Organizar Eventos

Certificados online: como criar e emitir os do seu evento

Escrito por: DoityTeam

Todo evento de sucesso que tenha como missão fazer o seu participante aprender, pensar e crescer, oferece uma experiência única em sua vida através do compartilhamento de conteúdo. A absorção e evolução de ideias vão variar de participante para participante, mas é preciso ter um modo de comprovar o aprendizado. É justamente aí que entram os certificados online!

Esse certificado pode ser usado pelo participante como comprovante de conclusão de um curso, de comparecimento à uma palestra, de participação em um evento e até mesmo como horas extracurriculares.

Para que o certificado online possa de fato ter validade, ele precisa contar com alguns componentes em sua construção. Além disso, não basta criar o certificado, não é mesmo? Você também precisa entregá-lo aos participantes do seu evento.

Para ajudar você a criar e emitir os certificados online do seu evento, nós criamos este miniguia. Nele você encontrará a composição de um certificado, as possibilidades de criação visual, diversidade e, por fim, a entrega deles.

Composição de um certificado

Elaborar um certificado requer mais do que colocar o nome do evento e o nome do participante. A composição exige alguns itens. Caso falte algum deles, há risco de o certificado perder sua validação, o que é essencial para o documento.
Abaixo, montamos uma lista com alguns itens necessários para fundamentar e comprovar o certificado do seu evento:

  • Logo do evento (também podendo incluir as logos dos parceiros);
  • Assinaturas dos responsáveis: assinatura do responsável que esteja no mais alto cargo da organização;
  • Carga horária: contagem de horas aproveitadas no evento;
  • Código de validação: registro numérico do certificado gerado pela organização ou plataforma;
  • Local e data;

Além desses itens, você deve incluir também um breve resumo contendo o nome do evento ou curso, juntamente com o nome completo do participante. Tenha cuidado para não emitir um certificado com dados errados, isso pode gerar mais trabalho.

Certificados online: como criar e emitir os do seu evento

Possibilidades de criação

A criação visual de um certificado online para eventos nem sempre demanda de um profissional específico para realizar essa tarefa. Existem algumas soluções práticas para o organizador criar e emitir o seu certificado. Abaixo listamos 3 possibilidades para criação de modelos de certificados:

Programas de criação

É possível criar um modelo utilizando programas de criação, como Canva, Photoshop, Adobe Spark, PowerPoint, etc. Alguns deles são simples de utilizar, como o Canva e PowerPoint e outros necessitam de um pouco mais de habilidade técnica. No entanto, não é algo complexo!

Modelos prontos

Você também pode usar modelos prontos disponíveis na internet, que apesar de conter uma variedade, nem sempre eles são tão editáveis. Além disso, eles não tem a identidade visual do seu evento. De toda forma, eles são úteis para inspiração e, claro, se você realmente não tiver como criar um próprio.

Plataforma de eventos

É possível utilizar uma plataforma de eventos (vamos falar mais um pouco no próximo item) para personalizar e emitir os certificados. Algumas delas oferecem um espaço exclusivo para o organizador montar o seu certificado. Além de disponibilizar esse espaço, você também pode liberar os certificados na própria plataforma. Um email será enviado na hora para os participantes credenciados no evento. Bem prático, não é?

Em duas das três possibilidades, o organizador terá que fazer os certificados um a um, o que dá muito trabalho e vai consumir muito tempo. É por isso que indicamos o uso de uma plataforma de eventos, onde tudo está integrado e pensado para o organizador.

Ferramenta gratuita para emissão de certificados

Como já mencionamos, você pode utilizar uma plataforma de eventos para criar e emitir os certificados do seu evento. A Doity oferece uma plataforma completa para gerenciar eventos, desde a criação do site até os certificados e relatórios.

Configura abaixo porque você pode utilizá-la para te ajudar a economizar tempo na emissão dos certificados online e garantir a satisfação dos participantes do seu evento.

Diversidade de certificados

Receber a certificação de um evento não é exclusividade dos participantes, afinal, muitas pessoas trabalham duro no evento e também merecem um certificado para comprovar a sua presença e empenho.

Na Doity você pode emitir diversos tipos de certificados: para participantes, palestrantes, autores, avaliadores e equipe organizadora. Claro que isso vai depender do tipo de evento que você está organizando, mas é importante saber caso surja a necessidade, não é mesmo?! A composição dos certificados é basicamente a mesma, o que modifica é mais a carga horária e a função desempenhada.

Entrega de certificados online

A entrega de certificados online pode ser bastante trabalhosa caso você opte por enviá-los um a um por e-mail. Para evitar esse trabalho, você pode fazer de forma automática através da Doity: com um clique você dispara um e-mail para todos os participantes, já com o certificado de cada um em PDF.

Agora que você já aprendeu como criar e emitir os certificados online para o seu evento, que tal colocar a mão na massa? Comece agora mesmo criando um evento para testar na prática como é fácil gerar os certificados.
Esperamos que este artigo tenha realmente ajudado!

Agora que você já sabe como criar e emitir os certificados do seu evento acadêmico, que tal melhorar a sua organização utilizando uma planilha de planejamento? Baixe aqui gratuitamente! 

Planilha de Planejamento de Eventos

Do planejamento à execução: uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento e garantir que ele seja um sucesso!

Baixar planilha
DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos