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Certificado de participação: como emitir online e sem custo

Escrito por: Karina Melo

Para aumentar a satisfação dos participantes é possível realizar uma série de ações como: escolher um espaço acessível, investir em brindes, realizar workshops ou oficinas simultâneas ao evento. A emissão de um certificado de participação também agrega valor e traz ótimos resultados. É sobre isso que vamos falar aqui!

Ah! Antes de qualquer coisa, não esqueça: para garantir que essa etapa seja um sucesso você precisa ter em mente alguns pontos importantes.

Nesse material nós vamos te mostrar quais tipos de certificados podem ser emitidos e as informações que não devem faltar nesse documento. Aqui você vai aprender como a tecnologia vai te ajudar nesse processo, já que os certificados podem ser emitidos online de forma segura e livre de preocupações.

Ah! No final do texto tem um brinde. Aproveite a leitura e descubra qual é a surpresa!

Quais tipos de certificados podem ser emitidos?

Muitas pessoas trabalham na construção de um evento e precisam ser reconhecidas por toda a dedicação, empenho e tempo que destinaram às atividades.

Os certificados precisam ser distribuídos para todos os envolvidos: participantes, palestrantes, autores, avaliadores e equipe organizadora. Assim é possível comprovar a participação e garantir as horas independente da área de atuação.

Em qualquer tipo de certificados a estrutura de validação deve ser mantida – vamos falar mais sobre isso logo abaixo -, o que muda é a carga horária que deve ser definida de acordo com a participação individual e a função executada.

O que não pode faltar no seu certificado

Há uma estrutura básica que deve ser seguida na hora de montar o certificado de participação para garantir a validação do documento. Você deve colocar a logo do seu evento no certificado, uma opção é acrescentar a dos parceiros também.

Outro ponto importante é recolher as assinaturas dos responsáveis pela organização do evento e encontrar uma forma de digitalizá-las para que estejam em todos os certificados.

Deixe claro qual é a carga horária de cada um e a função executada. Local e data também precisam ser especificados logo no início do documento, junto com o nome do evento ou curso e o nome completo do participante.

Para finalizar, garanta que há um código de validação no certificado – registro numérico gerado pela organização ou plataforma de gerenciamento.

Esses são os principais pontos que levam o certificado de participação a ser validado e aceito para comprovar carga horária e participação em atividades e eventos.

Use a tecnologia a seu favor

Já parou pra pensar como seria mais fácil enviar os certificados por e-mail? Utilizar a tecnologia a seu favor é uma opção muito mais rentável, sustentável, que reduz trabalho, equipe, evita erros, é seguro e ainda é um facilitador para os próprios participantes que não precisam, por exemplo, enfrentar filas e esperar para pegar o certificado.

É uma forma de deixar o processo manual de lado e eliminar o gasto de tempo, papel, impressão e organização da distribuição – presencial ou via Correios. Os participantes também se beneficiam já que fica mais fácil ter o certificado a disposição em qualquer momento para impressão, evitando prejuízos com a perda do documento e baixa durabilidade.

A emissão dos certificados pode ser realizado de forma manual através do recolhimento de e-mails dos participantes – é gratuito, porém demanda tempo e organização para enviar um por um à cada pessoa que marcou presença no dia.

Certificados e feedbacks

Para garantir que feedbacks sejam recolhidos e assim os seus eventos possam ser melhorados futuramente, envie uma pesquisa de satisfação juntamente com os certificados por e-mail.

Algumas gerenciadores de eventos oferecem esse serviço com a possibilidade de desbloquear o documento só depois de enviar o questionário devidamente preenchido, assim é mais fácil recolher os resultados sem estresse.

#DicaDoity – Utilize uma plataforma de eventos para automatizar esse processo. As mais completas do mercado oferecem a possibilidade de criar, personalizar e emitir o certificado de participação no próprio sistema. Com um clique você dispara um e-mail para todos os participantes com o documento pronto em PDF e não precisa mais se preocupar com essa etapa do pós-evento.

Modelos de certificado de participação

Existem diversos tipos de modelos de certificados disponíveis na internet, porém, há alguns problemas em utilizá-los já que nem sempre eles são totalmente editáveis e possuem a identidade visual do seu evento.

Pensando nisso, preparamos alguns templates exclusivos e personalizados de acordo com as áreas de conhecimento como: saúde e Direito.

O melhor é que todos são totalmente editáveis e você pode escolher de acordo com a cara do seu evento.

Clique e baixe agora mesmo esse material rico, é gratuito!

Modelos de certificado de participação

Templates exclusivos, editáveis e personalizados de acordo com a área de conhecimento do seu evento

Acessar o conteúdo

São muitas as vantagens de trocar o certificado impresso pela versão online, claro que escolher automatizar o processo deve ser uma decisão consciente, tomada de acordo com o público-alvo do seu evento. Procure entender o que será mais agradável e qual das formas vai trazer um retorno positivo ao seu evento.

Agora que você já entendeu melhor esse processo, descubra quais são as vantagens de utilizar um sistema de eventos e comece a colocar em prática as dicas deste post!

Karina Melo

Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas

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