Aproveite nossas dicas, crie um perfil e comece a usar essa ferramenta do marketing digital.

1. Faça um planejamento

Usar o Instagram para eventos requer, antes de qualquer coisa, planejamento!

Pode até parecer que fazer postagens no Instagram é uma tarefa simples (o que não deixa de ser), no entanto, para que suas publicações alcancem o sucesso desejado é indispensável que antes seja feito um bom planejamento.

Evite postagens aleatórias, sem conexão e relevância, por isso pense em todo o conteúdo que pretende passar a seus seguidores e não apenas em uma postagem isolada. 

Para te ajudar, fizemos uma pequena lista de detalhes muito importantes que você deve pensar antes de compartilhar qualquer conteúdo. Eles farão toda a diferença, confira. 

  • Tenha em mente qual ou quais personas quer atrair. Busque conhecê-las para assim fornecer um conteúdo que atraia e converse com as suas necessidades;
  • Pense em conteúdos relevantes, que informem e sejam úteis, de forma que seus seguidores possam se sentir cada vez atraídos por suas postagens;
  • Escolha os formatos ideais para seu post (daqui a pouco, no item 3, a gente fala disso), buscando atender as necessidades e a realidade do seu público;
  • Pesquise e veja qual o melhor horário para fazer as postagens (lembrando que cada público é diferente, não existe um horário ideal para todos, a solução é testar e ver o que gera maior interação);
  • Faça boas legendas. Para isso você precisa usar a linguagem adequada ao seu público-alvo (para isso é preciso pesquisar, e claro, testar);

Existem ferramentas muito úteis nessa fase de planejamento e organização.

Uma delas é o Trello, ferramenta de gerenciamento de tarefas em listas, que pode ser acessada tanto pelo seu navegador ou pelo app em seu smartphone.

Nela você consegue organizar todas as suas tarefas, criando checklist, deixando comentários, além de dar acesso a sua equipe (se for o caso) ao quadro de tarefas, o que facilita a comunicação e agiliza todos os processos.

O Mlabs também é uma plataforma que pode te auxiliar muito nessa fase de planejamento. Ele propõe te ajudar a lidar com algo muito valioso, o tempo.

Através do Mlabs você consegue agendar seus posts no Instagram e em outras redes sociais, poupando tempo, além de fugir do risco de perder o timing certo para fazer suas postagens.

2. Poste com frequência

É super importante a constância que as suas postagens precisam ter: busque estar sempre presente na timeline dos seus seguidores.

Para isso, faça postagens diárias, no mínimo, uma por dia. Mas, atenção! Suas metas devem ser realistas, não adianta querer fazer vários posts durante o dia, se você não tem esse tempo disponível para preparar material.

Cuidado: quantidade não é qualidade! Isso porque atualmente o algoritmo do Instagram faz com que os seus usuários encontrem o que eles mais desejam em primeiro lugar.

Dessa forma, mesmo que você faça postagens 15 vezes ao dia, se o seu conteúdo não apresentar relevância e, consequentemente, não gerar interação (curtidas e principalmente comentários), seus posts dificilmente aparecerão na timeline dos seus seguidores.

3Produza conteúdo criativo

Os usuários do Instagram prezam por uma boa estética. Por isso, você não pode pensar diferente quando for divulgar seu evento.

Fotos e vídeos bem produzidos e editados, além de atrair olhares, curtidas e compartilhamentos, também conseguem passar credibilidade e ajudar na fidelização dos participantes.

Seja claro e objetivo ao passar seu conteúdo, mas não limite a sua criatividade, certamente ela vai garantir o diferencial que seu evento precisa durante a divulgação.

É importante evitar escrever legendas muito grandes. Uma foto autoexplicativa com uma legenda simples, um infográfico ou um vídeo dinâmico passam a mensagem com mais clareza e dinamismo.

O próprio Instagram oferece filtros e a opção para cortar vídeos, o que facilita bastante no momento da postagem, mas também vale a pena apostar em ferramentas para edição de imagens (como o Photoshop e o Lightroom) e edição de vídeos (Adobe Premiere e Sony Vegas).

4. Aproveite a interatividade

Uma das principais características do uso do Instagram para eventos é a facilidade de interação entre seus usuários.

Com o passar dos anos ele tem se tornado um espaço comum a todos, sejam personalidades, atletas, políticos ou empresas. Nele todos podem seguir e serem seguidos ao mesmo tempo, tendo a liberdade de compartilhar desde grandes acontecimentos a simples detalhes do dia a dia.

Mas não pense que toda essa interatividade deve ser usada exclusivamente para fazer propaganda do seu evento, na verdade, o ambiente do Instagram é ideal para criar vínculos e consolidar relacionamentos.

Fale no tom que seu público deseja ouvir:

– Seja bem humorado em suas postagens, mas tomando o cuidado de saber equilibrar diversão e informação, para não fugir do foco do seu perfil;

– Responda ao máximo seus seguidores, assim você passará a ideia de proximidade e atenção, criando uma verdadeira relação com os participantes e interessados;

– Seja transparente! Quanto mais real melhor, pois seus seguidores precisam se identificar com suas postagens, e só conseguirão se elas corresponderem a algo real e alcançável;

– Crie concursos e sorteios, eles também são opções que geram bastante interatividade, além de ajudarem diretamente na divulgação;

– E por último, não esqueça de deixar sempre disponível o link para inscrição do evento na sua bio.

5. Aposte nos Stories

Se o Instagram já promove por si só muita interatividade e engajamento, com os Stories essa opção só aumentou, restando a você toda a liberdade para produzir um conteúdo atraente e criativo.

Nessa ferramenta é possível compartilhar momentos (fotos e vídeos) que ficam na rede social por apenas 24 horas, podendo divulgar o que está acontecendo na produção do seu evento em tempo real, o que é incrível.

Com os stories, você consegue gerar interatividade através de um formato mais simples e rápido, seja contando uma história, fazendo entrevistas com participantes e palestrantes do evento, ou simplesmente brincando com os filtros.

Há também a opção de usar diferentes filtros, stickers, textos, emojis, gifs, hashtags, fazer transmissão ao vivo, marcar a localização, além de fazer enquetes, uma excelente ferramenta para pesquisa de opinião pública, muito rápida e prática.

O segredo é sempre se arriscar e soltar a criatividade para conseguir engajamento.

6. Use as Hashtags

Existe uma ferramenta que pode te ajudar bastante a conseguir mais visibilidade quando utilizada estrategicamente. Estamos falando das famosas hashtags (#) que podem ser utilizadas tanto nas postagens do feed, como nos próprios stories.

Pesquise as hashtags mais utilizadas nas buscas feitas pelo seu público e as use em suas postagens também, pois isso aumentará as chances delas serem encontradas por novas pessoas.

Procure também criar hashtags próprias para o seu evento, coloque sempre em todos os posts e convide os participantes a fazer o mesmo. É ótimo para acompanhar as atualizações sobre o evento e monitorar os comentários e fotos publicadas.

7. Faça anúncios

Com certeza você já se deparou com algum anúncio na sua timeline ou nos próprios Stories. Eles podem promover maior visibilidade e aumentar as chances de atração para seu evento.

Para criar anúncios no Instagram você precisa utilizar a plataforma Facebook Ads e, claro, estar disposto a investir para ganhar esse “empurrãozinho” a mais. E o mais legal é que você pode criar anúncios investindo bem pouco: com apenas R$ 10,00 você patrocina seus posts.

No Facebook Ads você define qual tipo de público quer alcançar, os lugares onde quer anunciar (Instagram Stories, feed, coluna direita, vídeos etc), por quanto tempo quer fazer os anúncios e o valor do seu investimento.

Além disso, eles ainda te informam sobre os resultados que seus anúncios estão tendo, te ajudando a controlar e saber se vale a pena continuar investindo nesse tipo de estratégia.

Agora que você já sabe como usar o Instagram para eventos, que tal ler nosso post sobre marketing digital e ver como ele pode te ajudar a alcançar melhores resultados no seu evento?

Sucesso!

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