Vida Acadêmica

Descubra como engajar alunos para eventos acadêmicos!

Escrito por: DoityTeam

Engajar alunos para eventos acadêmicos é uma tarefa desafiadora frente a outras oportunidades que eles têm acesso frequentemente. Soma-se a isso os custos com inscrição, deslocamento e lanches durante esses encontros, o que influencia na decisão do estudante.

Além disso, as demais atividades da vida acadêmica, como elaboração de artigos científicos, participação nas aulas ou realização de experimentos para finalizar a pesquisa, são outros obstáculos. No entanto, é preciso que o estudante perceba que tais eventos são excelentes oportunidades para atualizar os seus conhecimentos, praticar networking e vislumbrar acordos científicos.

Quer saber mais sobre como influenciar positivamente os alunos a participarem de eventos acadêmicos? Então, não perca o nosso post de hoje e descubra!

Mostre a importância dos eventos acadêmicos

Os diferentes tipos de encontros científicos são fundamentais para aqueles que se dedicam à pesquisa e produção impactante. Para quem tem afinidade com a pesquisa ou resolve investir nessa atuação, é importante entender que os saberes devem ser atualizados constantemente.

Os profissionais que se capacitam continuamente se destacam no mercado acadêmico e laboral, estando aptos a desenvolver outros projetos igualmente interessantes aos relacionados à pesquisa.

Também proporcionam novas frentes de atuação, uma vez que nos encontros acadêmicos são apresentadas linhas de pesquisa tradicionais, assim como aquelas que são pouco exploradas ou em grande ascensão.

Ademais, nesses eventos é possível fazer contatos com representantes, especialistas renomados no tema ou aqueles profissionais que estão constantemente ofertando estágios diferenciados em seus laboratórios.

Apresente diversas formas de engajamento

Convencer alunos de graduação e pós-graduação sobre a importância dos eventos acadêmicos vai além das opções relacionadas à linha de pesquisa e suas diferentes vertentes de atuação.

Sendo assim, é fundamental facilitar o acesso ao conteúdo científico e mostrar vantagens inerentes à participação acadêmica. E, no mundo digital e conectado em que estamos vivendo, as estratégias se ampliaram.

O poder de convencimento deve ser maior do que os outros investimentos, pois assim é possível sensibilizar os estudantes sobre o aproveitamento dos recursos financeiros diretos destinados ao evento.

Todavia, os meios tradicionais como carta convite, panfletagem nos diretórios acadêmicos, divulgação nas rádios das universidades, também devem ser estimulados para alcançar um número maior de alunos.

O principal motivo para o estudante participar de um evento acadêmico é o tema geral. No entanto, o curso pré-evento, a localidade e os subtemas são fatores que influenciam no processo decisório. O período em que ocorrerá o evento e a facilidade de acesso à localidade, além da possibilidade de financiamento pela agência de momento, também podem ser tópicos a serem considerados.

Divulgue pelas redes sociais mais vistas

O público jovem está conectado frequentemente nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Devido a isso, a comissão organizadora de um evento acadêmico deve divulgar os acontecimentos nessas plataformas digitais também.

Nessas situações, é recomendável criar imagens e instruções objetivas para facilitar o entendimento e acesso ao serviço de inscrição ou submissão de artigos científicos, que pode ser feita inclusive por aplicativos de telefone celular.

Além disso, é importante verificar previamente o limite de caracteres permitidos nas redes sociais ou o tamanho da imagem, que deverá ser carregada ao baixar as informações, quando necessário, de forma a não oferecer dados incompletos ou desconfigurados.

Outro ponto fundamental ao se divulgar encontros científicos pelas redes sociais é sempre dar encaminhamento para a página central do evento, para não configurar como algo sem notoriedade dos especialistas.

Assim, quando for divulgar pelo Facebook, é interessante fazer compartilhamentos entre usuários com funções para acessar diretamente o site para inscrições. No Instagram, esse recurso deve ser inserido no link da bio, assim como no Twitter.

Defina temas e subtemas chamativos

Um congresso ou simpósio precisa oferecer mudanças no pensamento crítico e científico dos estudantes. Deve instigar novos desafios e propor reflexões por meio das novas experiências apresentadas, assim como sensibilizar os estudantes com novas estratégias metodológicas.

Isso pode ser feito com o uso de ferramentas tecnológicas para alcançar estudos pouco explorados. Outra ideia é usar opiniões de especialistas sobre assuntos mais comentados, além da exposição de diversos trabalhos científicos.

Dependendo do tema do evento acadêmico, é possível enfatizar a participação de grandes pesquisadores ou apresentar assuntos de debates que prometem muita discussão e clareza na exposição das ideias.

Diante dessas informações, torna-se interessante apresentar esses diferenciais associados com descontos financeiros para os primeiros inscritos, redução do valor da inscrição para estudantes de baixa renda ou solicitação de ajuda para entidades carentes como parte do valor pago.

Escolha um bom local

A escolha de locais para realização de encontros científicos deve levar em consideração diversos aspectos logísticos, segurança para os participantes, incluindo o tipo de acesso veicular e as condições de trajeto até o destino final.

Dessa forma, a comissão organizadora deve levantar as possíveis rotas de trânsito, considerando os horários de maior movimento, os hotéis, pousadas ou abrigos acadêmicos mais próximos e as possibilidades de convênios com as hospedagens mais confortáveis.

Também é interessante verificar descontos para refeições, solicitar representantes para demonstração de produtos e entrega de brindes e outros tipos de parcerias que podem ser um atrativo adicional para os estudantes.

Contrate empresas com experiência no assunto

A organização, coordenação e acompanhamento dos eventos acadêmicos, apesar de muito interessante para os estudantes, pode ser algo exaustivo e com pouco aproveitamento nas palestras e cursos oferecidos.

Felizmente, já existem empresas com experiência em atuar em eventos acadêmicos de níveis de complexidade diversos que podem acoplar os mais altos padrões ou prestar consultoria para encontros menores.

Essas empresas também podem se responsabilizar pelo controle da presença, emissão de crachás e certificados, divulgação para o público-alvo e contabilização de todas as movimentações financeiras realizadas no encontro.

Saber como engajar estudantes para eventos acadêmicos envolve questões relacionadas à divulgação eficiente da temática. Por isso, a escolha do local mais apropriado, disseminação desse encontro nas principais redes sociais e acompanhamento de todos os processos são inerentes ao sucesso dessa empreitada. Caso seja complexo demais, lembre-se que é possível contratar empresas com experiência na formalização de eventos dessa natureza.

E você, ficou interessado em assuntos sobre a vida acadêmica? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhe as novidades em tempo real!

Fique por dentro dos melhores conteúdos e novidades!

Assine e receba a nossa newsletter semanal repleta de conteúdos exclusivos sobre eventos e o mundo acadêmico.



DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos