Organizar Eventos

Hotsite para eventos: como uma plataforma pode ajudar na construção?

Escrito por: DoityTeam

A organização e a divulgação de eventos mudaram muito nos últimos anos. Cada vez mais virtual, o contato com o público passou a se dar quase que exclusivamente na internet. Dessa maneira, algumas ferramentas passaram a ganhar muito destaque e importância, como é o caso do hotsite para eventos.

Hoje em dia, a maioria dos grandes eventos conta com um site exclusivo, por meio do qual todo o relacionamento com os participantes acontece. Com diversas plataformas voltadas para esse tipo de construção na web, é possível ficar um pouco perdido.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo dicas sobre a importância de um hotsite para eventos e explicamos como uma boa plataforma pode auxiliar você neste processo. Confira!

O que é um hotsite para eventos?

A resposta para essa indagação encontra-se diretamente no próprio termo. Na tradução literal, hotsite significa “site quente”. Ou seja, é um site com um objetivo específico que, na maioria das vezes, tem uma vida útil com prazo determinado para acabar.

Isso significa que um hotsite geralmente aborda um único tema, como é o caso daqueles voltados exclusivamente para eventos. Diferentemente de um site, que se constitui na presença virtual de uma determinada marca e, portanto, precisa existir enquanto a marca estiver presente no mercado, o hotsite pode ser desativado quando o evento for finalizado.

Qual a importância de um bom hotsite para eventos?

Um hotsite para eventos, normalmente, incluirá informações pertinentes, canais de comunicação e, principalmente, links diretos para a aquisição de inscrições e passaportes. Isso significa que o hotsite é a central de tudo que diz respeito ao evento, tornando-se a principal referência para os interessados no acontecimento.

Dessa forma, o hotsite se torna um dos principais canais de absorção do público, sendo divulgado nas redes sociais, em estratégias de e-mail marketing, marketing tradicional e na mídia, por exemplo. Assim, evita-se que os interessados no evento se percam no site principal da sua marca, buscando por informações que, provavelmente, estariam escondidas em alguma página secundária.

No hotsite isso não acontece, pois o seu objetivo é servir justamente como uma central de informações e dados sobre o seu evento. Assim, a própria homepage de um hotsite já deixa claro para o visitante que o endereço da página é especificamente criado para o evento ao qual se destina.

Um bom hotsite para eventos deve contar com estratégias de divulgação, principalmente ligadas às redes sociais. Assim, os usuários podem fazer comentários, curtir postagens sobre o evento e, é claro, compartilhar sobre ele nos seus perfis pessoais, ajudando na divulgação orgânica do acontecimento.

Qual a principal função desse hotsite?

Para além do que já foi exposto, o papel principal de um hotsite para eventos é ser uma central de informações para os participantes. Muitas vezes, tudo o que alguém necessita é de uma página exclusiva para o evento, na qual seja possível encontrar facilmente todas as informações sobre ele.

Assim, há a possibilidade de incluir alguns dados, como data, horário e local do evento, além dos canais de vendas de ingressos. Essas informações são as mais básicas e que devem estar em todos os hotsites. Contudo, também é possível rechear a página com informações ainda mais úteis que, com certeza, ajudarão a atrair ainda mais visitantes, como:

  • programação completa do evento, com horários de palestras, mostras, shows e outros;
  • perfis e biografias dos palestrantes e das atrações do evento;
  • mapa com os principais hotéis da região;
  • links e informações sobre parcerias com empresas de hospedagem e de viagem, com as quais o participante pode conseguir descontos na organização da logística de ida e volta;
  • planta baixa da estrutura na qual ocorrerá o evento;
  • informações sobre cadastramento e inscrição no evento;
  • cadastro de mailing para recebimento de novidades sobre o evento.

Como uma plataforma pode ajudar na construção de um hotsite para eventos?

A plataforma é uma ferramenta fundamental para qualquer organizador que pretende gerir tudo o que diz respeito ao seu evento. Por isso, contar com uma empresa que oferece esse tipo de serviço significa ter muito mais comodidade na hora de cuidar da organização do evento, podendo assim focar a atenção em fatores mais urgentes. São várias as vantagens de utilizar esse tipo de plataforma, confira abaixo.

Praticidade

A primeira grande vantagem é que é muito mais prático centralizar todas as estratégias de divulgação e gestão do evento em uma única central. Boas plataformas contam com as etapas de organização, gestão, vendas e divulgação reunidas e integradas em uma única ferramenta, capaz de oferecer todas as informações de maneira fácil e simples.

Adequação visual

Quando falamos de um hotsite para eventos, um dos principais pontos é a atração que ele exercerá no público por meio de um aspecto estético agradável. Plataformas com esse objetivo contam com a experiência de inúmeros eventos realizados, conseguindo assim identificar aquelas estratégias de layout que funcionam melhor para determinados públicos.

Integração com outras funcionalidades

A construção e a manutenção de sites feitos de maneira tradicional são processos trabalhosos, que consomem muito tempo e energia. E, no final das contas, tornam-se ferramentas isoladas, feitas apenas para divulgação.

Contar com uma plataforma que permite a criação de um site em poucos minutos e, ao mesmo tempo, faz com que esse endereço esteja integrado com outras funcionalidades, como venda de ingressos e processamento de inscrições, é uma grande vantagem. Dessa forma, o aproveitamento do hotsite para eventos é muito maior, extrapolando a simples função de divulgação.

Como escolher uma boa plataforma de eventos?

A escolha de uma boa plataforma voltada para a criação de seu hotsite para eventos deve ser pensada por meio da análise de alguns fatores importantes. Por isso, questões de segurança devem vir sempre em primeiro lugar. Afinal de contas, a gestão de pagamentos e a liberação das verbas dos ingressos depende de uma plataforma segura e confiável, evitando-se assim qualquer tipo de problema desagradável.

Além disso, a integração com outras ferramentas e a possibilidade de grandes personalizações no layout do seu hotsite são aspectos que mostram uma enorme vantagem em investir nas plataformas que oferecem esse tipo de serviço.

Por isso, contar com uma plataforma como a Doity, capaz de entregar confiabilidade, segurança e praticidade, além de layouts atraentes e modernos, é fundamental para a construção do seu hotsite para eventos.

E aí, gostou das nossas dicas? Quer construir agora mesmo o seu hotsite? Então, entre logo em contato com a gente!

DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos