Marketing e Vendas

Como criar um formulário de inscrição online para seu evento

Escrito por: DoityTeam

Criar um formulário de inscrição online é indispensável para atrair mais pessoas e gerar mais vendas para seu evento. Afinal, realizar essa atividade pela internet facilita muito a sua vida e a do participante, não é mesmo?

Imprescindivelmente, o organizador de eventos tem que ter disponível um formulário de inscrição online, caso contrário, ele pode encontrar vários problemas que trarão muita dor de cabeça. Por exemplo, já imaginou se você faz as suas inscrições impressas e acaba perdendo alguma inscrição? Além da desorganização, esse problema é eminente e rodeia o organizador durante toda a preparação, podendo atrapalhar a integridade do evento.

Pensando nisso, listamos as principais ferramentas para criar formulários online, ensinamos como usar e ainda apresentamos as vantagens de cada uma. Assim, você poderá decidir qual a melhor para atender sua necessidade!

Google forms

O Google forms é a ferramenta mais conhecida para criar formulários e coletar dados e informações. Com ela, você pode criar campos personalizados de acordo com o que precisa e visualizar as respostas recebidas em uma planilha do excel, que fica disponível em seu Drive do Google.

Como usar

Para usar essa ferramenta, você precisa ter uma conta no Google. Para acessá-la, você pode pesquisar por Google Drive em seu buscador ou acessar por meio do seu gmail.

Caso você acesse pelo gmail, você deve clicar nos aplicativos e selecionar a opção drive. Em seguida, basta clicar em novo, escolher a opção mais > formulários do google e selecionar se você deseja um formulário em branco ou um modelo existente.

Como criar formulários de inscrição online para seu evento

O Google Forms é gratuito, fácil de ser usado e possibilita a personalização dos campos com temáticas da plataforma prontas ou de livre edição. Os formulários podem ser pequenos para informações básicas ou grandes contendo diversas perguntas. Além do que, o Google Forms está conectado a sua conta Google.

Typeform

O Typeform é uma ferramenta onde você pode fazer formulários de inscrição, pesquisas de satisfação, criar formulários para feedbacks e outras funções. A plataforma é conhecida pela sua personalização nos formulários. A ferramenta pode ser encontrada também na versão mobile.

Como usar

Inicialmente você precisa criar uma conta na plataforma para poder criar os formulários. Após criar a conta, você receberá algumas instruções em vídeo.

Logo após, você deve ir em “Create a new typeform”, depois você pode escolher se quer criar um formulário novo ou utilizar dos modelos prontos.

Se for um modelo novo, você coloca o nome do formulário e depois escolhe o idioma. Em seguida, você terá todas as opções de personalização disponíveis.

Como criar formulários de inscrição online para seu evento

As personalizações nos formulários vão desde o design do formulário até as perguntas, com o intuito de humanizar o formulário. Ah, e como a plataforma disponibiliza a versão gratuita, ela também oferece uma paga que libera outras funções de personalização.

Quando não usar Google Docs ou Typeform?

Uma das desvantagem dessas plataformas, é que elas não foram feitas especificamente para inscrições em eventos, apesar de poderem ser usadas em alguns casos com formulários mais básicos.

Quando você precisa de mais controle, limitar por exemplo a lista de inscritos ao espaço disponível para o evento, ou mesmo vender as inscrições online, você precisa de uma plataforma que te ofereça esse controle, além de apenas um formulário para capturar dados.

Outra desvantagem é que essas ferramentas não estão integradas a meios de pagamento online e, se você vai vender as inscrições, precisa gerenciar as vendas de forma manual, como numa planilha por exemplo. Além disso, você precisaria fornecer uma conta para depósito ou um meio de pagamento e dar o ok nos pagamentos manualmente. Isso pode dar um certo trabalho e demandar tempo.

Doity

Se você vai organizar uma palestra, um curso, uma semana acadêmica, ou mesmo eventos de maior porte como congressos e conferências, a Doity é a solução que mais se adequa à sua necessidade. Ela é uma plataforma de eventos completa:

Além de criar formulários de inscrições, a plataforma oferece a possibilidade de você criar um site personalizado para o seu evento, vender inscrições online, receber e avaliar trabalhos científicos, emitir certificados e muito mais.

Como usar

Primeiramente, você acessa o site da plataforma e clica em criar evento. Após preencher os dados para criação da conta, você deve acessar seu e-mail e clicar no link de ativação.

Em seguida, você será direcionado para a área do organizador. Lá, você irá encontrar o espaço para criar um novo evento e utilizar todas as funcionalidades.

A plataforma permite criar um site gratuito para o seu evento, e você pode customizar tanto esse site, escolhendo cores, template, como também o formulário de inscrição, criando os campos que achar necessário para os participantes responderem.

formulário de inscrição online para seu evento

Pronto! Finalizado o cadastro você terá um site de inscrições como esse exemplo mostrado na imagem acima.

Vantagens

As principais vantagens da Doity em relação às ferramentas anteriores é a integração do seu formulário de inscrição online com meios de pagamento e o fato de ela ser uma solução completa para gestão de eventos.

Esse tipo de plataforma é conhecida como uma solução “tudo em um só lugar”, ou seja, todas as informações estão disponíveis para você em todas as fases do evento: no momento do credenciamento você já tem a lista dos inscritos confirmados (gratuitos ou pagos) e no encerramento você já pode emitir os certificados ou ainda fazer uma pesquisa de satisfação.

Outro benefício oferecido pela plataforma é a autonomia para acompanhar em tempo real as inscrições e fazer os ajustes que achar necessário, tanto no site quando na programação do evento, de forma bem fácil.

Agora que você já tem várias opções para criar um formulário de inscrições online para o seu evento, que tal conhecer nosso Guia Completo para Aumentar as Vendas do seu Evento e aprender a usar técnicas de venda e de marketing digital para lotar o seu evento? É grátis!

E-book: Como aumentar as vendas do seu evento

O guia completo para você vender mais e fazer do seu evento um sucesso de público

Baixe aqui
DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos