Organizar um workshop pode ser uma tarefa bastante árdua em tempos onde a internet oferece diversos conteúdos de forma aberta e gratuita. Como entregar para o público um conteúdo que desperte o interesse das pessoas e entregue valor real? Como encontrar aqueles diferenciais que farão o seu curso ser desejado e proporcionar uma experiência impactante e envolvente de uma forma autêntica?

Se essas dúvidas passeiam pela sua mente quando você precisa organizar um workshop que consiga, de fato, engajar as pessoas, o post de hoje tem diversas informações que podem ajudar você.

Conheça as necessidades do seu público

Existem algumas perguntas iniciais que você deve procurar responder ao organizar um workshop:

  • Quais são os objetivos do seu público-alvo?
  • O que essas pessoas buscam?
  • Quais são os problemas que elas encontram na busca pelo que desejam?
  • De que forma você pode ajudá-las a superar essas dificuldades?

Conhecendo os obstáculos e os entraves que o seu público encontra, você conseguirá produzir e oferecer algo de grande valor para eles. Dessa forma, seu workshop será percebido como de grande importância e conseguirá um bom engajamento do público.

Ofereça conteúdo relevante e valioso

Como falamos no início deste post, atualmente há muito conteúdo educativo disponível na internet. Por isso, um dos maiores desafios de quem precisa organizar um workshop é exatamente oferecer conteúdo que seja exclusivo e relevante para o público.

Você precisa deixar claro que as pessoas estão investindo em algo que elas jamais poderiam encontrar em outros lugares. Trabalhe com o seu público de forma a comunicar com clareza a autenticidade da experiência que o seu curso oferece.

Por isso é tão importante conhecer as necessidades do seu público antes. Apenas depois de saber exatamente do que o seu público precisa é que você será capaz de trabalhar em uma proposta de conteúdo que seja realmente valiosa para as pessoas e que trará para elas uma experiência de transformação, seja de pensamento, de habilidades ou de competências.

Aposte na diferenciação

Agora que você já conhece as necessidades de seu público e já sabe como produzir conteúdo que tem relevância para as pessoas, você tem nas suas mãos a receita infalível para alcançar o sucesso ao organizar um workshop, certo?

Errado! Sabe por quê? Seus concorrentes também podem, da mesma forma que você fez, pesquisar as necessidades do público e elaborar conteúdo relevante e valioso para seus respectivos cursos.

Para consolidar a autenticidade do seu workshop na percepção do seu público, pense em algo que seus concorrentes não poderão oferecer. Pode ser um palestrante especial, pode ser o local onde o curso será realizado, pode ser uma parceria com outros profissionais e empresas para concessão de benefícios, pode ser algum tipo de personalização da experiência. Você pode pensar em diversas formas de oferecer esse diferencial ao organizar seu workshop.

Disponibilize certificado de participação

Uma maneira eficaz de gerar valor para os participantes do seu workshop é oferecer certificados. É por meio deles que o público terá a oportunidade de comprovar formalmente a experiência adquirida com o conteúdo apresentado.

Para deixar a tarefa de emissão de certificados mais simples, utilize plataformas de eventos. Algumas delas possuem um espaço exclusivo para os próprios organizadores montarem seus modelos e enviar os certificados para o e-mail de cada participante.

Peça o feedback do público

Para tornar seu workshop ainda mais interessantes no futuro, é importante saber o que o público achou e o que pode ser melhorado. Uma pesquisa de satisfação pode ser distribuída ao final da apresentação ou então enviada por e-mail com perguntas sobre o conteúdo apresentado, performance do palestrante e estrutura oferecida.

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você a aprimorar a organização do seu workshop! Para que esses insights possam ajudar um número ainda maior de pessoas, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

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