Organizar Eventos

Conheça 14 ferramentas para transmissão de eventos online

Escrito por: Karina Melo

Já parou pra pensar que as ferramentas para transmissão de eventos online são essenciais para você, organizador? Sem elas é impossível fazer eventos dessa modalidade acontecerem. Se você está em busca de uma solução para não cancelar, mas não está contente somente com a possibilidade de fazer o adiamento do Dia D – e como consequência ter a chance de perder toda a sua programação e precisar recomeçar – substituir o seu evento presencial por um encontro online pode ser uma excelente opção. 

A gente sabe que em momentos de crise é preciso se reinventar no mercado e enfrentar os desafios. Queremos te lembrar que a tecnologia continua ao nosso favor e agora mais do que nunca é a hora de você encontrar soluções, buscar conhecimento e investir a sua energia na tarefa de mudar o mundo através dos eventos – e a gente tá aqui para ajudar!

Nesse texto você vai descobrir 15 ferramentas para transmissão de eventos online! E depois dessa lista, vou te contar quais são os benefícios de organizar um evento nesse formato e muito mais. Só tem dica imperdível. Continue a leitura!

Nesse texto você vai conferir:

ferramentas para transmissão de eventos online

Top 15: Melhores ferramentas para transmissão de eventos online

Em primeiro lugar, escolher uma boa ferramenta é importante porque ela será a responsável por transmitir todo o seu evento! Ou seja, será essencial na percepção que o participante terá sobre o seu evento!

Por isso, fique atento a alguns detalhes como o visual e a funcionalidade da ferramenta que deve ser intuitiva e agradável. Além disso, precisa oferecer tudo que é necessário para colocar o seu evento no ar sem prejudicar as atividades e a possibilidade de personalizá-lo. Lembre-se, além de agradar o participante a plataforma deve atender às suas necessidades de organizador!

Conheça agora quais são as melhores ferramentas para transmissão de eventos online que estão disponíveis na web de forma gratuita ou paga. Dá uma olhada nessa lista!

Ferramentas para transmissão de eventos online gratuitas!

Essa é uma ferramenta que o Facebook disponibiliza dentro da própria rede social. Por lá é possível realizar transmissões em tempo real de um jeito super intuitivo, de forma gratuita! Basta criar uma conta na plataforma e ativar o modo on do seu evento! Uma dica é: realize o ao vivo dentro da página do seu evento, assim você vai gerar credibilidade e mostrar profissionalismo para o público. 

Além disso, o Facebook vai facilitar a busca e o compartilhamento do evento. Pense bem, é uma rede muito conhecida e, por isso, é bem provável que a maioria das pessoas já tenha um cadastro nesta plataforma e não precise aprender a usá-la ou fazer uma conta. 

O YouTube Live vai te ajudar a entrar ao vivo, através da sua webcam. Além disso, a plataforma também te dá a possibilidade de compartilhar a tela de transmissão com 10 usuários, ou seja, é uma ótima forma de fazer entrevistas, por exemplo. Isso é possível graças a integração do YouTube com o Hangouts On Air, do Google. Para utilizar essa funcionalidade basta ter uma conta do Google vinculada a um canal ativo e verificado no YouTube.

Dessa vez, para utilizar o programa é preciso baixá-lo e realizar a instalação no seu computador. Uma dica para aprender a utilizá-lo com mais facilidade é procurar vídeos tutoriais no YouTube! 

As funcionalidades mais marcantes que essa ferramenta oferece são: possibilidade de fazer a transmissão de várias câmeras ao mesmo tempo e a integração com outras plataformas como o YouTube, Facebook e Twitch, ou seja, dá pra transmitir em vários lugares ao mesmo tempo e aumentar o alcance da audiência!

Utilize o modo “ao vivo” – uma das funções localizada na ferramenta Story – e faça a transmissão de eventos online para os seus seguidores através de um smartphone. A ferramenta ainda disponibiliza a função de compartilhamento de tela, ou seja, mais de uma pessoa pode interagir com o público e os seguidores dos dois participantes da transmissão serão notificados sobre a live. Mas se você prefere restringir a sua audiência, uma boa solução é criar um perfil fechado na rede e compartilhar o link com os participantes, assim somente eles terão acesso a sua transmissão.

Seu evento é voltado para o universo dos gamers? Então você vai gostar de conhecer mais uma dessas ferramentas para transmissão de eventos online! O Twitch foi criado para atender esse público que se amarra nos desafios que os jogos virtuais oferecem. Ou seja, para trazer uma experiência super bacana para o participante ele te dá a função de definir os layouts das telas (principal, de pausa e “já volto”), ele facilita bastante a comunicação com o expectador.

E ainda tem um campo para gerar interação através de comentários. O mais importante, para fechar esse pacote, o Twitch permite realizar testes antes de iniciar a sua transmissão ao vivo. Bom, não é?

Se a sua ideia é escolher uma das ferramentas para transmissão de eventos online que te permita criar conferências, Stage Tean é a melhor opção. Com ela é possível compartilhar a tela entre anfitrião e convidados proporcionando, assim, interação. Além disso, a ferramenta te dá a opção de criar uma tela principal na própria plataforma e enviar a transmissão para o YouTube, Twitch, Facebook e outras.

Porém para fazer isso é preciso contratar a sua versão paga, mas, a boa notícia, é que as funcionalidade que a plataforma oferece em sua forma gratuita são excelentes e muito versáteis e assim consegue ajudar a maioria dos organizadores a ter sucesso em seus eventos online. Se você quiser saber como utilizar a Stage Tean clique aqui e confira o tutorial completo na nossa central de ajuda!

Mais uma das ferramentas para transmissão de eventos online que pode ser super útil para você. A Stream Yard te permite colocar no ar conferências com compartilhamento de tela, chamadas de vídeo e de áudio – tem para todos os gostos! É possível convidar mais 6 pessoas para participar da transmissão de forma simultânea e ter acesso a 20 horas de lives mensais. Da mesma forma, a plataforma é intuitiva e simples e pode ser vinculada ao Twitch, Facebook e YouTube. Ah, tudo isso só na versão gratuita! Nesse link você descobre como utilizá-la. A ferramenta é em inglês então vale a pena conferir para tirar as suas dúvidas e desfrutar do melhor que ela pode oferecer para o seu evento online!

Ferramentas para transmissão de eventos online pagas!

“Vá para o webinar”, esse é um convite bem direto, não acha? Deu pra notar que no ranking das ferramentas para transmissão de eventos online essa aqui é especialista em webinars! Ou seja, ela é bem completa, cheia de recursos como o disparo de e-mail para uma base de contatos, modos de interação como chats, enquetes, espaço para o envio de perguntas e compartilhamento de tela. 

E dá até para simular um evento antes dele acontecer, fazer todos os testes necessários e evitar imprevistos. A plataforma tem um aplicativo próprio que permite a visualização da transmissão de eventos online ao vivo através dos dispositivos móveis. Além disso, os participantes não precisam instalar a ferramenta no computador, basta entrar via web. 

O GoToWebinar também disponibiliza análise do desempenho do evento, sala virtual e, por ser hospedado na nuvem, consegue abrigar uma grande quantidade de pessoas em seus grupos de transmissão.

O Loom é excelente na tarefa de compartilhar a tela de um jeito simples e fácil. Com ele é possível falar com o público por vídeo chamada e/ou áudio e fazer o compartilhamento da tela ao mesmo tempo. Um fato interessante sobre ele é que essa plataforma é uma extensão do Chrome e salva os vídeos em um formato que possibilita o compartilhamento por link. Para saber como é fácil usá-la clique aqui e confira o passo a passo na nossa central de ajuda!

Essa é uma plataforma que oferece ferramentas para interação, engajamento do usuário e análise de resultados em tempo real. Além disso, possui um software profissional para garantir que as suas transmissões cheguem ao espectador com ótima qualidade audiovisual. Ela ainda permite oferece um link para que a sua rede mantenha a estabilidade durante o ao vivo!

Netpoint é uma solução entre as ferramentas para transmissão de eventos online perfeita para quem está procurando segurança nos processos. Eles sempre têm um plano b à disposição: um backup de internet, servidor, câmera etc. Portanto, essa ferramenta te dá todo o suporte necessário para realizar as suas lives. Vale a pena saber mais! 

Se a sua ideia é ter um espaço para investir em educação a distância, a Sambatech vai te ajudar! Essa ferramenta é especialista em hospedagem e distribuição de vídeo aulas para EAD. Tem uma estrutura que comporta um ótimo armazenamento de vídeos e reprodução de qualidade. Além disso, conta com uma estrutura de vídeo analytics que te entrega dados como audiência e consumo do conteúdo. É uma ferramenta cheia de funcionalidades!

Com o Vimeo é possível produzir vídeos de alto impacto com qualidade profissional. Além disso, você pode fazer transmissão simultânea nas redes sociais ou no site do seu evento e a gravação pode ser em Full HD. No final, a transmissão é arquivada em até 4k! Não há limite de público, mas você pode restringir quem terá acesso ao conteúdo do seu evento.

Essa ferramenta te oferece um serviço de vídeo conferência para facilitar a sua comunicação com diversas pessoas em qualquer lugar, através de vídeo chamadas ou somente áudio. Você consegue gravar as suas lives e disponibilizá-las para visualização depois que o evento acabar. Além disso, com o Zoom, você também tem a possibilidade de transmitir os seus eventos em outras plataformas digitais como o YouTube e Facebook. Quer saber como utilizá-la? Clique aqui e siga o passo a passo!

A Doity também buscou desenvolver uma solução para ajudar o organizador a se adaptar ao universo online. Assim nasceu a Doity Play! Um ambiente virtual seguro para realizar a transmissão online e disponibilizar seus eventos e cursos online e também para gerenciar todos os processos da organização, como inscrições, criação e envio de certificados, relatórios financeiros de onde estiver e de forma bem simples, pois ela é inteiramente integrada à Doity!

Além disso, a Doity Play ainda permite a criação de salas para atividades simultâneas e um chat exclusivo para cada uma! Assim, é possível garantir a interação entre os participantes e palestrantes durante todo o evento. E você ainda pode criar um aplicativo do evento para fazer a transmissão ao vivo por lá também. Vale a pena saber mais!

ferramentas para transmissão de eventos online

Porque fazer um evento online é uma boa opção?

Incluir o seu evento nesse mercado pode te trazer grandes benefícios não só agora mas no futuro. Com certeza essa é uma tendência que deve continuar crescendo! Além disso, investir em eventos online te dá a chance de ampliar o seu alcance, engajamento e lucro. Olha só!

Guia completo de como organizar e transmitir um evento online

Aprenda tudo sobre eventos online e saiba como organizar e ter sucesso com o seu!

BAIXAR E-BOOK

Alcance mais pessoas

Pessoas do mundo inteiro podem ter acesso ao seu conteúdo através das plataformas de streaming. O melhor é que você não precisa se preocupar em calcular o público do evento para alugar um espaço adequado. Ou seja, você ainda pode monitorar a sua audiência e estudar o seu público para aplicar ações mais efetivas futuramente. Tá aí um excelente motivo para apostar nos evento online, não acha?

Aumente o engajamento

Quem nunca entrou em uma live por se interessar pelo conteúdo e acabou permanecendo ali por horas sem nem perceber o tempo passar? Isso é comum, mas não se engane, não acontece de uma hora pra outra. Enquanto isso, é preciso gerar interação com a audiência. Do mesmo jeito acontece com os eventos, para engajar é preciso encorajar o público. Vou explicar melhor! 

Quanto mais as pessoas executam ações, mais tempo elas permanecem imersas na experiência. Elas são estimuladas a ficar e até voltar a participar em próximas oportunidades. Por isso, utilize chats, materiais que podem ser baixados, pense em ações que integrem a transmissão de eventos online com as redes sociais!

É possível lucrar, sim!

O formato do evento pode até ser diferente, mas assim como no modo presencial, você vai vender inscrições para que os participantes tenham acesso ao conteúdo e ainda aumentar o alcance de pessoas. Ou seja, tudo isso através da venda de inscrições online

Enquanto isso, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de eventos como a Doity. Aqui é possível criar lotes promocionais, dar cupons de desconto para os participantes, cadastrar afiliados e muito mais. A Aline te explica todos os detalhes desse processo no vídeo abaixo. Dá play e saiba mais! 

Mas claro que para ter sucesso é preciso oferecer muito conteúdo e conhecimento ao participante. Por isso, responda a essa pergunta: Porque um potencial inscrito deveria investir nesse evento? Por meio dessa resposta é possível encontrar o valor do evento e vender mais do que uma inscrição, vender um valor. 

Ah, e não pense que você fica limitado a um único tipo de evento. Quando o assunto é “modo on” é possível escolher entre webinar, debate, live e muito mais. Vale a pena pesquisar e escolher o que mais se adequa a proposta que você idealizou. Então, se você quer saber como gerenciar um evento no modo on vale a pena ler esse guia completo sobre organização e transmissão online. O material foi feito para tirar as suas dúvidas sobre esse assunto!

Dicas para ter sucesso na transmissão de eventos online!

É preciso garantir que a sua transmissão de eventos online funcione super bem, atraia e retenha o público. Por isso, confira seus equipamentos, a qualidade da imagem, do áudio e, claro, a conexão da sua internet. Calma, para realizar um evento on não é preciso ser um super profissional do audiovisual! Se liga nessas dicas: 

  • Imagem: Faça testes. Observe se a imagem da câmera do seu computador é satisfatória e, se possível, tenha uma reserva. Assim, você antecede os imprevistos e não é pego de surpresa.
  • Luz: Para garantir a captura de uma imagem de qualidade é preciso investir em iluminação. A boa notícia é que a luz natural é uma ótima aliada para fazer isso acontecer. Porque, caso não seja possível gravar em um ambiente “naturalmente claro”, você pode optar por uma softbox e um rebatedor de luz.
  • Som: Tenha certeza que o som funciona bem. Além disso, uma boa dica é utilizar um fone de ouvido para melhorar a captação do seu áudio e evitar ruídos durante a transmissão.
  • Internet: Descubra se ela costuma oscilar em algum período do dia, porque assim fica mais fácil de marcar o evento para um horário adequado e evitar falhas ou quedas de rede.

#DicaDoity Eventos online te dão a chance de convidar palestrantes de várias regiões do país e até do exterior – nesse caso fique de olho no fuso-horário para agendar a transmissão na hora certa. E, mais uma coisa, se você quer saber como fazer um evento online na Doity, clique aqui e descubra agora. Não vai perder essa chance! 

E aí, curtiu as dicas? Espero que essas ferramentas para transmissão de eventos online te ajudem a ter sucesso! Então aproveite bastante essa nova experiência para ampliar a sua visão de organizador. Para completar essa jornada de conhecimento que tal criar um evento online com a Doity? Clica no banner abaixo e coloque em prática o desejo de organizar os melhores eventos!

Organize um evento online na Doity!

Comece agora e descubra como trabalhar com eventos online te leva a explorar esse universo que não para de crescer!

Criar evento
Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos