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Chatbots para eventos é uma novidade para você? Saiba tudo aqui!

Escrito por: DoityTeam

Por Laís Padilha, Ilhasoft 

O uso de chatbots para eventos ainda soa incomum para você? Pois saiba que o advento dos chatbots abriu um leque enorme de possibilidades. E eles podem estar em toda parte: no SAC, na captação de leads, no marketing, nas pesquisas, nas vendas, nas cobranças e, claro, por que não nos eventos?

Chatbots são uma excelente alternativa para melhorar a experiência dos participantes e a comunicação deles com as empresas promotoras do evento.

Mas, afinal, o que são chatbots e o que eles têm a ver com eventos? Por que e como utilizá-los? Isso é o que você vai descobrir no decorrer deste post. Continue com a gente!

Chatbots para eventos

Antes de tudo, a palavra chatbot vem do inglês: chat = bate-papo + bot (diminutivo de robot) = robô. Ou seja, chatbots são robôs que simulam conversas humanas por chat. Eles são programados para automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como responder a dúvidas frequentes e dar informações básicas.

Muitos funcionam por intermédio de palavras-chave que, quando detectadas, acionam disparos de mensagens e ações. Outros, os mais eficazes e modernos, utilizam os recursos da inteligência artificial, como o Deep Learning e o processamento de linguagem natural.

Chatbots inteligentes são mais naturais, fluídos e personalizados. Além de que são multiplataformas e multilingues. Isto é, falam os mais variados idiomas, de acordo com seus treinamentos. E podem ser usados através de diversas plataformas: WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Instagram, Twitter, SMS, Line, Viber, aplicativos nativos para dispositivos iOS ou Android, dentre outras.

Alguns também têm o artifício de direcionar as necessidades mais complexas, cujos bots não conseguem resolver, para atendentes humanos. E o melhor: esses colaboradores terão acesso à toda a conversa até aquele momento e já estarão munidos de dados e informações para agilizar os serviços a serem prestados.

Para aprender mais sobre o assunto, leia o e-book Chatbot, o guia definitivo. Agora, vamos finalmente ao que interessa. Melhor dizendo, ao que te fez chegar a este post: chatbots para eventos!

Por que utilizar chatbots para eventos?

Quem é do ramo ou já trabalhou com a organização de eventos, reconhece todos os detalhes inerentes à realização de um. Seja quando está se aproximando, ao longo dele e, até mesmo, depois que termina.

É aí que entra a importância de aderir ao uso de uma ferramenta inteligente, capaz de liberar os colaboradores de algumas das obrigações mais recorrentes e permitir que eles sejam direcionados a atividades mais complexas e que, de fato, exijam a execução humana. E vamos combinar que a comunicação é muito mais simples por meio de mensagens do que por qualquer outro canal.

O que chatbots para eventos podem fazer?

São inúmeras as opções! Chatbots oferecem experiências personalizadas de conversação aos participantes, enquanto os organizadores focam seus esforços em dominar o provável caos para o cumprimento da agenda.

Um chatbot pode auxiliar nas etapas de divulgação do evento, vendas de ingressos, suporte e acompanhamento. Integrado a sistemas de gestão, é capaz, inclusive, de emitir tickets e solucionar problemas corriqueiros.

O bot pode ser instruído a responder as perguntas comumente feitas pelos participantes, por exemplo: “Como faço a inscrição?”; “Como chegar ao local?”; “Tem estacionamento lá?”; “Qual o horário de determinada atração?”; “Onde fica tal estande?”; “Qual a senha do Wi-Fi?”; “Onde será o coffee break?”.

Ah! E as respostas serão entregues de forma interativa, assertiva e com a “cara” do seu evento, com direito a imagens, vídeos, áudios, links, gifs e emojis.

Chatbots para eventos podem automatizar a recepção e a réplica de feedbacks, sejam críticas, elogios ou respostas a questionários de pesquisa enviados por sua equipe. Bem como agilizam tomadas de decisões quando o feedback é referente a problemas eventuais que precisam ser solucionados de imediato.

Mesmo que automático, tudo isso é feito sem deixar de dar a devida atenção à sua audiência. Possibilitando, ainda, o armazenamento dos dados coletados e uma maior facilidade na análise dos resultados. Assim, é obtida a base necessária para realizar melhorias.

Outra bela carta na manga, organizador, é que essa tecnologia não precisa ser abordada pelos usuários para exercer suas ações. Você pode programar disparos automáticos de mensagens para centenas ou até milhares de pessoas ao mesmo tempo!

Na prática, esses disparos são bastante úteis para nutrir os participantes de informações, mantendo-os engajados no pré, durante e pós-evento. Também são cruciais para avisá-los a respeito de mudanças de última hora. Afinal, sabemos que por mais que tentemos abarcar cada detalhe no planejamento, imprevistos acontecem quase sempre.

Benefícios de aplicar os chatbots nos eventos

  • Destaque no mercado

Embora o chatbot seja um recurso tecnológico recente e, por esse motivo, ainda pouco explorado no mercado, trata-se de um artifício cheio de potencial! Chatbots chamam a atenção dos usuários, desde os amantes da tecnologia àqueles que estão tendo o seu primeiro contato com a ferramenta.

  • Acessibilidade

Robôs estão disponíveis todos os dias da semana, a qualquer hora do dia. E o mais incrível: não têm limite de atendimentos no mesmo instante. Podem prestar serviços a todos os participantes que o abordem, onde quer que eles estejam, sem a necessidade de aglomerados, filas de espera e reclamações.

  • Satisfação do consumidor

Agradar o consumidor 3.0, antenado e apressado, não é tarefa fácil. Então, não meça esforços para alcançá-lo! Demonstre claramente que seu maior objetivo é deixá-lo satisfeito ao final do evento.

Sua comunicação deve ser impecável se você quer que sua marca se torne referência. E adotar novas tecnologias, como os chatbots, é uma ótima estratégia para isso.

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