Há diversos fatores determinantes para o sucesso de um evento, e um deles é a identidade visual da sua comunicação. Por isso, você não deve fazer qualquer banner ou cartaz, é preciso dedicar um tempo na produção do design.

Você já deve ter visto um post no Facebook cheio de informações, com cores conflitantes e fotos ruins. Com certeza você não deu muita credibilidade para esse banner e, consequentemente para o assunto dele, certo?

Para te ajudar a não cometer esses mesmo erros, produzimos um guia para você criar uma identidade visual incrível para seu evento e ainda disponibilizamos três banners editáveis. Confira!

Entenda o público do seu evento

Entender o público do seu evento é essencial para a realização dele como um todo. Para identidade visual essa compreensão também é necessária, porque vai determinar o estilo (se será mais clássica ou moderna), a prever a aceitação do material e também incentivar o compartilhamento.

Você pode fazer algumas perguntas e anotar as respostas, como, por exemplo: qual a faixa etária do público? Qual a área de atuação do evento e por que ele interessa a esse público? Quais são os interesses dessas pessoas? Qual o perfil delas? São mais clássica, modernas, descoladas?

Essas respostas ajudarão você a construir uma base para o design do seu evento, evitando cometer eventuais gafes, que poderiam arruinar sua divulgação.

Defina cuidadosamente as cores

A cor é um dos itens mais importantes em qualquer identidade visual. Isso porque as cores são capazes de comunicar significados, provocar emoções e despertar impressões. Um bom design pode despertar o interesse do seu público, chamar atenção, emitir uma mensagem. Sendo assim, nada de escolher sua cor favorita ou qualquer cor, certo?

Como regra prática, tenha em mente que cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) são mais chamativas e alarmantes, enquanto cores frias (azul, verde, lilás) são mais tranquilas e amenas. Além disso, as cores também possui significados e você deve avaliá-los na hora de escolher a cartela de cores.

Confira o significado de algumas cores: 

  • Vermelho: amor, paixão, coragem,  poder, urgência, ousadia, intensidade, etc.

  • Amarelo: energia, calor, luz, atenção, clareza, credibilidade, alerta, inteligência, etc.

  • Azul: confiança, segurança, tranquilidade, calma, harmonia, produtividade, força, etc.

  • Laranja: amizade, gentileza, alegria, saúde, prazer, criatividade, sucesso, equilíbrio, etc.

  • Verde: natureza, saúde, vida, crescimento, estabilidade, proteção, vitalidade, calma, etc.

  • Roxo: imaginação, realeza, luxo, mistério, moda, intuição, magia, sabedoria, etc.

  • Rosa: beleza, doçura, afeto, feminilidade, charme, compaixão, sensibilidade, etc.

  • Preto: sofisticação, formalidade, poder, mistério, modernidade, sedução, etc.

  • Cinza: neutralidade, autoridade, seriedade, qualidade, estabilidade, prestígio, etc.

  • Branco: paz, virtude, verdade, esperança, minimalismo, integridade, bondade, etc.

  • Marrom: maturidade, antiguidade, consciência, disciplina, responsabilidade, etc.

Ao decidir a cor principal da identidade visual do seu evento, você deve decidir as cores complementares. Para que você possa utilizá-las de forma harmônica, recomendamos o uso círculo cromático.

Esse círculo nada mais é que a representação simplificada de como nós, seres humanos, percebemos as cores. Ele se apresenta da seguinte maneira:

 

                               Imagem: Nelmar Nepomuceno

 Como você pode ver na imagem, as cores complementares são opostas umas às outras. As cores análogas são um grupo de três, que ficam lado a lado. Já as complementares decompostas também são um grupo de três, mas dessa vez formando uma espécie de triângulo.

Você pode usar qualquer uma dessas três formas de combinação: cores complementares, cores análogas e complementares decompostas. Assim, você vai garantir mais harmonia à identidade visual do seu evento.

Evite excessos

Você já compreendeu seu público e definiu as cores seguindo todas as orientações. Agora, chegamos ao momento em que você vai colocar as ideias na tela (ou no papel) . A nossa dica aqui é simples: evite qualquer tipo de excesso. Menos é mais!

Coloque na arte apenas as informações necessárias e determinantes para atrair as pessoas para seu evento. Se você não administrar bem a quantidade de textos e dados, pode ser que seu cartaz, por exemplo, fique poluído, confuso e não desperte o interesse do público em ver qual a proposta da organização.

Se houve necessidade de colocar diversas informações, pense na possibilidade de criar mais de um banner ou cartaz, por exemplo. O ideal é dividir os dados em diversos templates para que fique visualmente eficaz e ainda assim comunique tudo que for necessário. Pense bem sobre isso!

Fique atento às dimensões

Se você quer imprimir um cartaz tamanho A3, não adianta criá-lo em qualquer tamanho, porque você corre o risco de ter um material de baixa qualidade, com a impressão toda falha pela granulação. Você não quer isso, certo?

Sendo assim, vamos deixar abaixo algumas dimensões para materiais impressos e digitais. Confira:

Materiais impressos

  • Cartaz A4: 210 × 297 milímetros

  • Cartaz A3: 297 × 420 milímetros

  • Panfleto/folder: 148 × 210 milímetros

Materiais digitais

  • Banner para site: pode variar de acordo com o layout do site, mas 1280 pixels de largura é uma base média e a altura fica ao seu critério, basta manter uma proporção retangular.

  • Capa para Facebook: 828 x 315 pixels

  • Post para Facebook: 800 x 800 pixels

Fique atento à essas dimensões e crie a arte no tamanho ideal.

Se puder, contrate um profissional

Falaremos agora sobre algo importante: a contratação de um profissional de design para o desenvolvimento da identidade visual do seu evento. Se você tiver orçamento para isso, recomendamos firmemente que você contrate um designer.

Isso porque o designer é um profissional qualificado para o desenvolvimento técnico, criativo e artístico de um projeto de identidade visual. Além de criar todo o conceito visual do evento, o designer disponibilizará cada material pronto para impressão.

Então, se for possível, inclua um profissional em seu plano de custos!

Se não puder, aposte no Canva.com

Entretanto, entendemos que nem sempre é possível essa contratação. Justamente por isso, recomendamos o Canva, um editor de imagens online , que permite criar cartazes, banners, posts para redes sociais e muito mais de forma gratuita.

A plataforma é intuitiva e fácil de ser usada. Além disso, você pode acessar layouts prontos e fazer as edições necessárias. O acervo de ferramentas gratuitas é muito satisfatório e pode ajudar no desenvolvimento da identidade visual do evento.

Entender seu público, definir bem as cores, evitar excessos, prestar atenção nas dimensões e, se possível, contratar um profissional, são as nossas dicas para você criar uma identidade visual incrível para seu evento.

Esperamos ter ajudado! Se você ainda tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

 

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