Vida Acadêmica

Entenda tudo sobre a carreira de um coordenador de eventos

Escrito por: Aline Braz

É praticamente impossível imaginar a realização de um evento sem a figura do coordenador de eventos. Isso porque ele é o responsável pela construção da estratégia de ação, pela delegação de tarefas, gerenciamento das atividades e formação de equipes.

Mas o que eles fazem? É preciso alguma formação profissional? Será que eles dormem na semana que antecede o dia D? Tudo isso e muito mais você confere neste texto feito, exclusivamente, para você. Aproveite!

O que faz um coordenador de eventos?

Falamos acima algumas atribuições do coordenador de eventos e já adiantamos que será impossível listar todas elas. Afinal, o organizador é aquela pessoa que atua no pré, durante e pós evento e que está sempre por dentro de tudo que acontece – o que é ótimo, pois isso transmite segurança para todos que estão sob sua coordenação.           

Ele é a peça que une todos os envolvidos em um evento, desde os fornecedores aos inscritos e palestrantes. É o responsável pela documentação, orçamentos, contatos com clientes e liderança da equipe. Além disso, é quem pesquisa e reserva o local ideal para o evento, define quais equipamentos serão utilizados, cuida da divulgação e marketing e está presente no dia D, conferindo e dando uma mãozinha em todos os setores.         

Qual o perfil de um coordenador de eventos?

Ele é um curioso nato, tem o perfil empreendedor e ama compartilhar. Algumas pessoas chegam a esse cargo por indicação, enquanto outros sempre mostraram aptidão para essa função desde a faculdade, por exemplo. Mas independentemente de como uma pessoa chegou ao universo dos eventos, uma coisa é certa: é preciso muito esforço e dedicação, pois não é só de talento que um coordenador de eventos é formado!     

É preciso saber se comunicar, transmitir bem suas ideias – isso faz toda a diferença na liderança de equipes e na delegação das tarefas, como também na construção do networking. Saber lidar com imprevistos é essencial, como os temidos atrasos, por exemplo. Nessas horas todos correrão para a pessoa do coordenador e ele precisa saber como agir.

Outra característica indispensável a um organizador de eventos é ser observador. Ele precisa estar sempre atento aos detalhes, isso vai ajudá-lo a prever o problema antes da maioria e, com isso, se antecipar com a solução. Além disso, é muito importante ser organizado, pois ele vai lidar com muitas informações e documentos – nada que um checklist não o ajude, é claro.

Por último, mas não menos importante: é preciso ser positivo! Sim, essa, inclusive, é uma das característica que não pode faltar no perfil de um coordenador de eventos. Toda a equipe o ouve e segue suas instruções, se as palavras que ouvirem não forem positivas, mesmo diante de uma situação complicada, irão desanimar e deixar de acreditar no que estão fazendo.       

Mas olha só, nem todos os organizadores já nascem com todas essas características. Como dissemos acima, o perfil ideal de um coordenador de eventos é fruto de muito esforço e investimento também.

Por isso, é importante fazer uma análise do pontos fortes e fracos e procurar melhorar as habilidades e aptidões através de cursos e workshops – como um curso para oratória, por exemplo (falaremos melhor sobre isso no próximo tópico).

Qual a formação profissional?

Uma coisa é certa, o profissional que organiza eventos não precisa ter uma graduação específica. Sim, isso mesmo. Mesmo que uma pessoa tenha uma formação completamente diferente, como bacharelado em estudos vikings (acredite, esse curso existe de verdade!) ela pode sim passar a atuar como coordenador de eventos.

Mesmo que não tenha uma formação acadêmica na área, nada impede que faça – e é ótimo investir em si mesmo e na sua profissão – cursos e especializações nela.

O importante é que o organizador mantenha-se sempre bem informado sobre o mercado e procure aprimorar suas habilidades, isso vai ajudar na criação e ampliação dos seus eventos.  

O que fazer para ser um coordenador de eventos de sucesso?

É normal as pessoas procurarem o segredo para o sucesso, a fórmula mágica que fará a coisa acontecer. Mas já adiantamos que ela não existe. O que pode fazer a diferença na carreira de um coordenador de eventos e levá-lo a outro patamar é a busca pelo diferencial.

O comodismo leva à inércia, enquanto a constante atualização ao dinamismo, e o mercado de eventos é feito disso, novidade, informação e interatividade! Assim, independentemente da graduação ou do tempo de experiência organizando eventos, sair do lugar, buscar capacitação e estar sempre atualizado fará, sem dúvidas, toda a diferença nessa carreira.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender melhor a carreira de um coordenador de eventos. Mas agora, que tal agora aprender como organizar um evento acadêmico? Fizemos um manual completo para te ajudar nessa missão. Baixe agora, é gratuito!

Manual completo: como organizar um evento acadêmico

Neste e-book você encontrará quais são os principais tipos de eventos acadêmicos, além de dicas essenciais para planejar, executar e finalizar o seu evento com sucesso

Baixar e-book
Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos