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Como promover o engajamento dos participantes em eventos online

Escrito por: Aline Braz

É muito importante pensar em formas de proporcionar o engajamento em eventos online, para fazer com que o ambiente virtual se torne, de fato, envolvente e interativo. Lembre-se que seu evento vai competir pela atenção do público com uma série de informações vindas do celular e distrações em casa. Por isso, diminuir as chances disso acontecer é garantir que os participantes tenham a melhor experiência!

Mas você pode estar se perguntando: como fazer isso acontecer na prática? Fica tranquilo porque responder a essa pergunta é o objetivo desse texto! Nele vou dar dicas simples de como tornar o engajamento em eventos online algo natural de ser  feito. Aproveite!

Formas de promover o engajamento em eventos online!

Antes de passar as dicas, quero te lembrar que conhecer bem seu público-alvo é essencial em todo o processo da organização do evento online, isso porque se você trabalhar a partir das expectativas dos seus futuros participantes, assim fica mais fácil saber o que oferecer! 

Dessa forma, o que for passado aqui precisa ser avaliado de acordo com o perfil o seu público, para que sejam feitas as adaptações necessárias. Pensar dessa forma fará toda a diferença no resultado final. Agora vamos conferir quais as dicas infalíveis para promover o engajamento em eventos online! 

1 – Aproveite que todo mundo ama sorteios

Quem nunca participou de um sorteio na vida, não é mesmo? Independentemente do ambiente e da idade, fazer sorteios é uma ótima estratégia para gerar engajamento e proporcionar momentos de descontração entre as pessoas. Não é à toa que essa é a primeira dica desse texto!

Mas é muito importante planejar como ele será feito, qual a melhor premiação, a plataforma que vai utilizar para fazer sorteio, se vai divulgar nas redes sociais antecipadamente ou até mesmo se vai utilizá-las para fazer o sorteio. Tudo isso para que o processo seja bem executado, afinal, essa tarefa deve contribuir para uma boa experiência e não causar dor de cabeça!

#DicaDoity: Uma dica é pesquisar plataformas de eventos que ofereçam também a ferramenta para realização de sorteios. Clique aqui e veja como tornar esse processo muito mais simples!   

2 – Faça quiz e enquetes!

Outra estratégia muito eficiente para gerar engajamento em eventos online é fazer quiz e enquetes durante o evento. Podem parecer atividades simples, mas são capazes de trazer os participantes para a discussão, fazê-los se sentir parte do que está sendo construído durante o evento. 

Quem não gosta de ter sua opinião solicitada, não é? Passa uma impressão de valorização e, de fato, é! Então, muito antes do evento, converse com os palestrantes sobre essa estratégia, para que possam estruturar a melhor forma de incluí-la em suas falas. 

5 – Comece o quanto antes!

Quem foi que disse que o engajamento só pode acontecer durante o evento? Pelo contrário, essa deve ser uma realidade que deve começar antes mesmo do Dia D. Isso mesmo! Quanto antes você envolver e aproximar os futuros participantes, mais simples de tornar o engajamento algo próprio do evento!

Crie toda uma atmosfera interativa desde a divulgação do evento, dos posts que vão para as redes sociais às enquetes dos stories, como também com fluxos de  de envio de e-mail marketing, com assuntos relevantes sobre o evento online, que atraiam e despertem o desejo de interagir! Que tal criar um suspense sobre uma atração? Ou oferecer lotes promocionais e cupons de desconto? 

3 – Dê pausas durante o evento!

Colocar-se no lugar dos participantes é indispensável! Essa atitude vai ajudar a perceber a necessidade de pausas durante o evento. Claro que essa dica se aplica a eventos online de maior extensão, para que as pessoas possam levantar, tomar uma água e se preparar para a próxima palestra. Em um webinar, por exemplo, onde a duração é, em média, uma hora, não há necessidade. Nesses casos, não interromper é ainda melhor para manter a atenção e compreensão!

O engajamento em eventos online depende muito da atenção a esses detalhes que deixam o andamento mais dinâmico e leve. Acredite, este cuidado fará grande diferença no rendimento final do evento!

4 – Interaja durante a palestra

Quer garantir o engajamento em eventos online? Então, aposte e invista na interação! Pode parecer algo óbvio, mas vale a pena ressaltar! Isso porque, por não conseguir ver todas as pessoas que estão participando do evento, o palestrante pode tornar sua fala um monólogo, esquecendo de chamar as pessoas para a conversa, apontando fatos muito distantes da realidade delas ou dando exemplos muito pessoais.

Daí a importância de escolher uma plataforma para transmitir seu evento que ofereça um chat! Esse recurso é imprescindível para criar  um espaço de convivência entre os participantes deixem suas dúvidas e apontamentos durante todo o evento. E ainda tem a ideia de aproximação: em um evento físico, muitas vezes, o palestrante fica inacessível. Aproveite as vantagens do universo virtual e deixe seu evento online ainda mais incrível!  

5 – Utilize slides e vídeos durante as palestras

Pense também em adicionais que podem tornar as palestras mais didáticas. Quanto mais extensa for e menos recursos visuais usar, mais chances de ser vencido pelas distrações. Mas atenção! É preciso bom senso para que esses recursos sejam usados com moderação, até porque, informação demais atrapalha e pode deixar todo mundo meio ansioso para acompanhar, fazer anotações e acabar perdendo o que mais importa: o conteúdo.  

E mesmo quando o evento terminar, o engajamento precisa continuar!

O engajamento em eventos online é uma ação a ser estimulada antes durante e depois! A própria natureza da palavra engajar já diz em dos seus significados: dedicar-se com afinco. Por isso, mesmo quando seu evento terminar continue trabalhando para promover a interação e deixar aquela vontade do seu participante voltar para uma possível segunda edição, ou manter a memória de participado de uma experiência super significativa. As melhores estratégias para serem feitas no pós-evento, são: 

  • Pesquisa de satisfação – afinal, o participante precisa sentir que todo o evento foi feito pra ele e que a opinião dele é muito importante. Faça-o sentir a parte mais importante do seu evento!;
  •  Envio de e-mail marketing com um resumo do evento ou com curiosidades sobre algum tema que foi discutido;
  • Posts nas redes sociais sobre momentos importantes do evento, enquetes, citações dos palestrantes e o que mais relembre aos participantes como o evento foi um experiência bacana!

O espaço virtual ideal para a transmissão do seu evento!

Para dar conta de todas essas etapas com eficiência é importante contar com uma ferramenta especializada. A Doity Play, por exemplo, foi desenvolvida para ser o espaço virtual perfeito para os eventos online, e permite a criação de salas para atividades simultâneas e um chat exclusivo para cada uma, que ficam disponíveis apenas para alguns lotes, além da possibilidade de criar um aplicativo do evento online para transmitir tudo via mobile. 

Outra vantagem da Doity Play é que ela pode ser totalmente integrada à plataforma de  gerenciamento de eventos da Doity, onde você pode vender as inscrições, fazer o site do seu evento, emitir certificados de participação, fazer o credenciamento que vai utilizar na transmissão pela Doity Play, relatórios financeiros. Vale a pena testar!

Doity Play: um jeito simples e seguro de transmitir seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes

Deu para perceber a infinidade de possibilidades de promover o engajamento em eventos online e como esse formato veio para ficar e transformar o mercado de eventos, não é? Então não perca mais tempo e clique aqui para criar um evento online com a Doity! É simples, prático e um investimento no futuro!

Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

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