O momento do sorteio em eventos é um dos mais aguardados pelos participantes. Não há quem não se anime com a possibilidade de ganhar, desde um livro à uma viagem, por exemplo.

Mas é preciso cuidado, pois ele pode demandar muito tempo, causar atrasos e tornar-se um dos momentos mais desgastantes do evento. Isso porque, infelizmente, os sorteios nem sempre são bem executados, seja por falta de ferramentas e até mesmo de organização.

Neste post vamos discutir as formas mais convencionais e as mais recentes de fazê-lo e te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu evento.

Forma tradicional

Tradicionalmente os sorteios  são feitos através dos famosos papeizinhos recortados, contendo números referentes a cada participante, retirados da lista de frequência do evento.

Essa forma, apesar de aparentar ser mais prática e simples de realizar, demanda muito tempo para ser executada. Isso porque requer um tempo de preparo anterior, para organizar uma lista com os nomes dos inscritos, em seguida recortar cada nome.

Além disso, essa forma de sorteio pode abrir espaço para que os participantes aleguem favorecimento ou erro durante a execução, comprometendo o andamento do evento, provocando atrasos e pior, passando ao público a ideia de desorganização, culminando na falta de credibilidade, característica indispensável à todo evento.

Outras opções

Graças aos avanços tecnológicos, outras opções surgiram para facilitar a realização dos sorteios, tornando-os mais dinâmicos, rápidos e menos estressantes. Alguns exemplos são:

Planilhas no Excel

Uma das formas mais utilizadas, atualmente, são as planilhas do Excel. Nelas é possível criar uma lista com os nomes dos participantes e aplicar uma fórmula que irá escolher, automaticamente, um número entre os selecionados na planilha. Cada vez que é calculada, um novo número aleatório é escolhido.

A desvantagem das planilhas é que, além de requerer algum conhecimento técnico para usar o Microsoft Excel, é preciso muita atenção, pois se a planilha sofrer qualquer alteração, corre o risco de perder o resultado do primeiro sorteio, e ao invés de agilizar os processos, atrasar ainda mais.

Programas específicos

Além das planilhas, existem programas desenvolvidos, exclusivamente, para realizar sorteios, que podem ser encontrados em sites como o Baixaki. Neles é atribuído um número para cada participante cadastrado e o sistema é encarregado de gerar um número aleatório.

Como vantagem, através desses programas você consegue obter os números ou nomes sorteados com mais agilidade, que pela forma tradicional. No entanto, por ser necessário fazer o download e instalá-lo no computador para poder usar, a ocorrência de problemas técnicos podem impedir o sorteio.

É importante frisar que, por esses programas não terem acesso aos dados dos participantes, apenas a parte do sorteio dos números é facilitada, restando à equipe de organização a tarefa de conferir os dados, confirmar presença e divulgar o resultado.

Sorteadores online

Hoje também é possível fazer sorteios online através de sites especializados, com a opção de sortear tanto números como nomes. Para sortear nomes é preciso seguir algumas regrinhas, como separá-los por quebra de linha ou vírgula para que possam embaralhar, o que não ajuda muito na diminuição de tarefas antes do evento.

Se optar por sortear apenas números, ainda assim seria preciso criar uma lista com os nomes dos participantes, enumerá-los, e após o sorteio precisar conferir os dados da pessoa, verificar sua presença, para poder confirmar o ganhador.

Uma das vantagens desses sorteadores é que dispensa qualquer download ou instalação, você conta com um serviço online, além de eliminar todas etapas de um sorteio pela maneira tradicional. Conferir imparcialidade ao sorteio, também é uma das principais vantagens, pois todos percebem que é um máquina que seleciona os números ou nomes.

A desvantagem é que, por esses sites não terem acesso aos dados dos participantes não conseguem exibir o nome do ganhador, necessitando ainda checar a lista de frequência, como prepará-las anteriormente.

Use a Doity para fazer seu sorteio

Uma das soluções mais completas e simples que existem são as plataformas de eventos. A Doity, por exemplo, além de ajudar a gerenciar o evento como um todo, oferece também uma ferramenta completa para realizar sorteios.

A principal vantagem de utilizá-la é a facilidade de trabalhar com todos os dados integrados, como os nomes dos participantes, e-mails, entre outras informações. Com isso, você elimina todas as etapas manuais, como a preparação da lista e a distribuição dos números, evitando desgaste durante o evento e atrasos na programação.

Outra vantagem é que ela possibilita fazer o sorteio, tanto com todos os inscritos como apenas com os credenciados (presentes no evento), além de evitar que o mesmo participante seja sorteado mais de uma vez.

Ao realizar os sorteios desta forma, a Doity atualiza automaticamente uma lista com os dados de cada e o brinde de ganhador, com a opção de compartilhar o resultado nas redes sociais, garantindo assim mais transparência nos seus sorteios.

Outro detalhe muito importante para que o seu evento seja um completo sucesso é cuidar muito bem das certificações. Preparamos um conteúdo especial sobre certificados online para você. Que tal lê-lo agora? Boa leitura!

 

Posts Relacionados

Comentários ()