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Eventos de negócio: Saiba como aproveitar as oportunidades!

Escrito por: Aline Braz

Eventos de negócio são oportunidades reais de vendas, de conseguir ótimas parceiras, além de o ambiente perfeito para quem deseja ampliar sua rede de contatos. Atentar-se para essas e outras possibilidades, que só os eventos podem promover, é essencial para quem deseja crescer em sua área.

Inclusive, muitas empresas têm aberto os olhos para essa realidade e investido, cada vez mais, na participação de seus funcionários em eventos de negócio. Afinal, ganha quem participa e toda a equipe!

E para tirar algumas dúvidas sobre esses eventos, mostrar as melhores oportunidades de negócio e dar dicas de como se preparar para eles, fizemos esse texto! 

Nesse post você vai aprender a:

Enxergue as oportunidades nos eventos de negócio

Para conseguir detectar ótimas oportunidades de negócio nos eventos é preciso tomar algumas decisões importantes. A principal delas é fazer um planejamento, de acordo com o seu plano de negócio, para ir ao evento com estratégias bem definidas, como, por exemplo, conseguir parcerias para o seu evento, patrocinadores ou fechar edições em outros estados. Isso vai otimizar seu tempo e dar mais eficiência às abordagens. 

Escolha muito bem o evento

Se você vai sozinho ao evento, ou se vai enviar uma equipe, o primeiro cuidado a ser tomado é verificar se o evento realmente é voltado para o seu ramo. Não se deixe levar pela fama ou tamanho do evento, o que ele precisa ter é um público propício para seus negócios. Já pensou enviar uma equipe comercial para um evento exclusivo sobre logística? Não daria muito certo, não é?

Além disso, conhecer bem o evento vai te permitir saber qual o tom da conversa e até qual o tipo de roupa ideal para usar para não soar inadequado ou ficar se sentido deslocado. 

Pense no material que vai levar

Outro cuidado que é preciso ter, muito antes de fazer as inscrições no evento, é definir quais as estratégias de comunicação e divulgação você e sua equipe vão utilizar. A ideia é pensar como vocês vão se apresentar às pessoas, se com cartões de contato, folders, brindes, além de todo o cuidado com a identidade visual.

Aproveite os espaços em comum

Em um evento cada espaço se torna o local ideal para uma conversa produtiva. Então, não se distraia! Às vezes, uma excelente oportunidade de negócio pode estar sentada bem ao seu lado, em um momento de pausa do evento, por exemplo, e você não perceber porque está distraído no celular. Por isso, não se limite aos momentos óbvios. Fique atento! 

Entre em contato com todos os contatos feitos no evento

Depois de trabalhar durante todos os dias do evento e conseguir o maior número de contatos possíveis, chegou a hora de parar e analisá-los. Mas um risco é terminar com dezenas de cartões e nomes anotados e não lembrar, ao certo, quem é quem. Para evitar esse problema, o ideal é que você anote o tema principal da conversa e dê destaque àqueles que mais se mostraram interessados.

Depois, sem perder muito tempo, para que a outra pessoa também não esqueça de você e do papo que tiveram, entre em contato e já marque um outro encontro. Timing é tudo! E, acredite, esse cuidado pós-evento é fundamental para o sucesso das suas ações.

Que tal investir em turismo de negócios?

Já ouviu falar em turismo de eventos? Essa é uma estratégia que tem se tornado comum no ramo dos negócios. Esse é o termo utilizado para a tendência de viagens feitas, exclusivamente, por interesses profissionais. Até mesmo o Ministério do Turismo já reconheceu essa prática devido ao crescente número de pessoas que a adotaram, afinal isso movimenta toda a economia do país, por aumentar o consumo de produtos no mercado nacional.

Conhecer melhor essa tendência e passar a investir em viagens para eventos de negócio, pode abrir para você um leque gigante de novas possibilidades. Por isso, fique atento ao que anda acontecendo no país e não perca a chance de ampliar seus eventos!

Eventos mais indicados para negócios

Para te ajudar ainda mais na escolha de quais eventos participar, separamos uma pequena lista de tipos de eventos que podem ser ótimas opções de investimento. Assim vai ficar mais fácil para escolher qual o evento ideal, atrelado à sua estratégia.

Feiras

As feiras são eventos feitos para gerar interação e conversa, ou seja, o ambiente perfeito para vender e fazer contatos. O fato de serem em um ambiente aberto, com stands espalhados por espaço, onde você pode transitar livremente, expor suas ideias e ouvir as outras pessoas, já coloca esse tipo de evento no topo da nossa lista de locais ideais para negócios.

Seminários 

Seminários também são oportunidades excelentes para falar de negócio. Por serem eventos mais curtos, não precisam uma preparação tão grande, o indispensável é conhecer bem a proposta do evento, os palestrantes e o público. Com essas informações você consegue direcionar bem suas ações para conseguir os melhores resultados.

Workshops

Pela característica dos workshops, a interação com as pessoas já está garantida. Como as atividades práticas são muito estimuladas, resta você aproveitar esses momentos para observar o perfil das pessoas, buscar aproximação e caprichar na proposta.

Encontros

Encontros são eventos que convidam à interação de imediato. A ideia de reunir pessoas da mesma área para discutir um tema relevante cria a atmosfera ideal para uma troca de ideias. Não desperdice essa oportunidade. Avalie bem a programação, monte sua estratégia e corra para o abraço!

#DicaDoity: Ah, também fizemos um texto bem completo sobre os principais tipos de eventos corporativos, é só clicar nesse link. Dá uma olhada, tenho certeza que ele vai ampliar suas ideias! 

Esperamos que você tenha aprendido muito sobre o universo dos eventos de negócio. E como sabemos bem como os eventos devem ser experiências marcantes, que tal conferir o nosso e-book sobre design de experiência para eventos? Ele é gratuito. É só baixar e aproveitar!

Transforme seu evento numa experiência inesquecível!

Descubra o que é Design de Experiência, quais as vantagens em utilizá-lo e como implementar essa estratégia em seu evento

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Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

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