Organizar Eventos

Descubra o passo a passo de como fazer um curso online

Escrito por: Estéfane Padilha

Organizar um evento é um desafio para conseguir conciliar a agenda dos palestrantes e ouvintes com a data e horários planejados. Mas é sempre proveitoso e recompensador quando o evento sai e o público fica satisfeito! Para resolver problemas como a distância, horários incompatíveis, dificuldades de encontrar espaço adequado, ou ajustar agenda com professores e palestrantes, a gente te mostrar as vantagens  e o passo a passo de como fazer um curso online. 

A situação no mercado tem sido estimulante nesta modalidade. Olha só: O Censo EAD de 2018, com a participação de 259 instituições das cinco regiões brasileiras, mostrou que essa modalidade tem crescido expressivamente: o número de ofertas passou de 4.570, em 2017, para 16.750 no ano seguinte. Então vamos lá saber mais sobre esse universo?

Você vai aprender:

Motivos para aprender como fazer um curso online

Antes de te explicar como fazer um curso online, a gente vai te mostrar algumas vantagens desse formato de evento. Além do crescimento da oferta, que mostra que os cursos online já são uma realidade no mercado dos eventos online, há outros fatores que talvez você, organizador, ainda não tenha percebido, e são um atrativo na hora de pensar na organização. Confira!

1- Ganha-se tempo

Um dos grandes problemas em conciliar todos os compromissos é que o trabalho fica longe da academia, que fica longe de casa, que fica longe da faculdade… Ou seja, o período livre que se tem, muitas vezes, é usado em grande parte para se deslocar. E imagine ficar 30 minutos no trânsito para uma aula que dura uma hora e depois ter que encarar o mesmo tempo na volta?! Não é lá tão estimulante. Quem participa de eventos online pode aproveitar tudo com mais calma e se desgastar menos.

Além disso, fica muito mais fácil padronizar tudo e enxugar a equipe. Não serão mais necessárias, por exemplo, fazer várias reuniões com prestadores de serviços, ou se preocupar com coffee break, equipe de limpeza, segurança, recepcionistas. Valorize seu tempo! 

2- Flexibilidade para alunos e professores

O quesito flexibilidade é uma das grandes vantagens dos cursos online. Eles são uma ótima opção é no quesito organização do tempo. Explore isso! Poder ter acesso ao conteúdo no horário que melhor se encaixa na rotina é incrível para quem participa. E isso não vale apenas para os inscritos no curso, mas também para os palestrantes que, quando a transmissão não for ao vivo, podem gravar as aulas quando quiserem. Isso com certeza vai atingir mais pessoas que compõem o seu público-alvo.

3- É econômico

O investimento inicial é baixo e você poupa com diversos gastos: locação, consumo de energia, além da produção de material gráfico, já que no lugar de apostilas impressas para dezenas ou centenas de pessoas, todo o material será disponibilizado online. E, ah, a natureza também agradece – percebeu que o texto mal começou e já ficou claro como fazer um curso online é uma ótima alternativa pro seu evento, não é?! 

4- Abrange qualquer área

Sejam alunos buscando uma formação extra para as matérias vista em sala de aula, sejam profissionais de uma empresa precisando de aprimoração na área em que trabalham, o curso online é uma boa opção. Ou seja, qualquer assunto que você tenha em mente terá um nicho que te dará audiência e, claro, lucro com a venda de inscrições, ou disponibilização de material e apostilas exclusivas, que tal?!

5- Não há limites na quantidade de participantes

Este tópico está bem claro, certo? A quantidade de inscritos é ilimitada! Não há espaço, o que torna este formato muito mais democrático do que um evento presencial. Com isso, a abrangência do curso é muito maior, você pode alcançar muito mais gente e compartilhar muito mais conhecimento. 

Agora mãos à obra: o passo a passo de como fazer um curso online

Organizar um curso online é uma opção super viável e interessante para quem participa. A ideia é incrível: dividir conhecimento, discutir ideias e fazer networking, quem não gosta?! Então, vamos ao que interessa: mostrar como ter uma organização eficiente. Se você seguir todas as nossas dicas, a execução vai ser um sucesso!

Defina os pontos principais

Tema, público alvo e o formato do curso são as primeiras coisas a serem definidas. Uma área de conhecimento pode ser discutida com iniciantes ou pessoas com certo conhecimento, então, além do tema geral, é preciso saber qual o público-alvo do evento. É importante também pensar na linguagem que vai ser usada nas aulas. Se a audiência é mais jovem, algo mais descontraído é permitido, por exemplo. 

E por fim, o formato é essencial e pode ser variado. As videoaulas são o modelo mais comum e têm boa aceitação, mas a sua imaginação não precisa ter limites: webinars – eu mesma já escrevi sobre isso aqui! – , aulas interativas, lives nas redes sociais, tudo pode ser uma alternativa e um canal para seu curso online chegar até o público. Outra ideia é investir em materiais complementares: vídeos com aulas principais, dicas exclusivas, quiz e apostilas para download com atividades e textos para quem quer se aprofundar ainda mais no tempo livre após o curso.

Estude a concorrência 

Com um tema bem específico, é hora de ver o que a concorrência já ofereceu sobre isso. Desse modo, você pode se dedicar a uma abordagem inovadora e, principalmente, que acrescente novos conhecimentos ao público. Afinal, ninguém quer ficar apenas revisando as mesmas coisas. Algumas instituições disponibilizam cursos online e é possível conferir sobre o que eles andam falando. 

Tenha os equipamentos certos

Se a sua ideia é produzir um material mais rápido, você pode alugar uma câmera e equipamentos de áudio e iluminação ou mesmo usar a webcam do seu computador, os fones de ouvido do seu celular e um lugar com iluminação natural e, desse modo, não precisar gastar com nada. Mas se houver um número maior de aulas, vale investir nesses produtos, até porque há inúmeras opções de qualidade que não são tão caras, e no mercado de eventos online  você sempre vai poder aproveitar estes materiais.

Falando nisso, além de aprender a como fazer um curso online, dá para entender ainda mais sobre esse universo como um todo, então, dá uma olhada no ebook que a gente preparou para você, organizador de eventos. Baixe agora, é gratuito! 

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Pense no melhor cenário

É bom que as gravações sejam feitas em um espaço fixo, assim as aulas se tornam familiares. Lembre-se de buscar um ambiente que seja agradável aos olhos. E se você quiser variar, pode sugerir que os professores insiram lousas, gráficos, imagens durante a apresentação ou, se as transmissões forem feitas com todos os professores em um mesmo ambiente, o chroma key – aquela técnica de efeito de sobrepor imagens sobre uma cor padrão: verde ou azul – pode ser uma opção.

Faça um roteiro

É necessário determinar junto com os palestrantes a duração do curso online e de cada aula para facilitar o planejamento das gravações. Também é preciso definir os subtemas de cada vídeo, e o ideal é que um assunto comece e termine no mesmo dia para o entendimento ser mais completo.

Grave e edite

Caso a transmissão não seja ao vivo, há muitos programas que podem ajudar na edição de vídeos. Para quem estiver começando, o Windows Movie Maker é uma ótima opção porque não oferece muitas complicações, e o melhor: é gratuito. Já o Adobe Premiere Pro é um pouco mais profissional, mas nada tão complicado. Mas a depender do seu orçamento, você pode contratar um profissional de edição de imagens e focar em outras demandas. 

Escolha a ferramenta de transmissão

Essa é uma das etapas mais importantes: além da qualidade com que seu conteúdo precisa chegar ao participantes, é preciso que a sua audiência tenha acesso prático, fácil e seguro a ele. Selecionamos algumas opções de ferramentas de transmissão e, com certeza, vai poder deixar o seu curso online com a audiência super satisfeita. Uma dica: antes de escolher, avalie aquela que vai te ajudar a diminuir a quantidade de processos e pode reunir diversas funcionalidades. Por exemplo: já pensou em poder integrar a lista de inscritos com a ferramenta de transmissão?! Seria incrível, e é possível, mas abaixo a gente conversa sobre isso! 

Invista na divulgação do curso

Claro que esta etapa também será online. Se já há possíveis interessados, invista no e-mail marketing. Se está buscando novos clientes, os posts patrocinados ainda são opções com menor custo e que você pode direcionar e segmentar bem o público que pretende atingir. Seja lá qual for a sua situação, não esqueça das redes sociais

Tenha estratégias de venda!

Um curso online pode atrair diversos públicos. Com as vantagens e flexibilidade, muita mais gente pode se interessar em participar do seu evento. Então, dê a opções de se inscrição em módulos, no curso completo, ofereça ofertas especiais para inscrições em grupos, cupons de desconto para os primeiros inscritos. As possibilidades são muitas! Então, faça o site do seu evento e comece a vender logo, não há porque perder tempo! 

Analise os resultados

Além das pesquisas de satisfação e os certificados no fim do curso, é importante receber um feedback ainda durante as aulas e entender se a dinâmica está sendo eficiente e compreensível. Assim, você pode melhorar ainda mais a experiência dos participantes. E se faça presente também nas redes sociais, onde a interação é sempre rápida e bem bacana. 

Juntando os passos da organização em uma só plataforma

Agora você já sabe todos os detalhes de como fazer um curso online. Ter um site, vender inscrições, analisar resultados e, claro, transmitir, são passos que ocorrem em momentos diferentes da organização. Só que tudo isso precisa estar conectado para que no fim a sua experiência como organizador seja positiva e possa refletir na experiência dos participantes. Todo mundo quer fazer do próprio evento um sucesso, claro!

Para isso, a Doity que já é uma plataforma de organização de eventos, vendas de inscrições, emissão de certificados, emissão de relatórios financeiros, desenvolveu uma solução para a transmissão de todos os tipos de eventos online, a Doity Play, um ambiente virtual seguro para disponibilizar seus cursos online e com a possibilidade de integrar à plataforma, o que vai te ajudar a ter mais segurança e simplicidade nos processos.

Confere o vídeo e fica por dentro do que você pode fazer com a Doity Play! 

E se você quiser começar e mostrar que aprendeu a como fazer um curso online, basta clicar no banner abaixo e descobrir mais sobre essa nova solução para a organização de eventos online. Confira e boa sorte!

Doity Play: um jeito simples e seguro de transmitir seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes
Estéfane Padilha

Estéfane Padilha

Jornalista e colaboradora do Doity Team. Mora em Colônia, na Alemanha, onde estuda, trabalha e é voluntária no FC Köln, clube de futebol da cidade

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