Marketing e Vendas

Google, Instagram e Facebook Ads: como impulsionar um anúncio para eventos

Escrito por: Alanda Candido

Se você quer gerar mais oportunidades para o seu evento, esse post é ideal pra você! Já pensou em fazer um anúncio para eventos? Entre  as estratégias de marketing digital, a mídia paga é uma das opções que mais gera oportunidades e, consequentemente, contribui para o aumento das vendas.

Quando se fala em divulgação é comum pensarmos no Google, Facebook e Instagram e, de fato, essas ferramentas são importantíssimas na divulgação de anúncio para eventos. Não é novidade que o Google é o buscador mais popular do mundo e que o Facebook e Instagram também ocupam as primeiras posições de redes sociais com mais usuários no mundo.

Se estas ferramentas fazem parte da sua estratégia de marketing, você está no caminho certo. Agora se ainda não faz, nós vamos te mostrar como utilizá-la para aumentar as chances de sucesso do seu evento. Afinal, são muitas dúvidas que surgem acerca dessas ferramentas e de como criar um anúncio para eventos.

Com a quantidade de usuários que passa nessas redes diariamente, é uma ótima oportunidade de investimento, não é mesmo? E aí, preparado para descobrir como fazer um anúncio para eventos? Continue a leitura para saber mais!

O que é o Google Ads e como funciona

O Google Ads, antes chamado de Google AdWords, é uma ferramenta de anúncios do Google. Ele permite que o próprio usuário crie e escolha os locais onde exibi-los. Os anúncios são direcionados a clientes em potencial, um público bem segmentado e que tem a ver com o seu evento.

Os anúncios aparecem, em diferentes lugares da web, de acordo com o público-alvo, a segmentação e o tipo de anúncio que foi criado. Os principais tipos de campanhas são:  Rede de Pesquisa, Rede de Display, vídeo, Google Shopping e Universal Apps.

Pronto para criar seu anúncio para eventos?  Vamos lá!

Como criar anúncio para eventos no Google Adwords

Antes de começarmos, se você ainda não tem, crie uma conta no Google Ads. É bem simples.

Pronto! Agora que você já criou sua conta, vamos ao passo a passo.

1. Criando uma campanha

Para criar seu anúncio clique em “campanhas”, está no menu na lateral da sua tela, e em seguida no sinal de “+”, conforme a imagem acima. Aparecerá uma janela com a opção “nova campanha” que te redireciona para a imagem seguinte.

2. Selecione um tipo de campanha

Agora é a hora de definir a meta, a forma que você deseja alcançá-la e o tipo de campanha. Você pode divulgar seu evento através de banners, links e vídeo. Eles vão direcionar seu público para compra de inscrição no seu site.

3. Configurações da campanha

Nesse passo você precisa:

  • Nomear sua campanha e definir as datas de início e término
  • Definir onde você quer que seja veiculada (Rede de Pesquisa ou Rede de Display)

  • Definir os locais (país/estado) e idiomas
  • Escolher o público-alvo que você pretende alcançar

  • Definir quanto e como você pretende gastar
  • Indicar o tipo de lance

Pronto! Agora é só clicar em “salvar e continuar”.

4. Configuração grupo de anúncios

Nessa etapa, escolha o tipo de grupo de anúncio, dinâmico ou padrão, que você deseja. Em seguida nomeie-os, selecione as categorias de acordo com seu objetivo, incluindo as palavras-chaves relacionadas ao seu evento, clique em “salvar e continuar”.

5. Criar anúncio

Agora é  hora de criar o anúncio!

  • Inclua o link do site do seu evento
  • Preencha o título 1 e 2 com o que o usuário vai achar no seu anúncio 
  • Preencha a descrição (tenha em mente uma descrição bem atrativa, ela pode contribuir com uma taxa de cliques mais alta)

A medida que você vai preenchendo esses espaços, você, automaticamente, consegue visualizar como o anúncio ficará. Clique em “salvar e continuar” e sua campanha estará pronta!

Por que criar anúncios no Google Ads?

Imagine que você quer participar de um evento de tecnologia, mas não sabe onde e nem quando acontecerá um evento desse segmento. Qual seria sua primeira fonte de busca? É bem provável que tenha pensado no Google. Saiba os benefícios de fazer anúncios no Google Ads:

  • Contribui com o posicionamento da marca do seu evento. À medida que você se destaca, o seu engajamento aumenta e você pode ficar à frente dos concorrentes
  • Possibilita o controle e redução de custos, pois permite definir quanto se pretende gastar no mês
  • Oferece um relatório de desempenho sobre o investimento realizado
  • A rede de display permite que seus anúncios sejam exibidos em sites e blogs de parceiros do Google que possuem relação com o assunto do seu evento.

Instagram Ads e Facebook Ads

Assim como o Google, o Instagram e Facebook Ads possuem sua própria ferramenta de publicidade. Elas possuem suas particularidades, mas em geral você consegue fazer tudo pelo gerenciador de anúncios do Facebook.  Calma, vou explicar mais abaixo!

É indispensável criar uma conta no Facebook para ter acesso ao gerenciador de anúncios. Com o gerenciador você consegue segmentar e otimizar melhor seu anúncio, alcançando mais conversões.  Vamos lá!

Como criar anúncio para eventos no Instagram Ads e Facebook Ads

É bem simples!  Vou te mostrar as três formas para criar seu anúncio para eventos:

1. Via gerenciador de anúncios

Através do gerenciador de anúncios você consegue criar uma campanha que pode ser exibida no Instagram e Facebook, basta escolher o canal de veiculação. Não esqueça de incluir as imagens com os tamanhos específicos para cada rede social.  E aí, vamos criar a campanha?

Faça o login no Facebook, acesse o gerenciador de anúncios e em seguida clique em “+ criar”, conforme a imagem abaixo:

Objetivo da campanha
  • Escolha o objetivo de marketing (conversões, por exemplo)
  • Defina o nome da campanha e clique em “continue”

Conjunto de anúncios
  • Defina o nome do conjunto de anúncio
  • Escolha onde deseja gerar tráfego
  • Defina quem você quer que veja seu anúncio (localização, idade, gênero, idioma)

  • Selecione o posicionamento (automático ou personalizado)

  • Defina seu orçamento e clique em “continue”

Anúncio
  • Defina como você deseja que seu negócio seja representado
  • Selecione a aparência do seu anúncio
  • Escolha o formato: imagem ou vídeo

  • Insira as imagens ou vídeo

  • Defina o tipo de link para seu anúncio (site ou evento no facebook)
  • Insira o texto, a url do site, o título do anúncio e clique em “confirme”

Agora que você já viu que o gerenciador permite essa integração, veremos como criar os anúncios na própria plataforma do Instagram e Facebook.

2. Via Instagram

Se preferir anunciar direto pelo Instagram, é preciso criar um perfil e configurá-lo como conta comercial. Seu anúncio pode ser promovido tanto no feed quanto no stories.

  • Escolha a imagem no feed que pretende promover;
  • Clique no ícone “promover”;
  • Faça o login no Facebook (vai aparecer uma janela pedindo o  login);
  • Selecione para onde direcionar as pessoas;
  • Selecione seu público-alvo (pode personalizar por idade, país, região, sexo);
  • Por último defina seu orçamento e a duração da sua campanha.

Seu anúncio está pronto! Ah, e ele vai pedir para incluir a forma de pagamento.

Por que criar anúncio no Instragram?

Essa rede social tem crescido muito nos últimos anos. Segundo pesquisas realizadas pelo próprio Instagram, entre 2015-2017, 60% dos usuários afirmaram que descobrem novos produtos na plataforma, além dos gastos assistindo vídeos que aumentaram em 80% e mais de 200 milhões de instagramers acessam pelo menos um perfil comercial por dia.

3. Via Facebook

Assim como o Instagram, você pode impulsionar uma publicação direto pelo feed do Facebook.

  • Escolha o post e clique no ícone “impulsionar publicação”
  • Defina o objetivo e o público (também é possível personalizar)
  • Ative ou não o posicionamento automático (nesse ícone é possível optar que sua publicação seja veiculada no Instagram e em outros canais)
  • Defina o orçamento e a duração da campanha
  • Por fim selecione a forma de pagamento
Por que criar anúncio no Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, isso já diz tudo!  Ela permite segmentar bem o público-alvo, além de possuir uma variedade de formato de anúncios, permitir o controle sobre os investimentos e mensuração dos resultados.

Mensure os Resultados

De nada adianta fazer anúncio para eventos, se esforçar para impulsionar as vendas, e não mensurar os resultados para saber se está tendo retorno. Basicamente é analisar se está deixando de ganhar ou perdendo de investir com a campanha.

O  rastreamento das atividades dos seus possíveis clientes também é essencial, e é através do pixel de conversão que você consegue mensurar se estão convertendo. Ele é criado via gerenciador de anúncios pelo Facebook Ads.

O marketing digital tem causado impactos nos resultados dos negócios, tendo um alcance em proporções bem maiores que o marketing tradicional. Se o seu objetivo é divulgar um evento para o máximo de pessoas, a mídia tradicional possui algumas limitações, pois não é possível: mensurar resultados, ajustar estratégias, além de ser menos acessível e econômica que o marketing digital.

Não esqueça de ter uma estratégia bem definida, pois ela vai contribuir diretamente com o sucesso do seu evento. Vale ressaltar que a presença na mídia online também traz mais credibilidade ao seu evento.

E aí, gostou do conteúdo? Espero que seja útil para te ajudar a fazer um anúncio para eventos! Confira também nosso texto sobre marketing digital para eventos. Com ele você vai aprender: como utilizá-lo no seu evento, como estruturar o planejamento, os principais canais de aquisição e muito mais. Boa leitura!

Guia completo Tecnologia para Eventos

Facilite as etapas do seu evento e melhore a experiência do participante.

Baixar e-book
Alanda Candido

Alanda Candido

Administradora, analista de performance, apaixonada por lettering, filmes e viagens. Faz maquiagem artística e gosta de arte circense

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos