Marketing e Vendas

Como divulgar um evento: Conheça os meios essenciais para você!

Escrito por: DoityTeam

Existem alguns passos para se realizar um evento, e a divulgação é um dos mais importantes. Por isso, não basta planejar, é preciso, também, pensar em como divulgar um evento para que ele seja um sucesso.

Uma boa adesão do público é o principal aspecto que determina se a ação teve êxito ou fracassou. E para conseguir um público numeroso, é necessário atingi-lo com as informações certas por meio de diversos canais de comunicação. É por essa razão que uma boa divulgação é responsabilidade do organizador.

Afinal, fazer com que os participantes saibam da existência do acontecimento é essencial para garantir a presença deles. Assim, a divulgação deve estar no topo da sua lista de tarefas na hora de organizar seu evento, desde o início até o final.

E para te ajudar a fazer isso da melhor maneira, criamos esta lista com os fatores fundamentais para uma divulgação eficiente. Continue acompanhando!

1. Alcançar o público certo definindo sua persona

Definir a persona do evento é crucial para alcançar o público certo. Ela é construída com base em dados como profissão, faixa etária, preferências, personalidade e outros aspectos que representam o seu cliente ideal. É por meio dela que você entenderá melhor seus consumidores e suas necessidades.

A partir disso, a sua estratégia de divulgação será elaborada mais facilmente. Ao saber qual a sua persona, você poderá criar campanhas que tenham a linguagem do seu público para transmitir a mensagem e identidade do evento.

Para isso, tenha em mente os dados essenciais para divulgação, como data, horário e local do acontecimento. E para atrair ainda mais seus consumidores, dê dicas de atrações e apresentações que ocorrerão no dia. Isso é uma boa forma de mostrar a eles o que esperar da ação.

2. Usar o marketing digital a seu favor

Uma ótima maneira de divulgar o seu evento é criando anúncios nas mídias sociais, disponibilizando links para conteúdos e até mesmo para a página de inscrição. Para isso, a melhor plataforma é o Facebook Ads, que lhe permitirá anunciar no Facebook e no Instagram.

Nessa ferramenta, você consegue configurar em que plataforma deseja anunciar, qual público quer alcançar, qual o objetivo do anúncio, o tempo de duração e, obviamente, o quanto deseja gastar. Por não demandar um orçamento muito alto para fazer as campanhas, o Facebook Ads é uma plataforma bastante acessível. Além disso, com ele, você pode acompanhar o retorno de investimento de cada anúncio.

3. Apostar na mídia tradicional

Desde que a mensagem direcionada ao público-alvo esteja adequada, você deve utilizar todos os canais de comunicação possíveis para divulgar um evento. Contudo, lembre-se de que cada meio de comunicação funciona de modo diferente e têm propósitos distintos.

Caso seu público não tenha muita familiaridade com as redes sociais, apostar nas mídias tradicionais é a melhor abordagem. Afinal, esses ainda são fortes meios de divulgação e a principal forma de entretenimento desse tipo de público.

Outra abordagem eficiente é fazer a divulgação presencial em universidades e outros centros educacionais. Claro, desde que esteja de acordo com as estratégias do evento.

A TV, o rádio, os outdoors e até cartazes e panfletos ainda são bastante eficientes, mas é necessário levar em conta o porte da ação e o orçamento disponível para a divulgação antes de optar por essas mídias.
O principal aqui é utilizar os canais certos para alcançar o público certo, que fará do seu evento um grande sucesso.

4. Conseguir bons patrocinadores

Ao contar com patrocinadores, o compromisso que a empresa tem, em troca do custeamento, é de promover a marca deles em cada plano de divulgação do evento. Com isso, você garante ao patrocinador que ele fez um bom negócio, já que os anúncios mostram a abrangência do acontecimento.

Você pode, ainda, vender cotas de patrocínio, destacando as empresas de acordo com suas exigências. Uma tática de divulgação bem elaborada com a presença dos patrocinadores, com certeza, ampliará o alcance do seu evento.

Por exemplo: peça os links dos sites deles e faça com que os seguidores dessas marcas saibam que o seu evento tem o apoio delas, redirecionando-os para sua página. Essa é uma ótima forma de usar o prestígio dos patrocinadores para agregar valor à sua ação.

5. Saber o momento ideal para a divulgação

Como divulgar um evento: 6 meios essenciais para você!
Caso o seu evento utilize inscrições como forma de entrada do público, o ideal é começar as campanhas de divulgação o quanto antes. Como as pessoas precisam de um tempo para amadurecer a ideia de ir ou não ao evento, quando se exige a inscrição delas, esse tempo deve ser um pouco maior. Já para os que não farão uso desse sistema, bastando o participante aparecer no dia e local do evento, dar início ao plano de divulgação com 30 dias de antecedência é o bastante.

Contudo, um bom plano de marketing é indispensável para uma divulgação competente. É preciso manter todas as pessoas envolvidas no planejamento da ação, desde a equipe aos patrocinadores, muito bem engajados e informados sobre o andamento da organização, para que o evento aconteça sem problemas.

6. Iniciar a venda de inscrições com antecedência

O momento de vender as inscrições do seu evento está diretamente ligado à sua divulgação. As duas estratégias devem ser pensadas em conjunto, já que as duas etapas são igualmente responsáveis por atrair e conquistar público para o evento.

Da mesma forma que o plano de divulgação, abra as inscrições assim que possível, de preferência no mesmo período em que a promoção da ação for iniciada.

Uma ótima maneira de incentivar o público a se inscrever é lhes oferecer pequenas recompensas em troca, como descontos nas inscrições feitas no primeiro lote, cursos gratuitos, brindes, acessos exclusivos aos primeiros inscritos, entre outros.

É claro que essas não são as únicas maneiras de fazer a divulgação de um evento. Existem outras formas de conseguir um bom alcance de público — e, desde que você as siga corretamente, nada dará errado. Só mantenha a atenção nos pontos importantes para a interação com os consumidores. Afinal, quanto mais engajados estiverem, mais participantes seu evento terá.

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