Organizar Eventos

Como atrair público para seu evento: 6 segredos imperdíveis

Escrito por: Jalan Meneses

A experiência dos participantes deve ser o foco de qualquer evento! Todas as ideias e planejamento visam, portanto, alcançar as suas necessidades e expectativas. Assim, ao articular as melhores estratégias para atrair seu público, não visualize apenas o que pode oferecer no dia do evento, mas também todas as possibilidades de encantá-lo em cada etapa. 

Lembrando que a fase do planejamento é essencial para que as ações de divulgação não aconteçam tão próximas ao Dia D, pois a médio e longo prazo elas se tornam ainda mais efetivas. Por isso, separei algumas dicas sobre como atrair público para o seu evento. Confira!

Dicas de como atrair público para o seu evento!

1 – Crie uma rede de afiliados

De maneira bem direta e clara, o afiliado é uma pessoa selecionada por você para vender as inscrições do seu evento e receber uma comissão em cima disso. Por essa razão, é muito importante que eles estejam inseridos no ambiente em que o seu público-alvo está, pois é esse contato direto que faz toda a diferença nessa estratégia.

Em alguns casos, quando o valor da inscrição é um pouco mais alto, por exemplo, muitos organizadores chegam a estabelecer metas para os afiliados e oferecem bonificações, como um desconto ou uma inscrição gratuita para o evento.

#DicaDoity: Ficou interessado em conhecer melhor essa forma de atrair participantes e vender mais inscrições? Então confira nosso artigo exclusivo sobre afiliados para eventos!

2 – Estabeleça Parcerias

Outra forma de como atrair público para o seu evento é através de parceiros e patrocínios. Mas alerto que eles não devem ser vistos apenas como uma fonte de renda, e sim como um elo de propagação dos ideais, cultura e valores do seu evento . 

Alguns bons exemplos são as institucionais, como associações e entidades de classe para eventos técnicos, universidades para os que tenham um perfil mais científico ou acadêmico e empresas privadas para públicos corporativos. É importante também conhecer quais o cuidados se deve ter antes de fechar qualquer contrato. Tudo para evitar frustrações ou imprevistos futuros!

Buscar parcerias com outros eventos também é uma ótima forma de atrair participantes. Se o seu é de grande porte, uma opção é entrar em contato com eventos menores, que tenham um perfil mais regional para tentar uma colaboração.

#DicaDoity: Ah, e se você está com dificuldade para conseguir patrocínio para o seu evento, baixe o nosso e-book! Nele reunimos as melhores dicas para conquistá-lo, e ainda ensinamos como definir cotas e investir em planejamento estratégico. 

Sem grana para organizar seu evento?

Saiba agora como conseguir os melhores patrocinadores com esse guia completo!

Baixe aqui

3 – Elabore um trabalho de prospecção

Você conhece o processo de prospecção? Pode até parecer algo complexo, mas não é! Essa é uma estratégia de vendas que busca facilitar a geração de interesse por um evento em um grupo específico. Além do que, pode ser uma excelente ferramenta para eventos que tenham valores altos de inscrições se tornarem mais acessíveis e, consequentemente, venderem mais. 

Antes de iniciar o processo é necessário:

  • Estruturar uma equipe com funções específicas;
  • Estudar o perfil do público-alvo;
  • Desenhar o processo;
  • Criar os templates das mensagens e scripts para ligações.

Levante as informações básicas como nome, telefone e e-mail, além de informações que te ajudem a trazer aquele grupo para o seu evento. Depois utilize formas diversas para estabelecer um contato – ligação, e-mail ou mensagens em redes sociais – com a pessoa de interesse. É importante também personalizar os seus contatos e ler as informações sobre a pessoa com que deseja falar, afinal, a ideia não é apenas vender inscrições, mas conquistá-los.

Nesse tipo de processo é indispensável ter empatia e bom senso para saber até quando a venda faz sentido, afinal, ninguém gosta de ser taxado como vendedor chato – fuja desse perfil! Então, estabeleça critérios e intervalos, mas não deixe de investir em ligações diárias e  e-mails em disparada, direcionados e bem construídos. 

No caso de instituições, busque sempre o contato do decisor, aquele que terá o maior poder de influência. Uma prática que tem crescido no mercado é a de enviar convites para gestores de empresas, na tentativa de fazê-lo conhecer o evento, para numa próxima edição levar toda a equipe. Ah, e esse processo também pode ser aplicado na procura de patrocinadores.

4 – Realize eventos menores

Mais uma dica de como atrair público para o seu evento é buscar engajar os futuros participantes muito antes do Dia D, e isso pode ser feito através de palestras e workshops gratuitos. Esses eventos menores acabam influenciando os participantes a conhecerem aquele tema com mais profundidade e ainda cria uma expectativa positiva.

Por mais que alguns dos participantes não cheguem a se inscrever depois desses eventos menores, eles podem contribuir ainda assim ajudando na divulgação ou até participando em uma outra edição – nenhum esforço é desperdiçado! Além disso, a experiência de organizar esses pequenos eventos conta muito para conquistar autoridade na área e ganhar mais experiência no mercado.

5 – Faça campanhas de divulgação

As campanhas de divulgação buscam atrair participantes para o evento de uma forma mais braçal – colocando a equipe na rua mesmo! – e, na maioria das vezes, com o apoio de materiais impressos, buscando locais estratégicos para alcançar o público-alvo, como a divulgação de flyers em uma universidade, por exemplo.

Essa forma de atrair participantes se torna ainda mais efetiva se você combiná-la a outras estratégias, como as que já citei aqui no texto, na tentativa de reforçar a divulgação do evento. Mas não esqueça de pesquisar bem os locais em que vai realizar as ações, pois há um custo de material impresso e de equipe.

Aposte também nas mídias tradicionais, pois nem todas as pessoas se encontram, exclusivamente, no ambiente virtual, como as emissoras de TV local, rádios, jornais e outdoors.

Confira mais dicas de marketing e vendas para eventos com o vídeo que a Aline gravou para a Doity TV!

6 – Busque o marketing digital

Utilize as mídias sociais a seu favor! O ambiente digital está cheio de participantes em potencial para o seu evento, tudo que você precisa é entender seu comportamento e a forma correta de chegar até eles. Além disso, elas têm um custo bem menor que o das mídias convencionais.

Uma regra básica é manter as redes sociais do seu evento atualizadas – e se você ainda não fez, já está na hora! Através delas você consegue divulgar todas as atrações e informações importantes de maneira rápida e leve. Elas também são essenciais para o engajamento dos futuros participantes e, assim como um site, marcam a identidade do seu evento

Você também pode investir em divulgações pagas, aquelas que são geradas nas redes sociais e pelo Google Adwords e que vão chegar até o seu público de acordo com o histórico de buscas pela área de interesse, por exemplo. E outra ótima alternativa é utilizar o marketing de conteúdo para gerar tráfego para o site do seu evento.

Espero muito que você tenha gostado do texto e que ele tenha esclarecido como atrair público para o seu evento! Mas que tal aprender agora como aumentar as suas vendas? Baixe esse e-book completo e cheio de dicas, é gratuito!

Aumente agora as vendas do seu evento!

Descubra como vender mais inscrições e garantir o sucesso do seu evento aqui

Baixar e-book
Jalan Meneses

Jalan Meneses

Consultor de novos negócios e vendas, alagoano, baixista da firma, especialista por natureza e mestre de RPG

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos