Organizar Eventos

Fórum de discussão: como organizar um fórum presencial

Escrito por: DoityTeam

O fórum de discussão é uma etapa indispensável no currículo acadêmico. De fato, conhecer novas ideias e abordar um tema relevante faz muita diferença na formação como profissional. Um ponto muito importante no momento de organizar uma ação desse tipo é priorizar questões abrangentes e atuais.

O grande segredo está em despertar o engajamento dos participantes com base em um planejamento detalhado. Pense em todo o procedimento como uma espécie de troca entre diferentes opiniões que agregam conhecimento. Só assim será possível montar a estrutura necessária para um evento de sucesso.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais na hora de organizar um fórum presencial e as principais vantagens ao público. Acompanhe:

Objetivos de um fórum de discussão

Antes de iniciar qualquer tipo de planejamento, torna-se necessário compreender qual o objetivo do fórum acadêmico. De nada adianta organizar um evento sem a base necessária para mobilizar o interesse dos participantes.

Por isso, estude detalhadamente as possibilidades e estabeleça o valor agregado às atividades educacionais. Tenha em mente que, independentemente da temática, o que faz a diferença é a interação dos presentes. A plateia precisa contribuir com ideias inteligentes para que a discussão alcance diferentes níveis.

Crie uma estrutura dinâmica

O professor responsável pela organização do fórum é fundamental para incentivar o diálogo ao garantir a participação dos estudantes. Depois de definir o local de encontro, os horários e a forma de divulgação, você precisa criar uma estrutura que se encaixe com o perfil do evento.

A disposição do debate deve ser dividida entre grupos contrários à resolução do assunto apresentado e os representantes à favor. Dentro desse contexto, também existe a comissão julgadora que tem a função de avaliar a relevância dos argumentos apresentados.

Como se trata de uma reunião que depende do engajamento de outras pessoas, o cronograma de ação precisa ser dinâmico para preservar o interesse. É evidente que, mesmo existindo vários pontos importantes no tema, o conteúdo pode se tornar massante em pouco tempo. Por isso, os termos técnicos e explicativos sobre o compromisso de cada um devem ser relatados de forma breve.

Estabeleça regras aos participantes

Para que o fórum promova conexões múltiplas dentro do universo acadêmico é essencial estabelecer regras aos participantes. Caso contrário, no calor do debate, existem riscos de todos falarem ao mesmo tempo e tornar a proposta insustentável.

O principal ponto está em estabelecer intervalos de tempo para que os grupos expressem suas opiniões. Esse tipo de cuidado da organização garante direitos iguais e otimiza a programação. Cada equipe pode ser formada por três alunos ou mais, conforme o planejamento do professor.

Já os responsáveis por avaliar os argumentos apresentados costumam ser escolhidos com cautela pela organização, pois se somam ao corpo docente convidado. Em alguns casos, também é possível que o restante da sala seja responsável por formar a comissão com a tarefa de mensurar os resultados ao final do evento.

Monte um cronograma detalhado

Ainda que você tenha regras em todas as etapas, se não existir um cronograma detalhado de ação, o objetivo principal pode ser deixado de lado. Acontece que, com o grande número de participantes, o assunto tende a divagar e criar novas discussões pouco relacionadas à temática central. Dessa forma, atentar ao plano de ação é fundamental para que você não perca o direcionamento.

Lembre-se de que a prioridade está em garantir a expressão de ideias diante de novas formações envolvidas no tema. Um simples argumento pode ganhar forma e mudar todo o rumo de uma pesquisa acadêmica, por exemplo. Por ter um caráter menos técnico, a discussão precisa encontrar diferentes formas de motivar o público. Logo, intercale os assuntos de acordo com ênfase de cada situação.

Escolha uma temática relevante

Você já deve ter notado que não existe fórum acadêmico sem um tema que desperte o interesse dos estudantes, não é mesmo? Esse tipo de escolha é uma tarefa bastante complicada por determinar o sucesso da atividade. Procure por algo inserido no dia a dia acadêmico de uma maneira inovadora. Claro que é praticamente impossível encontrar um assunto inédito no cenário universitário.

Porém, torna-se necessário pensar fora da caixinha para trazer novas vertentes de questões amplamente agregadoras. O fórum pode abordar até mais de um tema, caso seja de conhecimento dos participantes. Não se esqueça de que é preciso fazer uma série de reuniões prévias para estudar o que realmente desperta o engajamento.

Contribua com várias abordagens

A importância desse tipo de evento envolve, especialmente, a necessidade de enriquecer o currículo. Com a capacidade de avaliar outras ideias apuradas, os participantes desenvolvem novas habilidades e se tornam grandes argumentadores. Afinal, saber defender seu ponto de vista faz muita diferença no sucesso ao longo da vida acadêmica.

Essa troca de informações sobre um assunto de interesse coletivo é extremamente positiva, já que ajuda a ouvir sem desrespeitar outras opiniões. Não importa qual seja o segmento do curso ministrado, o diferencial está em manter-se atualizado diante de novos conceitos. Isso contribuí ainda com uma visão estratégica ao ingressar no mercado de trabalho.

Destaque as atribuições do moderador

O papel do moderador é fundamental para que tudo aconteça conforme o planejado. Sua principal função está em estabelecer limites e organizar a estrutura do cronograma. Um dos momentos de destaque é a abertura de perguntas aos participantes.

É nessa etapa que uma organização eficiente mostra seu valor por interpretar adequadamente a relevância do tema abordado. Outra questão importante envolve a prudência necessária para mediar os debates e controlar os ânimos.

Em situações mais intensas pode ser preciso interromper os grupos com veemência para garantir o cumprimento do tempo estipulado. Durante a finalização dos trabalhos, deve ser feita uma síntese dos argumentos apresentados com a intenção de destacar os motivos do debate e agradecer o empenho de todos.

Pronto! Agora você já sabe como organizar um fórum de discussão. O embate acadêmico se mostra indispensável na formação profissional dos participantes. Por esse ângulo, sempre vale a pena acompanhar bons debates que agregam valor à experiência como um todo e despertam ideias inovadoras dentro do segmento.

Gostou das informações deste artigo? Então veja também como fazer uma conferência de sucesso.

DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos