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Descubra como melhorar a experiência de compra do seu evento

Escrito por: Karina Melo

Você já parou para pensar em como uma boa experiência de compra da inscrição pode influenciar na imagem que os participantes terão de todo o seu evento? Por mais que não pareça, casos de insatisfação nessa etapa são muito comuns e, geralmente, acontecem devido aos problemas que o participante encontra no decorrer do processo de compra. 

Muitas vezes o futuro inscrito não chega nem a finalizar a compra, mas porque será que isso acontece? Nesse texto nós vamos te contar como evitar que as pessoas desistam de participar do seu evento e quais são os motivos para você começar a entender que construir um site mais intuitivo vai facilitar a vida do futuro participante. 

Vamos lá?!

O segredo é caprichar na experiência de compra

Não adianta inventar muita moda: quando o assunto é vender você precisa investir em experiência. Isso mesmo, experiência de compra é uma das chaves para o sucesso. Mas como fazer isso? O público precisa encontrar o seu evento nos canais de divulgação, chegar até o seu site, finalizar a compra e fazer tudo isso sem problemas, dores de cabeça ou insatisfações.

Se algo der errado você e a sua equipe precisam estar preparados para encontrar uma solução rápida e resolver o problema do usuário. Essa é uma das razões pela qual é importante selecionar um time qualificado para exercer as funções definidas pela comissão organizadora. 

Toda essa jornada que o participante percorre pode ser considerada como um fator determinante para que ele possa voltar a se inscrever nos seus futuros eventos e ainda indicar para outras pessoas do convívio pessoal e social. Assim, ele se torna um verdadeiro brand love ou seja: defensor da marca!

Um site é essencial

Para proporcionar uma experiência plena, um site bem construído é fundamental. Ele será responsável por informar e atualizar o participante sobre a programação do evento atual e até de edições anteriores – através de uma galeria de fotos e/ou depoimentos de ex-participantes. 

Ele deve servir como canal para a venda de inscrições, então não abra mão dessa ferramenta! As vendas on-line trazem comodidade e segurança para o participante. Em qualquer lugar e a qualquer hora ele pode percorrer a jornada de compra e ser levado à etapa de decisão. Ele entra no site, preenche os dados e finaliza a compra – ou seja, no momento do desejo ele executa a ação. 

Isso dificilmente iria acontecer se o ponto de venda fosse, exclusivamente, físico. O público iria encontrar o seu evento através dos meios de divulgação, se interessar e adiar a aquisição para um outro momento – já que a venda on-line não estaria disponível. Nesse caso, a experiência de compra foi cortada antes mesmo de acontecer. 

O que o site do meu evento precisa ter?

O seu site precisa ter personalidade. Mas qual, a sua? Não, a do seu evento! A identidade visual, linguagem, formato e todas as ferramentas e funções oferecidas precisam estar de acordo com a proposta do evento. Quem acessa sua página, deve identificar com facilidade do que se trata, por isso, invista em templates que se pareçam com a sua logo e tabela de cores.

O segredo é caprichar! Procure oferecer um site que deixe as informações claras e bem dispostas para que sejam acessadas intuitivamente. Essa é uma maneira simples de fortalecer a confiança e o entusiasmo do participante para finalizar a compra.

Além disso, investir em acessibilidade é uma atitude que deve ser tida como uma das prioridades durante a organização. Oferecer um evento mais plural, começando pelo site, sem dúvidas, fará a diferença, principalmente, para os inscritos. E a boa notícia é que você pode conseguir isso utilizando a tecnologia! Já existem plataformas de eventos que oferecem tradutor de libras como ferramenta para o site. É um diferencial e tanto para a experiência de compra!

Outro ponto importante é que o site consiga carregar suas informações de maneira rápida, responda às perguntas de quem está navegando e deixe o usuário com a sensação de satisfação em cada etapa de compra. Investir na eficiência dos processos é uma das formas mais simples de alcançar os melhores resultados.

Ah! Uma das principais características para conquistar o participantes é oferecer diferentes condições de compra, facilidades para dividir no cartão, boleto e todas as outras formas de pagamento. Afinal, a gente sabe como é ruim ter que depositar o dinheiro e enviar o comprovante do pagamento para validar a inscrição. Nesse texto a gente fala mais sobre isso, dá uma olhada!

#DicaDoity – Se você gostou dessas dicas, mas ainda quer saber mais sobre esse assunto, vale a pena conferir esse post. Ele vai te explicar todos os pontos-chave para construir um site incrível, de um jeito super simples. Então, abre o bloco de notas e corre para fazer o seu check-site, haha!

Quer uma solução mais rápida? 

Para encontrar soluções práticas você pode apostar em uma plataforma de eventos. Isso porque ela oferece funcionalidades que beneficiam o gerenciamento dos eventos por completo – desde o pré ao pós. Mas fique ligado, nem todas trazem em seu pacote a construção de um site. Nesse caso, a Doity pensou em você e pode ajudar! 

Nossa plataforma é completa e integrada, com ela é você mesmo consegue criar um site completo em apenas 5 minutos. O melhor de ter autonomia para executar os processos é que você pode deixar o site com a cara do seu evento, sem a necessidade de contratar um especialista – caso você não tenha habilidades técnicas, claro.

Para que seja possível personalizar o site, a plataforma disponibiliza templates de acordo com a área dos eventos. Você escolhe o que mais se encaixa na proposta do seu evento e a cor predominante, simples assim. Além disso, ela disponibiliza a função mais importante que um site de eventos precisa ter – falamos sobre ela no decorrer desse texto, lembra? A venda de inscrições!

Ainda não se convenceu? Se liga nessa lista de outros benefícios que você ganha ao escolher a Doity!

  • A nossa equipe de atendimento é especializada e sempre está disposta a ajudar, tirar as dúvidas e dar suporte a você e aos inscritos no seu evento;
  • A plataforma tem autoridade de domínio, ou seja, quando o seu site é hospedado lá, ele já fica com um ótimo ranqueamento nos buscadores, como o Google;
  • Todos os dados cadastrados têm segurança garantida;
  • A gente divulga o seu site para potenciais clientes lá na aba “eventos” da nossa plataforma. Clique aqui e confira o que está rolando de novidade!

Você viu que, para melhorar a experiência de compra do seu evento, é preciso ficar atento aos detalhes. Mudanças como: usar um site para vender as inscrições pode ser fundamental. Investir em uma plataforma pode ser a melhor opção para evitar gastos e preocupações com assistência técnica e tráfego do site. 

Coloque em prática todas essas dicas e não se esqueça de ficar sempre de olho nas novidades do nosso blog para descobrir tudo sobre o universo dos eventos. Pra começar, a gente te indica o e-book design de experiência. Clique e entenda como aplicar essa estratégia no seu evento, deixando tudo ainda mais exclusivo!

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Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

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