Organizar Eventos

Certificados online ou impressos? Entenda as diferenças!

Escrito por: DoityTeam

Alguma vez você já teve dificuldades em confeccionar e disponibilizar certificados online ou impressos? Os certificados são uma parte importante do seu evento, pois geram valor para os participantes. Por isso, é importante cuidar bem desse item, certo? Ao falarmos do assunto, você deve ter a dúvida: certificados online ou impresso?

O primeiro ponto importante a ser entendido é que cada um se encaixa em situações diferentes e que ambos podem ser vantajosos, se usados da maneira ideal, claro. Para ajudar você a escolher, elencamos os benefícios de cada um. Confira!

Certificado impressos

Os certificados impressos geralmente são emitidos e entregues em eventos que já tenham essa tradição. Em sua maioria, cursos de média ou longa duração optam pelos certificados impressos para serem entregues exclusivamente em mãos durante suas cerimônias de conclusão. Eventos de pequeno porte, com poucos participantes, como cursos e workshops, também preferem esse tipo de certificado, já que não há custos e trabalho excessivos.  

Esse tipo de certificado ainda gera um sentimento de satisfação no participante e dá sensação de confiança. Afinal, ele pode tocar e apreciar seu certificado. O participante terá ainda a facilidade de armazená-lo fisicamente, o que é ideal para quem tem um perfil mais analógico.

O importante a se considerar aqui são duas coisas: o tamanho do seu evento e o seu público-alvo. Em eventos grandes, por exemplo, o trabalho e o custo de emitir certificados impressos são enormes. No entanto, se o seu público for mais conservador e analógico, ele sentirá a necessidade do documento impresso.

Num outro exemplo, podemos citar um evento pequeno em que o custo e trabalho para produzir certificados impressos seriam baixos, mas em que os participantes tem um perfil tecnológico e preferem o certificado online. Ficou claro para você essa relação? Esperamos que sim!

Certificados online

Os certificados online são os mais utilizados atualmente. Além de serem mais práticos, eles tem um custo bem menor que os impressos, já que são enviados por email ou disponibilizados em uma plataforma de eventos.

Diferente dos certificados impressos, o tamanho do público não é um ponto importante a ser levado em consideração na hora de optar pelo certificado online. Entretanto, o seu público-alvo continua sendo essencial: os participantes têm acesso fácil à internet? Eles tem um perfil mais tecnológico? Eles preferem o online ou impresso?

Além disso, você também deve levar em conta o orçamento disponível para produção de certificados. Caso o valor disponível em caixa não seja alto ou você queira economizar, escolher os certificados online é a melhor opção.

Outro ponto que você pode avaliar na hora de decidir é sobre a durabilidade do certificado. Enquanto o impresso tem prazo de validade, o online pode ser considerado vitalício, já que estará disponível na nuvem ou no computador do participante.

Independente de qual modelo escolher, garanta que essa decisão seja bem pensada. Esperamos que este post tenha ajudado você a fazer a escolha ideal!

Se quiser continuar aprendendo sobre certificados, leia o post “Certificados online: como criar e emitir os do seu evento”.

DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos