Organizar Eventos

Passo a passo: Como utilizar o zoom para transmitir palestras e eventos

Escrito por: Aline Braz

No universo dos eventos online é preciso estar sempre em busca por novas maneiras de oferecer uma experiência mais dinâmica e atrativa para o público. Hoje temos à disposição várias alternativas, e entender como utilizá-las é essencial para escolher a que oferece as funcionalidades que mais combinam com o seu evento online. Nesse texto, a gente vai te apresentar o passo de como utilizar o Zoom, uma dessas opções de ferramentas. 

Essa é uma das ferramentas de reuniões remotas mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo. Abaixo, confira um tutorial para entender como você pode utilizá-la no seu evento online e como combiná-la com um ambiente de transmissão ideal para que seu público-alvo aproveite ao máximo o conteúdo e as interações durante o evento!

Você vai aprender:

Quando e como utilizar o Zoom?

O Zoom é uma ferramenta para quem organiza eventos online, que oferece desde pequenas reuniões a eventos maiores com atividades simultâneas. É importante pensar e listar o que seu evento precisa para acontecer, quais as peculiaridades e o diferencial que pode ser oferecido.

#DicaDoity: Se você ainda tem dúvidas sobre a organização de eventos online ou não sabe nem por onde começar, precisa conferir o nosso e-book que está logo abaixo! É só clicar no banner para aprender o que é preciso fazer em cada etapa da organização, sem esquecer nenhum detalhe!

O Zoom é uma ferramenta semelhante ao Stream Yard e a OBS, que capturam as palestras de um ou mais palestrantes simultaneamente e permitem a utilização de slides e vídeos durante esses momentos para serem transmitidos no Youtube. 

Banner Guia completo

Além disso é possível  fazer transmissões em alta definição e você ainda conta com três opções de transmissão: vídeo ligado, vídeo desligado ou apenas compartilhamento de tela

A plataforma oferece vários planos e preços, como também a versão gratuita, que conta com funcionalidades como: dividir a tela com outras pessoas – se o seu evento online é científico, essa funcionalidade vai facilitar a apresentação de trabalhos acadêmicos – e permite que as reuniões sejam gravadas, o que é ótimo, pois você pode utilizar esse material para divulgação!

Vamos ao passo a passo de como utilizar o Zoom

Agora vamos te mostrar como utilizar o Zoom! Com apenas 4  passos você se registra na plataforma, faz o download e já consegue utilizar a ferramenta. Vamos aos passos!

Passo 1 – O primeiro passo é se registrar na plataforma inserindo sua data de nascimento e seu e-mail de trabalho.

Passo 2 – Em seguida, abra a sua caixa de e-mail e clique em “Ativar conta” no e-mail de confirmação que o Zoom vai te mandar. Finalize o cadastro com as informações solicitadas: nome, sobrenome, senha e a confirmação da senha.

Passo 3 – Pronto! Você já pode começar a usar, ou ir para o painel de controle da sua conta. Ao clicar em “iniciar uma reunião agora” você vai fazer o download da ferramenta. Depois de concluído, o programa irá inicializar e, automaticamente, será aberta uma reunião-teste para te apresentar à plataforma.   

Passo 4 – No painel da sua conta é possível configurar com mais detalhes seu perfil, além de conhecer os outros planos e preços que a ferramenta oferece.

Os planos e preços do Zoom

No plano gratuito você consegue fazer reuniões com até 100 pessoas por, no máximo, 40 minutos. Nesse caso, se o seu evento tiver um público maior será preciso investir em algum plano que se encaixe no seu orçamento e atenda à sua necessidade. Dá só uma olhada nas possibilidades:

Zoom e Doity Play: como usar?

Mas, é importante pensar em como pode deixar seu evento mais robusto e profissional, sem o aspecto de live, já tão comum em nossa rotina. A melhor solução é trabalhar de maneira integrada com outras plataformas! 

Lembra que o Zoom permite transmitir o evento o YouTube? Fica mais fácil integrar o link do evento no Youtube ao de outras plataformas, onde é possível restringir o acesso, gerar certificados para quem participar, cobrar as inscrições, fazer as interações via chat e outras opções que enriquecem o evento.

A Doity Play, por exemplo, é uma ferramenta profissional para transmissão de eventos online que oferece o espaço virtual ideal para eventos corporativos e acadêmicos e que pode comportar e transmitir a sua videoconferência criada no Zoom.

Além disso, essa ferramenta também disponibiliza um chat, para facilitar a comunicação entre os participante e palestrantes, a opção de “claro e escuro” da tela, como também a possibilidade de criar um app exclusivo do evento para fazer a transmissão pelo mobile. Mas a melhor parte  é que todos esses benefícios são vinculados à plataforma para gerenciamento de eventos da Doity! 

Ou seja, você consegue integrar o seu evento online na Doity Play, às inscrições feitas na plataforma, criar o site do seu evento, emitir de certificados, enviar pesquisas de satisfação, gerenciar a submissão de trabalhos acadêmicos – no caso de eventos científicos – e muito mais. Então, é possível ter o controle de todas as etapas do seu evento online em um só lugar!

Doity Play: um jeito simples e seguro de transmitir seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes

Que tal, agora que você já sabe como utilizar o Zoom, criar um evento online na Doity e descobrir na prática como é simples trabalhar com essas plataformas integradas, é só clicar aqui! Não perca tempo e aproveite todas as vantagens dessa modalidade e continue impactando o mundo através dos eventos!

Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos