Vida Acadêmica

Saiba os eventos que podem ser usados como atividades complementares

Escrito por: DoityTeam

Encontrar atividades complementares aceitas pelas universidades costuma ser uma tarefa trabalhosa. De fato, é importante identificar previamente se os eventos acadêmicos são relacionados com o curso em andamento e se eles se enquadram dentro de uma temática do universo estudantil.

A dificuldade mais comum é o critério de qualidade exigido pelas instituições para contabilizar as horas. Dentro desse contexto, o que trará resultados será a capacidade do graduando em transitar por diferentes ambientes com o intuito de enriquecer sua experiência na carreira como um todo.

Quer saber mais? Vamos mostrar quais eventos podem ser usados como atividades complementares. Acompanhe!

Congressos

Os congressos acadêmicos são eventos frequentes no universo estudantil. No entanto, muitos graduandos só se interessam pela temática quando esta é relacionada ao seu campo de estudos. Saiba que participar do máximo possível de agendas desse tipo agrega muito valor ao currículo e ainda ajuda nas horas complementares.

O mais importante é ter em mente que a experiência faz muita diferença no momento de conhecer novas ideias e ampliar o campo de visão. Assim, fica muito mais fácil se tornar uma pessoa bem preparada diante das exigências do mercado — sem contar que, por normalmente se tratar de uma programação que dura vários dias, participar de congressos vale quase o dobro das horas necessárias.

Seminários

Se você deseja transitar por vários campos de estudos para acumular conhecimento, os seminários são uma excelente opção de atividade complementar. Isso porque a programação costuma ser bastante intensa em conteúdo, apesar de durar apenas algumas horas.

Ou seja, o participante consegue, por exemplo, tirar uma semana só para circular entre diferentes temas e completar a agenda de atividades acadêmicas obrigatórias.

Workshops

Esse formato funciona como um ponto-chave para quem está se especializando e não deseja fugir um só minuto do tema de estudo. Como o workshop se transforma em uma espécie de aula que intercala momentos práticos e teóricos, o participante consegue escolher programações bem detalhadas. A partir disso, os assuntos do seu interesse podem ser abordados em diferentes perspectivas acadêmicas.

Outra questão muito interessante é que o evento ainda permite que você coloque a mão na massa para receber avaliações. Isto é, torna-se mais simples interagir em uma atividade que indica se os caminhos estão corretos e quais pontos precisam ser melhorados antes de ingressar na área escolhida.

Treinamentos

Os treinamentos em grupo representam uma oportunidade de tirar dúvidas com profissionais da comunidade acadêmica. Em algumas instituições é possível criar um evento desse tipo com o máximo de 40 pessoas.

A temática escolhida deve ter referência com a área estudada durante o curso oficial. Normalmente, as mais procuradas são consulta das normas da ABNT, pesquisas em base de dados e gestores de referências.

Palestras

Obviamente, durante uma graduação, todo estudante deve ir a várias palestras. Por isso, mesmo que você esteja atolado de provas ou conteúdos, faça um esforço e compareça nas semanas acadêmicas tradicionais. Os eventos desse nicho costumam valer horas que fazem muita diferença na conclusão do curso.

Tenha foco no objetivo e não deixe boas oportunidades passarem. Explore todos os temas e sempre aproveite para conhecer opiniões diferentes — afinal de contas, um profissional preparado deve ficar por dentro das histórias inspiradoras de pessoas bem-sucedidas em vários ramos do mercado.

Cursos

Os cursos extracurriculares são ótimas oportunidades de aprofundar seus conhecimentos, além de se encaixar na lista de possíveis atividades complementares. Dentro dessa mesma área existe a possibilidade de cumprir as atividades tanto presencialmente quanto online.

Programe um alerta de notificações e busque alternativas na programação oficial da instituição de estudo. Certamente, sempre que existir um tempo livre, quando optar por um curso, você pode aprender algo novo e significativo na futura carreira.

Feiras

Ficar de olho nas novidades do seu universo de estudo é indispensável para se destacar na vida acadêmica. O principal intuito das feiras envolve trabalhar as relações sociais dos alunos e mostrar avanços em relação às temáticas no segmento de atuação. Além disso, também se torna muito mais simples ampliar o networking pela possibilidade de conhecer uma série de nomes influentes.

Simpósios

Comparecer a essas reuniões com especialistas está entre as prioridades de muitos estudantes. Por esse motivo, investir nos simpósios como atividade acadêmica é uma forma de unir o útil ao agradável. O cronograma acontece com temas específicos que podem gerar discussões agregadoras.

Uma das características mais interessante é a possibilidade de fazer perguntas e defender pontos de vista. As pessoas que não conhecem muito sobre o assunto principal também podem participar como ouvintes para incrementar seu banco de horas complementares enquanto aprendem sobre algo novo.

Fóruns

O participante de um fórum deve ir preparado para expressar sua opinião sobre o assunto abordado. O motivo é que a participação da plateia se mostra a principal atração do evento e uma grande quantidade de opiniões agregadoras conta muitos pontos no resultado final.

A diversidade de ideias funciona como um incentivo à formação de jovens profissionais que contribuem para um posicionamento atualizado. Por ter tantos benefícios ao graduando, o evento atrai a atenção e tende a ser uma forma muito eficiente de cumprir algumas etapas das atividades complementares.

Encontros

O encontro acadêmico se constitui de uma discussão entre pessoas de uma mesma área. A decisão de fazer a reunião pode vir a partir de um impasse nos estudos ou a necessidade de abordar uma nova temática.

Existe ainda a possibilidade de até mesmo encontrar soluções para situações polêmicas no campo das pesquisas científicas durante os debates. Dessa forma, diante de tamanha responsabilidade, preencher seu tempo livre com encontros pode te ajudar bastante a ganhar credibilidade no meio acadêmico.

Mesas-redondas

Essas atividades geralmente acontecem dentro da programação de outros eventos do segmento. Todo o processo exige menos esforço do participante da plateia, que passa a maior parte do tempo prestigiando o conteúdo dos especialistas convidados. Existe um mediador que direciona as ações e abre as perguntas ao público, que pode expor suas opiniões em momentos controlados.

Pronto! Agora você já sabe quais eventos podem ser usados como atividades complementares. O que realmente faz diferença em sua experiência de estudante é encontrar as opções certas para cumprir a carga obrigatória. Em consequência disso, o tempo tende a ser muito bem aproveitado na construção de um currículo valioso que se destaca no mercado segmentado.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre as melhores ferramentas para facilitar a vida na faculdade.

DoityTeam

DoityTeam

Somos produtores de conteúdo apaixonados por eventos, vida acadêmica, marketing, vendas, tecnologia e por compartilhar experiências e conhecimento

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos