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Como criar a identidade visual perfeita para o seu evento

Escrito por: Karla Assis

Basta pensar nas argolas das olimpíadas ou no logotipo do Rock in Rio para entender o poder da identidade visual para eventos. É muito fácil lembrar dessas imagens e, repare, o estilo delas não tem nada de complicado. Isso significa que você também pode criar materiais impactantes e memoráveis para identificar o seu evento — sem complicações.

identidade visual para eventos

Quer saber como? Confira a seguir:

A identidade visual para eventos faz toda a diferença! 

identidade visual para eventos

Competições, palestras, coquetéis, desfiles de moda, workshops, lançamentos de livros ou produtos, reuniões para networking… a identidade visual para eventos é uma estratégia poderosa!

A chave é trazer à lembrança dos participantes a experiência que tiveram ao participar do seu evento. É o mesmo que acontece com a música —  dá uma olhada nesse texto aqui para entender do que estou falando! 

Com uma boa dose de criatividade, você consegue expressar esse conceito em um logotipo. Mas nada como ir além e envolver seu público com um estilo próprio de comunicar as sensações através de imagens, criadas especialmente para dar destaque à ocasião.  Assim o seu evento pode ser reconhecido num piscar de olhos e, o melhor, se tornar inesquecível!

O passo a passo da criação da identidade visual para eventos

identidade visual

Se você quer promover um evento de sucesso, o planejamento é fundamental. Sendo assim, esta é uma tarefa que deve ter prioridade máxima assim que você já tiver preparado o essencial do seu evento, como data, local e orçamento.

Em geral, o processo envolve as seguintes etapas:

  1. Definir com clareza as características do evento: tema, objetivo, estilo, dinâmica e público-alvo — com os principais dados sobre as pessoas para quem o evento se destina.
  2. Determinar quais recursos (físicos e online) serão utilizados para reforçar visualmente o conceito do evento, dos mais variados materiais de marketing a detalhes decorativos, uniformes, menus, vídeos, e backdrops — aqueles painéis para tirar fotos.
  3. Deixar a criatividade fluir e testar suas ideias de cores, fontes, fotos, ilustrações e outros elementos de design, para determinar o conjunto de recursos que melhor transmite a atmosfera desejada.
  4. Criar o logotipo do evento e suas versões.
  5. Customizar o site do evento e criar os perfis nas redes sociais (e depois produzir os posts e anúncios), banners, cartazes, panfletos etc.
  6. Elaborar releases, assinatura do evento para e-mails de enquete e/ou agradecimento, newsletters, folders, blocos com papel timbrado, certificados de participação, vales-brinde e outras formas de lembrança da participação.
  7. Adaptar e/ou atualizar a identidade visual, no caso de eventos recorrentes.

Parece muita coisa? Mas não precisa se preocupar: dá para criar toda a identidade visual para eventos com os recursos de uma plataforma de design.

Como criar materiais gráficos que destacam a sua identidade visual

identidade visual

É claro que há uma série de assuntos que você pode pesquisar para ter mais suporte na concepção de sua identidade visual — da psicologia das cores, na comunicação ao estudo do branding de eventos de sucesso no seu nicho, por exemplo.

Mas que tal começar pelo básico?

As dicas a seguir funcionam como um tripé. Elas dão o apoio que você precisa antes, durante e depois de seu evento para criar materiais gráficos incríveis. Veja só:

1- Aposte na personalização

A personalização é a chave para destacar o que o seu evento tem de mais especial. Afinal, você entende melhor do que ninguém qual o conceito da experiência que está promovendo e pode identificar os detalhes de maior interesse para seu público.

E isso não significa abrir mão de alguns atalhos que tanto facilitam seu trabalho…Assim como você se acostumou a fazer aqui, vale usar um template e fazer as alterações que quiser em seus materiais gráficos para compartilhar online ou imprimir. Então, aproveite que os modelos prontos do Canva são criados por designers profissionais e use-os como inspiração.

2- Mantenha a sintonia

Todos os materiais relacionados ao evento devem estar em sintonia com a identidade visual. Pense em cada design como uma amostra do que você tem a oferecer ao público e lembre-se que um bom “conjunto da obra” reforça sua mensagem e demonstra profissionalismo. Portanto, é importante manter um padrão de qualidade e garantir a precisão dos elementos.

Digamos que você escolheu uma fonte em vermelho para o seu logotipo, como o famoso design do Rock in Rio. Não há problemas em variar as cores que atuam como coadjuvantes em seu material, mas o ideal é repetir o tom exato do vermelho em todas as versões do logo.

Do contrário, a diferença de tonalidades pode fazer com que as pessoas desconfiem que o material não é oficial. Uma boa solução para evitar isso é organizar em um só lugar os valores exatos de cada cor de sua paleta, definir o seu conjunto de fontes já prevendo os tamanhos para cada tipo de uso, criar pastas com imagens, ilustrações e outros detalhes essenciais.

3- Envolva seu público

Como você acaba de ver, o visual de seus materiais pode transmitir credibilidade e agregar valor a seu evento. Mas dá para aproveitar bem mais esse potencial. Faça com que sua identidade gere identificação, estimulando as pessoas a compartilharem detalhes sobre a experiência!

Para isso, elabore atividades e materiais sob medida para gerar engajamento nas redes sociais: animações de contagem regressiva, brindes e adereços que podem ser fotografados durante o evento, vídeos dos melhores momentos e muitos posts incríveis — tanto para gerar expectativa quanto para registrar o evento e celebrar as memórias criadas pelo público.

Você pode economizar tempo criando bases para editar rapidamente, sem perder o frescor de publicações como stories do Instagram e Facebook. Além disso, considere fazer adaptações para homenagear uma nova cidade ou estação do ano, caso o evento se repita em diversas ocasiões e localidades.

Faça seu evento brilhar

Aproveite nossas dicas de identidade visual para eventos e combine suas ideias mais brilhantes com a planejamento necessário para colocá-las em prática, e, claro, pense sempre na experiência que deseja ofertar aos participantes. Para entender melhor como pode fazer isso, baixe o e-book abaixo!

Transforme seu evento numa experiência inesquecível!

Descubra quais as vantagens de utilizar essa estratégia e como implementá-la no seu evento

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Karla Assis

Karla Assis

Especialista em marketing digital do Canva, uma plataforma digital que permite a qualquer pessoa criar designs profissionais de maneira intuitiva e gratuita.

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