A internet mudou a maneira pela qual as pessoas se relacionam e como realizam a maior parte de suas funções e deveres diários. Essa mudança atingiu a todos os setores, inclusive o de eventos, principalmente no que se refere à divulgação e a venda de inscrições.

Um site para eventos é a melhor opção para quem quer atrair futuros participantes e impressionar possíveis patrocinadores, pois ele atua como um cartão de visitas virtual.

Mas, antes de pôr a mão na massa é importante atentar para alguns detalhes muito importantes, que com certeza garantirão o sucesso do seu site e, consequentemente, do seu evento.

Caso contrário, você pode ser mais um a enfrentar problemas por colocar no ar um site mal feito, que ao invés de converter visitantes em futuros participantes, os converterá em propagadores de más opiniões a respeito do evento.

Os transtornos mais comuns que um site com qualidade inferior pode desencadear, são: fracasso nas vendas, falta de interação com o usuário, má usabilidade (falaremos melhor adiante), entre muitos outros.

Não quer ter que enfrentar esses problemas? Então, presta atenção, porque preparamos um guia completo, cheio de dicas, para você construir o melhor site para evento.

Pesquise e foque no seu público-alvo

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Antes de qualquer coisa, busque conhecer bem seu público, saber quais suas preferências e como atendê-los da melhor forma. Afinal de contas, o site será construído para ele.

Por isso, a chave desse tópico é pesquisar. Pare, pesquise, busque inspirações e defina muito bem seu foco e objetivos.

Existem vários tipos de pessoas que poderão acessar sua página e que você precisa estar preparado para recebê-las. Como, por exemplo, o visitante que já conhece seu evento e que busca no site informações de como fazer inscrição ou aquele que deseja apenas consultar a programação, conferir horários e endereços.

Há também o novo visitante que chegará de paraquedas, e que precisará ser direcionado e conquistado por um ambiente que transmita credibilidade e fácil acesso a qualquer informação sobre o evento.

O ideal é que ambos consigam, desde o primeiro contato, se situar, entender o objetivo e, acima de tudo, sentir confiança para permanecer na página.

Assim, tudo deve ser pensado e construído a partir de objetivos bem definidos, a fim de proporcionar uma ótima experiência ao usuário (falaremos melhor sobre isso à frente).

Arquitetura da informação

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Pelo nome, esse tópico pode soar um tanto complicado, mas relaxa! Arquitetura da Informação é uma definição que deriva literalmente do conceito de arquitetura, sendo assim, está intimamente ligada à técnica e a arte de projetar, organizar e compor.

De maneira prática, esse é o momento de pensar a estrutura do site, definir a ordem das seções e como as informações ficarão dispostas, para que os conteúdos sejam organizados e assim permitam ao usuário fazer associações em seu percurso, chegando sozinho ao destino desejado, através de uma orientação fácil e lógica, chamada de navegação intuitiva.

Esse é um conceito que também pode ser aplicado a pequenos projetos digitais, com o foco nos benefícios e na eficácia nas informações estruturadas, por meio de uma visão estratégica do site do evento.

O primeiro passo nessa fase é construir a estrutura do site. Para isso, hierarquize os conteúdos, buscando sempre a clareza das informações, definindo muito bem a sequência em que elas devem ser apresentadas, ou seja, o que o visitante precisa encontrar primeiro e o que pode ser visto depois. Uma boa dica é colocar as informações mais relevantes em destaque na página inicial.

Criar o mapa do site pode te ajudar bastante a definir os detalhes da página, além de te permitir visualizar e conhecer melhor seu projeto e auxiliar na hora de apresentá-lo a outra pessoa.

Outro detalhe muito importante é a nomeação das páginas, que diz respeito a escolha dos nomes de cada seção. Essa seleção não deve ser feita de maneira aleatória, pois seu principal objetivo é facilitar a vida do usuário. Por isso, um fator fundamental nessa parte é conhecer e utilizar a linguagem dele.

Ao utilizar nomes de maneira estratégica, com criatividade, seguindo as regras de SEO (te explicaremos melhor à frente), você terá mais chances de atrair novos visitantes e aumentar as chances do seu site ser encontrado pelos buscadores, como o Google.

Resumindo, nessa fase procure:

  • Hierarquizar as seções do site, definindo a ordem dos conteúdos e o que vai ser colocado em cada item do menu;
  • Idealize como ficarão localizados cada elemento da página – criar o mapa do site pode te ajudar bastante;
  • Nomeie, muito bem, cada seção do seu site.

Visual atraente e informações claras

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Já ouviu aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica!”? Acredite, a identidade visual do seu site contará muito na hora de passar a credibilidade necessária para que o visitante permaneça e realize alguma ação.

Nessa fase, você precisará atentar para o Layout, que corresponde aos textos, imagens e a forma como eles serão dispostos na página. Esse conjunto de informações deve refletir o evento, por isso, cuidado com as cores, imagens, e o tom da conversa que vai manter com os usuários. É muito importante buscar equilíbrio, mas também conseguir imprimir sua personalidade.

Esse também é o momento de unir todas as informações às necessidades que você considera importantes, e será normal que surjam muitas ideias e que você queira colocar todas juntas, de uma só vez. Então: Cuidado!

É muito importante lembrar que, acima de tudo, o visitante precisa entender todas as informações e chegar até onde deseja tranquilamente e sua missão é facilitar esse caminho, as deixando bem claras e didáticas.

Usabilidade

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Tudo que já foi falado até agora e o que ainda será, de forma geral, busca alcançar uma melhor usabilidade para o site, certamente outro passo que garantirá seu sucesso.

Mas, o que seria usabilidade, afinal? Calma aí que vamos explicar direitinho! Usabilidade é a maneira pela qual você torna algo utilizável, fácil de ser usado. Seu principal objetivo é fazer com que os usuários consigam navegar pelo site, acessando facilmente o que desejam, chegando ao destino esperado tanto por eles como por você – lembra do conceito de navegação intuitiva, que falamos acima? É exatamente isso.

O destino esperado para o usuário poderá ser obtenção de alguma informação sobre o evento, já para você é a taxa de conversão desse usuário em um inscrito. Para alcançar ambos os objetivos é preciso deixar todas as informações bem localizadas, ao mesmo tempo em que deixa o botão de inscrição em destaque, de modo que seja encontrado facilmente, sempre como uma opção a ser considerada.

A usabilidade irá promover experiências positivas durante toda a navegação. Mas, é preciso ter muito cuidado, pois sua má utilização poderá converter os usuários em clientes insatisfeitos e, consequentemente, em perdas nos negócios, devido a diminuição das inscrições, além de ter a imagem do site prejudicada.

Por isso, ao pensar em usabilidade, idealize:

  • Navegação facilitada: O usuário precisa conseguir acessar à informação desejada rapidamente, caso isso não aconteça, ele poderá desistir de permanecer na página;
  • Eficiência: Seu site precisa ser eficiente no que se propõe realizar, pois a eficiência diz respeito a interação produtiva entre o usuário e o sistema. Dessa forma, a ação principal (que pode ser realizar a inscrição, por exemplo) deve estar clara para o usuário, ele deve fazer isso de forma fácil, sem perder tempo.
  • Baixa taxa de erros: Busque identificar quais são os erros do seu site, de forma geral, seja de português, de código (bug) ou outros. Peça para que outras pessoas também analisem e busque corrigi-los – a gestão dos erros é fundamental para que o usuário perceba o quanto foi positiva a navegação no site. Afinal, ninguém gosta de navegar em páginas que sempre dão ou apresentam erro!
  • Satisfação: Essa é a palavra de ordem para um site. O usuário precisa se sentir satisfeito ao navegar em sua página, o que indicará que os desejos dele estão sendo atendidos.

Responsividade

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

É indispensável pensar que seu site não será exibido apenas nas telas de computadores. Afinal de contas, mais do que nunca os celulares estão sendo utilizados para se conectar à internet, e sabemos que essa realidade não vai mudar e só tende a evoluir.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016, mostrou que a internet estava presente em 63,6% dos lares e neles 94,8% usavam os celulares para se conectar à rede.

Então, depois de cuidar de toda a parte estrutural, definir o visual, cuidar da linguagem, esse é o momento de pensar em um design responsivo. Mas, o que seria isso?

É buscar estruturar o layout do site, de forma que ele se adapte de acordo com a resolução em que for visualizado, independente de onde ele esteja sendo utilizado, seja um tablet, computador ou em um celular.

Atualmente, já há projetos web que começam o planejamento e o desenvolvimento pensando nos aparelhos móveis, para depois transferir para desktops e notebooks. Este conceito é chamado de mobile first.

É importante também pensar que, a velocidade da internet usada em dispositivos móveis nem sempre é tão rápida, podendo demorar para carregar os dados. Por isso, pense em como otimizar os processos para que, mesmo que o usuário esteja usando dados móveis, consiga usufruir de um bom desempenho e experiência.

Até mesmo os algoritmos do Google já dão preferência a sites que se adaptam aos mobiles. Para quem gostou e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos em design responsivo, este ebook pode ajudar bastante.

Hospedagem

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Outro detalhe importante que te ajudará a oferecer um serviço de qualidade aos seus usuários é pensar onde ele ficará hospedado.

Uma boa hospedagem, ou host, precisa te ajudar a conseguir um bom desempenho, suprir todas as suas necessidades e estar sempre disponível a atender quando houverem problemas técnicos.

Listamos alguns detalhes, muito importantes, para quando procurar um host:

  • Segurança de dados – É indispensável que seu site esteja alocado em um lugar que preserve seus dados, possua rotinas de backups e o proteja de hackers;
  • Suporte técnico ao usuárioÉ muito importante encontrar um contratante que ofereça um suporte técnico de qualidade durante as 24 horas, nos 7 dias da semana;
  • VelocidadeSeu site não pode levar muito tempo para carregar, pois os buscadores podem interpretar isso de maneira negativa e contribuir para que ele não consiga um bom ranqueamento.
  • ConfiançaVerifique a procedência da empresa e sua credibilidade no mercado, antes de fechar qualquer contrato.

Neste momento não é hora de pensar em economizar, pois garantir a hospedagem  em um bom host pode ajudar a oferecer a melhor performance para seu site e te poupar dores de cabeças futuras.

Conteúdos de qualidade

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Tudo que debatemos até agora busca de forma direta atrair visitas para o site. Mas, a garantia de que ali permanecerão será se ali eles encontrarem conteúdos de qualidade.

É essencial mostrar que você possui conhecimento sobre o tema que será abordado no seu evento, escrevendo bons conteúdos relacionados a ele. Isso além de atrair mais pessoas, passará credibilidade e confiança, influenciando diretamente na tomada de ação de ir ao evento, seu principal objetivo.

Além disso, produzir conteúdos de qualidade será a garantia de que sua página terá o diferencial para se destacar e ainda conseguir um bom ranqueamento nos sites de busca.

O próprio Google, recentemente, passou a utilizar algoritmos para identificar os conteúdos que realmente apresentam relevância em suas páginas e se cumprem com o prometido nos títulos.

É preciso muito esforço para produzir algo que, de fato, agregue, atraia, contribua e consiga apresentar o seu evento da melhor maneira. Isso, certamente, fará diferença na divulgação, e, consequentemente, no seu posicionamento.

Fique atento ao SEO

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

O desejo da maioria dos organizadores é ver seu site entre os primeiros colocados nos mecanismos de buscas. Para isso é preciso empenho para alcançar uma boa posição, investindo sempre em conteúdos de qualidade.

Existem duas formas de as pessoas encontrarem seu site nos buscadores: através das buscas patrocinadas, que são termos que você compra, relacionados ao seu site, para que o resultado apareça como anúncio no topo dos resultados da busca ou através das buscas orgânicas, que são resultados naturais para uma determinada pesquisa.

Mas, de maneira geral o seu maior aliado em toda jornada na busca pelo melhor posicionamento, será o SEO. Você já ouviu falar nele?

Essa é uma sigla para Search Engine Optimization, que quer dizer “otimização para mecanismos de busca”. É justamente isso que ele propõe, otimizar o conteúdo do seu site, para que ele seja encontrado com maior facilidade no Google.

O SEO se tornou uma ferramenta tão indispensável que até o Google criou um guia com as melhores práticas de otimizações e disponibilizou em PDF.

Para o bom ranqueamento, o buscador usa critérios como: palavras-chave, link building, relevância do conteúdo e experiência do usuário.

Palavras-chave

Essas palavras são os termos utilizados para encontrar qualquer resultado na web como: “qual o segredo de um site de sucesso?”, por exemplo. Quando colocadas de maneira estratégica, seja nos títulos do seu site ou em textos, conseguem mostrar aos buscadores que tem respostas sobre aquele assunto pesquisado.

Mas lembre-se que seu conteúdo será analisado pelos algoritmos de busca e aspectos como a semântica também serão levados em consideração. Por isso, não use as palavras-chave fora de contexto.

Link building

A estratégia de link building busca, através do uso de links, fazer com que outros sites e blogs se refiram ao seu site e ao conteúdo que você produz por meio de hyperlinks. Isso mostra aos mecanismos de busca que a sua página tem autoridade (falaremos sobre isso mais adiante) no assunto que está sendo tratado.

Além disso, você pode direcionar o usuário a outros conteúdos dentro do seu próprio site, de forma que ele não saia, rapidamente, da sua página e chegue até a realizar alguma ação, como se inscrever no evento, ou deixar o contato ao baixar um material como uma planilha ou um e-book.

Relevância do conteúdo

Como já falamos no tópico anterior, procure apresentar conteúdos relevantes, que agreguem conhecimento e demonstrem o domínio que você tem sobre aquela área de conhecimento, tornando-se a ajuda que o visitante procura.

Experiência do usuário

Todas as dicas citadas nos tópicos anteriores buscam esse objetivo: promover a melhor experiência para seu usuário. Por isso, não meça esforços para oferecer um serviço eficiente e de credibilidade, para que, além de voltarem a consultar seu site,  possam se inscrever no evento e, quem sabe, divulgá-lo para mais pessoas.

Outro detalhe importante é que, mecanismos como o Google levam em consideração o tempo que o usuário fica na página e a taxa de rejeição (o usuário ir embora sem realizar nenhuma ação) para definir o ranqueamento. Sendo assim, oferecer a melhor experiência para o usuário, influenciará sua decisão de ficar mais tempo ou realizar alguma ação em seu site, afetando, assim, o seu posicionamento.   

Além das técnicas orgânicas, é importante também se organizar e buscar investir em anúncios, pois isso pode ajudar a aumentar o tráfego e melhorar, ainda mais, o ranqueamento.

Autoridade de domínio

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Entre utilizar um produto que você nunca ouviu falar e um que sempre vê as pessoas falando bem, relatando boas experiências, qual teria mais segurança para usar?

A autoridade de domínio, busca exatamente isso, mostrar que seu site tem propriedade e experiência nos assuntos que aborda, passando a ser reconhecido e aprovado.

Para isso, o uso estratégico de link building e a produção de conteúdos de qualidade são os mais importantes aliados, pois vão trabalhar juntos para agregar esse valor e mostrar que mais pessoas confiam e buscam por seus conteúdos.

Mas, saiba que esse processo não acontece da noite para o dia, a autoridade de domínio segue a mesma filosofia do vinho, que é: “quanto mais velho, mais saboroso”. Ou seja, é um trabalho que requer tempo e dedicação, até que todas as estratégias rendam os frutos desejados.

Acessibilidade

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

“O poder da web está em sua universalidade. Acesso para todos, independente de deficiência, é um aspecto essencial.” (Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web)

Se o próprio criador da rede mundial de computadores pensa dessa maneira, porque nós pensaríamos diferente? Dessa forma, promover acessibilidade no seu site é algo indispensável, afinal, todas as pessoas devem ter acesso à informação.

A acessibilidade não deve ser pensada apenas para o site, mas também para o próprio evento, pois não há como presumir quais pessoas buscam seus conteúdos e se interessam no seu evento, por isso, buscar realizar um evento inclusivo e que respeite as diferenças é essencial.

Para saber mais, clique nesse link e conheça uma cartilha construída especialmente para dar diretrizes técnicas de acessibilidade na web e qual a melhor maneira de utilizá-las na prática.

Uma solução para você

Como criar um site para eventos: tudo o que você precisa saber

Quantos detalhes importantes e trabalhosos são necessários para se construir um site para eventos de sucesso, não é mesmo?

Imagina o desgaste em procurar pessoas especializadas para executar toda a parte estrutural, caso não tenha conhecimento técnico, encontrar um design que consiga entender e atender suas necessidades e ideias, além de precisar de tempo para acompanhar todo o processo. Sem falar nos gastos em todas as etapas!

Uma boa opção para solucionar todas essas questões são as plataformas de eventos que oferecem a ferramenta de criação de sites. Elas garantem autonomia para montar rapidamente um site, além de personalizar e divulgá-lo para seus potenciais clientes.

Se você optar por essa solução o ideal é pesquisar por empresas que viabilizem as funcionalidades citadas nos tópicos acima, além da facilidade de você mesmo conseguir executar cada uma delas, de maneira rápida e segura. A Doity, por exemplo, oferece a possibilidade de criar um site completo para um evento, em apenas 5 minutos.

Além disso, é importante verificar se elas disponibilizam a opção de realizar as inscrições pelo próprio site, afinal de contas esse é um dos principais objetivos ao se construir um site para eventos.

Verificar a autoridade de domínio da plataforma em questão também é essencial. Escolha àquela que tenha boa experiência no mercado de eventos, pois ao hospedar o seu site garantirá, automaticamente, um bom ranqueamento para ele, para quando pesquisarem por palavras-chaves relacionadas ao tema do seu evento, mais facilmente te encontrem.

Agora que já conferiu todas as dicas de como construir um site para eventos, que tal ler um material sobre vendas e aprimorar ainda mais seus conhecimentos nessa área? Baixe nosso ebook e boa leitura!

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